Avaliação de Site - Tribunal de Justiça do Estado de Goiás


Porjulia.guimaraes- Postado em 12 dezembro 2012

 

Ao analisar o site do Tribunal de Justiça do Estado de Goiás pude chegar a algumas conclusões.

Seu layout lembra, de certa forma, o do Tribunal de Justiça do nosso estado, Santa Catarina. Assim como as informações estão dispostas quase da mesma forma. Possue "abas" que quando clicadas apresentam os links mais úteis para quem acessa esse site. Mostra também na página inicial as notícias referentes a esse Tribunal, dizendo respeito a processos julgados, nomeações, entre outras notícias da vida desse ambiente de trabalho.

 

Um dos pontos mais positivos do site é que ele tem a característica de ser auto explicativo, ou seja, explica em cada link que se clica, o que significa e como funciona aquela operação que estamos prestes a fazer. Por exemplo, ao clicar em "consultas", obtemos a seguinte explicação: "Nesta seção é possível consultar: decisões monocráticas, endereços e telefones, jurisprudências, pautas de leilão e de julgamento, processos de 1º e 2º graus, taxas e indicadores econômicos, entre outras informações.". Isso torna o acesso muito mais fácil para leigos ou iniciante do mundo jurídico.

 

Um dos pontos negativos é que quem não tem experiência, precisa clicar de aba em aba para poder achar o link que se procura, pois não é muito visível e óbvio de se saber em que aba o link estaria. Além disso, a ferramenta de "procura", não trabalha dentro do site em si, mas nos redireciona para o Google e lá a pesquisa é feita de forma mais genérica, o que torna ainda mais difícil de encontrar o que se procura.

 

Deixa a desejar também nos fatos de que: só é acessível em língua Portuguesa; não possui uma forma de pagamento de taxas mais atual, como via internet, pelo cartão de crédito; não possui a política de segurança do site e nem o número de visitas.

 

Apesar disso, acredito que o site segue um padrão nacional e para quem o usa frequentemente, ele se torna uma ferramenta muito útil e de fácil acesso.