Avaliação de site - Tribunal de Justiça do Amazonas
Primeiras impressões
Logo ao acessar a página inicial do site é possível ter o conhecimento dos serviços disponíveis, bem como a identificação da instituição, suas funções, políticas de informação e notícias referentes às suas áreas de atuação. Sua interface é simples e intuitiva, faz uso de uma linguagem comum e de fácil entendimento, possibilitando aos usuários um acesso democrático, sem que, para isso, necessitem de um conhecimento refinado em informática e direito eleitoral. Todavia não é possível identificar históricos de visitas, políticas de segurança da informação e idiomas alternativos.
Pontos positivos
Serviços e acesso on-line: os serviços on-line são amplos e de alcance geral, tanto as partes, quanto operadores e usuários tem acesso aos serviços na rede.
Dentre os serviços destacam-se;
i) A ouvidoria: com possibilidades variadas dos usuários entrarem em contato com o tribunal, expressando suas opiniões relacionadas às atividades do tribunal, abrangendo queixas, reclamações e perguntas.
ii) Pagamento de taxas: permite ao usuário retirar via portal boletos para pagamento de taxas judiciais, bem como o pagamento direto em agência bancaria credenciada.
iii) Acompanhamento de processos, jurisprudência e acórdãos: possibilita aso usuários o acompanhamento desses serviços, com acesso simples e intuitivo.
iv) Peticionamento eletrônico: permite que os operadores tenham a possibilidade de exercer o direito de seus clientes de peticionamento ao tribunal via portal.
v) Atualização: o portal encontra-se sempre atualizado.
vi) Lei de acesso à informação: em sua página principal existe um link que leva o usuário a conhecer seu direito à informação.
O portal possui uma agenda atualizada com datas de eventos e serviços a disposição, bem como links externos visíveis e acessíveis.
Pontos negativos
O idioma disponível é somente o português e a localização dos pontos de atendimentos são informados apenas pelo endereço. A política de segurança da informação não possui destaque na página principal, no entanto é encontrada em outros links específicos.
- Se logue para poder enviar comentários
- 1594 leituras
-