Avaliação de site - Tribunal de Justiça de Alagoas


Porgustavobachtold- Postado em 13 junho 2012

 

Avaliação Tribunal de Justiça de Alagoas

            O site da instituição não apresenta nada surpreendente. O menu localizado em uma coluna à esquerda do site é discreto e a disposição dos itens não favorece seu format muito menos a navegação. O que chama atenção e representa um ponto positivo é a barra de acesso rápido no topo da página que possibilita a escolha rápida de algum lugar no site que o usuário queira visitar e após selecionar é levado diretamente. Quando se abre a página inicial uma espécie de pop-up é aberto com algumas notícias, mas isso acaba ficando chato pois sempre que voltamos à página inicial a mesma janelinha abre.

            No final da página há vários ícones que direcionam o usuário às ferramentas, ali podem ser feitas as consultas processuais e pesquisas jurisprudenciais, mas esse é o único destaque que a página oferece. As próprias ferramentas não possuem um setor de ajuda, guia ou manual para ajudar em sua utilização, outras partes do site, como a ouvidoria e licitação não apresentam nenhuma explicação nem detalhamento. Nos outros sites que visitei o setor insitucional apresentava completa descrição dos órgãos e dos desembargadores, já neste há apenas uma lista dos magistrados sem nenhum detalhe, nem mesmo há descrição da função e trabalho do presidente.

            Em resumo, o site do Tribunal de Justiça de Alagos é muito simples e necessita de várias mudanças. As informações são díficeis de acessar e o site tem uma disposição que torna difícil a navegação. As ferramentas deveriam ter algum meio de explicação para serem utilizadas e o acesso mais fácil. Os locais de maior acesso, como consultas processuais e pagamentos, poderiam ganhar maior destaque na página inicial para facilitar o acesso dos usuários. Por fim, penso que o site poderia ser reformado para oferecer mais informações aos usuários e facilitar a própria navegação.