Avaliação de Site - Prefeitura Municipal de Salvador


Porbarbara_montibeller- Postado em 29 novembro 2011

Tendo analisado primeiro o site da prefeitura de Belo Horizonte, foi um tanto decepcionante navegar pelo site de Salvador (www.salvador.ba.gov.br/)

O layout é simples demais, e não no sentido “fácil de usar” no sentido simplório mesmo. Para um prefeitura de Capital, tão importante, eu esperava um pouco mais.

O site é precário. É dividido em 6 grandes áreas Cidadão, Empreendedor, Servidor, Prefeitura, Notícias e Consulta.

As 4 primeiras partes, são muito ruins de acessar. Pois ao clicar em cada uma delas, aparece uma lista enorme de “funções”, mas até você ler cada uma delas e achar a de que você precisa leva tempo, e paciência. Ou seja, funcionalidade zero.

E na verdade, para qualquer link que você for clicar você precisa de um cadastro, e o cadastro exige um endereço na cidade de Salvador.

Na parte de Notícias e consulta, precisava também do um cadastro no site. Diferente do site da prefeitura de BH, que exigia que se tivesse informações como “imóvel” em áreas específicas, achei sem nexo em uma área tão simples como “contato” e notícias, ter que ter um cadastro no site. Perda de tempo, desnecessário.

A parte do Turismo é ainda mais precária, com as ultimas notícias referente a março de 2010.

Há uma área destina a busca no site, no entanto não funciona. Nenhuma tentativa de busca funcionou, nem a simples “transporte público” , sobre o qual não achei informação no site.

 

Portanto, o relatório fica inconclusivo, pois a análise não pôde ser feita por não conseguir realizar um cadastro no site. Sem ter um endereço para colocar no cadastro, até porque eu teria que usar o endereço de alguém, e isso é absurdo para a simples visualização de um site.

 

Se eu fosse um turista e tivesse buscando alguma informação para viajar até Salvador, com certeza mudaria meu destino. Creio que mostra sim um certo descaso com qualquer pessoa que necessita hoje dos meios informáticos para se informar.

Fica a forte crítica à prefeitura de Salvador, que só me acrescentou em uma coisa: agora sei quantos dias faltam até a Copa de 2014.