A autonomia como valor e articulação de possibilidades: O movimento dos professores indígenas do Amazonas, de Roraima e do Acre e a construção de uma política de educação escolar indígena


PoreGov- Postado em 03 março 2011

Autores: 
SILVA, Rosa Helena Dias da

Texto retirado da Internet, no endereço http://www.scielo.br/pdf/%0D/ccedes/v19n49/a06v1949.pdf, em 22/05/2009

O presente artigo procura verificar o papel cultural-políticopedagógico
do movimento dos professores indígenas do Amazonas,
de Roraima e do Acre na construção de uma política indígena de educação
escolar. Trabalha-se com a concepção de ?escola indígena?
como nova forma de instituição educacional, definindo-a a serviço de
cada povo, como instrumento de afirmação e reelaboração cultural.
Uma escola que contribua na conquista de espaço político ? no campo
da educação ? pelos povos indígenas, dentro do Estado brasileiro,
buscando novas relações interculturais, no marco do reconhecimento
do Brasil como país pluricultural, assim como a superação da perspectiva
integracionista, contrapondo-se, assim, à idéia e à realidade das
?escolas para os índios?. São analisados ainda os limites e as possibilidades
das escolas indígenas, como recurso político-cultural de afirmação
das identidades no confronto com a realidade atual, ou em seu
enfrentamento, no que se refere ao contato interétnico.

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