Austrália tem 1º partido 100% virtual

PorAnônimo- Postado em 27 novembro 2008

O Senator On-Line (SOL) quer que todas as decisões sejam submetidas a votos na internet

Políticos em campanha fazem promessas e se comprometem a cumprir o que foi dito em comícios se eleitos. Isso raramente acontece, mas um novo partido australiano quer mudar essa dinâmica. O Senator On-Line (SOL), primeiro partido completamente virtual, quer que todas as decisões sejam submetidas a votos na internet.

O SOL tem 512 membros e foi aprovado pela Comissão Eleitoral da Austrália em agosto. Deve nomear dois candidatos para cada estado do país. Se eleitos, os senadores votarão de acordo com os resultados obtidos na internet. Qualquer eleitor australiano pode participar da votação no site do partido, que garante seguir normas de segurança. Todo interessado vai precisar se registrar, criar uma senha, e nomes e endereços serão checados com o registro eleitoral do país.
Um detalhe importante é que os senadores só precisam seguir o resultado da votação virtual se houver 100 mil votos. E a maioria para aprovar-se uma decisão é de 70% dos eleitores. Se essas condições não surgirem, a executiva do partido pode decidir entre seguir o resultado ou se abster da votação no Senado, mas não pode votar contra o resultado obtido.

Cientistas políticos australianos observaram que a maioria dos projetos no Senado não recebe atenção nacional e por isso os políticos do SOL devem se abster da maioria das votações. Mas os criadores do movimento argumentam que o objetivo principal é educar os australianos e incentivá-los a se envolver na política. Ainda assim, segundo Antony Green, analista eleitoral da Australian Broadcasting Corporation (ABC), a idéia é “completamente impraticável”. “O Senado nunca discute a fundo as leis, mas abrir a legislação para muitos eleitores não cria subitamente uma discussão profunda.”

Assim que surgir uma nova proposta para votação no Senado, o partido deve colocar em sua página (http://senatoronline.com.au/) o texto completo, um histórico da proposta e os argumentos a favor e contra, além da opinião do senador sobre a medida em questão. Munidos de tais informações, segundo o SOL, os cidadãos poderiam fazer a escolha certa.

O principal candidato do partido é Pat Reilly, prefeito da cidade de Willoughby e sósia profissional de Elvis Presley. Reilly esteve no governo local por 30 anos, 10 dos quais como prefeito da cidade, e será candidato do SOL no estado de New South Wales.

Em resposta ao Sydney Morning Herald sobre se a escolha era apropriada em uma eleição para o Senado, Berge Der Sarkissian, presidente do SOL, admitiu que o calibre dos candidatos não é importante para um partido que se baseia em enquetes na internet. “Mas o prefeito Reilly nos dá uma certa visibilidade e um pouco de credibilidade”, disse. “Queremos trazer alguns senadores que façam com que a casa se torne mais analítica, não simplesmente uma caixa de carimbos.” Der Sarkissian argumentou que muitos senadores simplesmente seguem a linha do partido em muitas questões, como a lei sobre a eutanásia, que foi obstruída, por causa de uma minoria atuante ou por alguns grupos de lobistas.

Fonte: Carta Capital