Ataques hackers e propriedade intelectual


Porpietrocarlo- Postado em 16 maio 2013

 

http://www.estadao.com.br/noticias/geral,ataques-virtuais-afetam-credibilidade-da-china-diz-autoridade-dos-eua,1018809,0.htm       

 

      A minha reportagem trata sobre os ataques virtuais que algumas filiais chinesas de empresas de fora sofreram no mês passado. As empresas americanas afirmam terem sofrido ataques virtuais todo vindos da China e com isso a credibilidade do país asiático acaba ficando abalada e acaba espantando os futuros/potenciais investidores com medo de terem suas empresas atacadas e acabarem perdendo suas propriedade intelectual.

           Cerca de 25% das empresas americanas que participam de esforço do governo americano para que se instalem na China foram atacados e tiveram furtados seus dados, esse furto de informações gerou um atrito entre Pequim e Washington. Esse furto de dados acaba comprometendo as transações comerciais e patentes de produtos.

           Nos últimos tempos, os ataques hackers a empresas tem crescido muito no mundo, principalmente os ataques que partem do território chinês. O que gera uma grande desconfiança entre os investidores e países que tentam se associar à China, principalmente porque a China se declara comunista e tendo a maioria do mundo um sistema diferente de governo, tornam-se suspeitos os ataques às empresas e até mesmo sites governamentais. Obviamente o país oriental nega todo e qualquer envolvimento nos ataques. Mas uma empresa americana especialista em segurança digital, disse em fevereiro desse ano que os ataques tem partido de Xangai, mais exatamente de uma instalação militar secreta do governo Chinês. Os ataques acabaram violando dados de mais de cem empresas americana nos últimos meses.

           Essas repetidas violações acabam se tornando um obstáculo para os países manterem e fazerem negócios com a China, principalmente quando esses negócios envolvem direitos sobre propriedade intelectual e sobre tecnologia, esses ataques minam toda a confiança dos investidores. Os americanos garantem que esses ataques são de total interesse chinês, tanto para obtenção de informações, quanto no interesse de cessar esses ataques, pois se continuarem, as empresas começarão a bater em retirada e quem acaba perdendo é o próprio governo Chinês, apesar de já ter retido grande quantidade de informações.

           Os ataques hackers estão cada vez mais famosos e com isso aumentam também as violações a patentes e propriedade intelectual. Como o caso de Andrew Auernheimer que conseguiu, junto com outros amigos hackers, desbloquear um ipad recém lançado e também se apoderar de milhares de emails e informações de cem mil usuários.