Análises em um novo nível
Aírton José Ruschel
Fazer análise de dados tem se tornado algo comum nas empresas privadas e instituições públicas, a partir de ferramentas de Business Intelligence (BI). Os gestores sabem o que estão comprando, de quem estão comprando, quanto estão comprando e qual o preço. Com estas análises as empresas são capazes de achar oportunidades para reduzir custos, acompanhar o cumprimento de contratos, medir o desempenho de fornecedores e avaliar o seu próprio processo de produção.
O novo patamar do BI consiste na qualificação da visualização das análises, principalmente através de uma camada específica de interação com o usuário, que considera os dashboards e a análise visual avançada com a utilização de mapas geográficos. Este método permite: Acelerar o processo das análises; utilizar múltiplas dimensões e medidas; melhorar o entendimento da análise com as visualizações; identificar oportunidades e desleixo no fluxo logístico; utilizar as ferramenas em todos os níveis da organização.
Um projeto de BI para o judiciário brasileiro foi apresentado no artigo de Ruschel & Rover o qual considera o fluxo de informações dos processos penais. O artigo pode ser acessado biblioteca virtual da Universidade de Zaragoza (PDF).