Análise do site da Prefeitura de Rio Branco


PorEduardo Franco- Postado em 25 novembro 2011

 

Ao se acessar o site da Prefeitura do município de Rio Branco (http://www.pmrb.ac.gov.br), o visitante verá várias propagandas dos feitos da prefeitura. Vê-se que a página não é, na realidade, uma página para os cidadãos participarem do governo, e sim para serem bombardeados por um marketing eleitoral. No topo do site, há atalhos para notícias, galerias, editais e contato. Na parte de editais, o visitante é direcionado a outra página e tem acesso ao edital de concurso público de 2007, por exemplo.

 Voltando à pagina inicial, encontra-se um menu principal no canto esquerdo. Nele, estão atalhos para secretarias, gestão, assessoria de imprensa e serviços. Clicando em secretarias, e escolhendo uma em particular, o visitante é direcionado a outra página, do mesmo portal, com apenas informações como endereço e contato de tal secretaria. Já em serviços, o visitante pode acessar outras informações como a intranet do site, que tem acesso restrito quanto ao cadastro.

Na parte inferior do canto esquerdo, assim como na parte superior do canto direito, encontram-se vários banners informativos como o “Leilão Público 2011/1”, por exemplo. Na parte inferior do canto direito, encontra-se atalhos para licitações. Ainda, há um departamento “especial”, onde encontram-se atalhos para o “FMC - Fundo Municipal de Cultura 2011”, por exemplo; e também, por último, acha-se uma barra de busca.

Quanto a acessibilidade, o site deixa a desejar. Talvez, por ser demasiado simples, o portal realmente não precise de um mapa do site, por exemplo. Ademais, não se encontra, também, a opção de tradução da página, nem para inglês ou para qualquer outro idioma.