Análise do Filme "A Última Hora"


Porrayanesantos- Postado em 24 novembro 2011

Sinopse do Filme/Documentário

Causadas pela própria humanidade, enchentes, furacões e uma série de tragédias assolam o planeta cotidianamente. O documentário mostra como a Terra chegou nesse ponto: de que forma o ecossistema tem sido destruído e, principalmente, o que é possível fazer para reverter este quadro. Entrevistas com mais de 50 renomados cientistas, pensadores e líderes ajudam a esclarecer estas importantes questões e a indicar as alternativas ainda possíveis.

Análise:

Existe um relacionamento complicado entre as relações humanas versus a natureza, uma vez que o ser humano atual em sua grande maioria é essencialmente egoísta e só prioriza o imperalismo econômico, ou seja enquanto puder obter lucros através do desmatamento do meio ambiente ele irá continuar a optar pelo lucro, ou seja, pelo jeito mais fácil e rápido.

Mas o que muitos não entendem é que a vida no Planeta Terra só é possível devido ao equilíbrio entre diversos fatores como por exemplo, clima, temperatura, composição química da atmosfera pressão, entre outros.

Como estamos alterando significativamente, direta ou indiretamente tais fatores isto só pode nos levar a uma conlusão: ESTAMOS COMETENDO SUICÍDIO.

Pode parecer radical tal afirmação, mas não deixa de ser realista , visto que devido a degradação ambiental, o ser humano não irá sobreviver, ou pelo menos não do jeito que gostaria. Mas pode-se perguntar, e quanto a natureza ? SIM, ela SOBREVIVERÁ, pois a natureza está em constante modificação, ou seja ela se adaptará, se transformará mas sobreviverá.

Estas questões e outras tantas importantes são analisadas no filme, que é de extrema utilidade para o conhecimento e a conscientização do sujeito. Além disso ao decorrer do filme serão apresentadas algumas soluções para o conflito, uma que destaco aqui é a mobilização da sociedade perante a degradação do meio ambiente, e outra a parceria/ engajamento comunitário, industrial e governamental para buscar soluções para a amenização dos impactos causados por nossos modos de vida no ambiente. É de urgência que se encontre as soluções e que sejam colocadas em práticas.