Análise de site governamental - Prefeitura de Goiânia


PorAnônimo- Postado em 25 novembro 2010


Ao entrar no site (http://www.goiania.go.gov.br/), inicialmente há apenas dois ícones. O primeiro leva para o site propriamente dito da prefeitura e o segundo leva ao edital de um concurso público da Secretaria Municipal de Educação. No portal da prefeitura de Goiânia há um menu horizontal na parte superior com os principais itens do site, contendo as seções: Início; Goiânia Notícias; Conheça Goiânia; O Trabalho que você vê; Equipe do governo; Portal do servidor; e Contato.

No restante da página essas mesmas informações aparecem bem distribuídas. O layout do site é bem interessante e organizado, com fácil acesso aos principais serviços. Abaixo do menu há uma barra dedicada às últimas notícias e ao lado há outra com as principais manchetes. O site também apresenta um sistema de busca que pesquisa as palavras selecionadas em todas as páginas do site. Abaixo das notícias e manchetes há uma barra chamada “Fique Atento”, em que aparecem quatro ícones que levam às páginas referentes ao “Portal de Transparência”, “Nota Fiscal de Serviços Eletrônicos”, “Coleta Seletiva de Goiânia” e “Medicamentos Essenciais (Remune)”.

Abaixo há outra barra intitulada “O Trabalho Que Você Vê”, que contem três manchetes e suas respectivas imagens referentes aos trabalhos realizados pela prefeitura local. Ainda nessa seção há a parte “Saiba mais”, em que aparecem os ícones que levam às páginas referentes à saúde, cidade, educação, segurança, habitação e infraestrutura. Em seguida há a seção “Gabinete do Prefeito”, em que se pode conferir sua agenda e sua equipe.

No lado direito da página inicial, há a seção “Administração e Serviços”, em que é possível selecionar as subseções: Governo, Cidadão, Concursos, Editais, Empresa, Legislação e Servidor. Finalmente, há uma barra destinada ao acesso rápido de algumas categorias, em que é possível verificar os serviços mais acessados, a seção destinada à administração municipal e outra com links diversos. Também está visível em quase todas as páginas a informação “Fale conosco”, em que aparece o telefone para contato do site. Entretanto, essa informação não aparece sempre, como por exemplo quando se entra na página de alguma notícia.

Os usuários podem obter informação de caráter geral na página da prefeitura. Na área destinada aos contatos é fornecido um telefone, um email e ainda um formulário destinado a dúvidas, críticas, reclamações e sugestões, cuja identificação é opcional. Também há a informação de que o contato pode ser feito pessoalmente através das agências de atendimento da prefeitura. O site não informa o prazo para a resposta, mas entrei em contato através do formulário há dias e não recebi resposta até hoje.

Na barra lateral à direita do site, na seção "Administração e serviços", é possível consultar taxas referentes a pessoas físicas e jurídicas nas páginas "Cidadão" e "Empresa", respectivamente. Naquela é possível consultar o IPTU-ITU, o ISTI e suas taxas. Na parte destinada à "Empresa" há também o IPTU-ITU e o ISSQN e suas taxas. Entretanto, o site apenas disponibiliza a consulta e a retirada de boletos para posterior pagamento, não sendo possível realizá-lo através da internet.

Os usuários podem verificar o andamento de processos administrativos através do site. Na seção "Administração e serviços", podem ser obtidas informações posteriores ao início de um trâmite na área "Cidadão", dentro dos itens "Processos" e "Embargo". Nas áreas "Empresa" e “Servidor”, o mesmo pode ser obtido no item "Processos".

O site não deixa explícito se cumpre as normas de proteção de dados. Nos campos referentes à consulta de taxas e processos, são solicitados dados pessoais como o número dos processos, cadastro e outras formas de identificação da pessoa, o que impediria que os demais tivessem acesso a essas informações. Na área "Cidadão", no item "Processos", é possível verificar informações apenas com o número do processo, o que torna possível que outros o acessem, contudo, não é revelado nenhum dado pessoal do indivíduo que ingressou com o trâmite, apenas a data de início do processo, seu assunto, órgão de autuação e sua atual situação. Dessa forma, não há como saber se o site adota uma política de proteção aos dados conforme as normas vigentes.

O site da prefeitura de Goiânia não deixa explícito estar cumprindo as normativas ou estândares da segurança informática, mas parece estar de acordo com a norma vigente no país, a ISO/IEC-17799, que tem como objetivos a confidencialidade, integridade e disponibilidade das informações. Entretanto, no site não há nenhuma referência à norma e o URL do site não apresenta o protocolo HTTPS e não aparece o símbolo do cadeado, que representa o certificado digital.

A página não apresenta a data de sua criação, assim como não há algo que indique a data de sua última modificação. Entretanto, é atualizado diariamente, e a data e hora da publicação aparecem nas notícias.

Todas as páginas estão identificadas com o nome da instituição e estão disponíveis apenas em português, não havendo, também, um questionário de satisfação.