Análise de site governamental - Governo do Estado do Rio Grande do Norte


PorAnônimo- Postado em 25 novembro 2010


O site do Governo do Estado do Rio Grande do Norte (http://www.rn.gov.br/) tem um layout interessante, com os principais serviços bem evidenciados, de forma a facilitar o acesso. Entretanto, parece haver demasiada informação na página inicial, não estando tão bem disposta, o que faz o site parecer poluído. O menu principal pode ser acessado no topo superior e no inferior da página, contendo as seções “O Governo”, “Ações do Governo”, “Imprensa”, “Conheça o RN” e “Contato”. Em todas as páginas, exceto a inicial, há uma barra lateral à esquerda com todas as seções do menu principal dispostas verticalmente com seus respectivos subitens.

Contem uma barra de buscas, mas ela não é tão eficiente, porque apenas pesquisa as palavras selecionadas dentro das notícias, não em todas as seções do site. No lado direito da página, está sempre visível uma barra vertical com quatro ícones que dão acesso aos serviços de Secretarias (Administração Direta), Serviços Online (Cidadão, Servidor e Empresas), Telefones Úteis e Compartilhar, que seria referente ao compartilhamento do conteúdo do site em redes sociais, como o Facebook, Orkut, Twitter, Digg, Google Bookmarks e Delicious. Isso também pode ser feito preenchendo um formulário que seria enviado para o email das pessoas com quem se quer compartilhar o conteúdo do site.

No menu principal do site, na barra horizontal que fica tanto na parte superior quanto na inferior, há a área "Contato". Ela também pode ser acessada na parte inferior da barra lateral esquerda. Selecionando o item "Fale com o governo", aparece um formulário para ser respondido e enviado online que tem a função de esclarecer dúvidas, dar opiniões, críticas e sugestões. Pode ser obtida informação de caráter geral no site e também por correio eletrônico, através do email da Assessoria de Comunicação Social do Estado.

Ele contem uma ferramenta para aumentar ou reduzir a fonte, que auxilia deficientes visuais.

Na seção "Serviços Online", no item "Servidor" há a opção "Protocolo Net", que permite a verificação processual de autos de servidores. São solicitados diversos dados da pessoa e do processo, o que dificultaria o acesso por outros além do interessado. O site não deixa explícito se cumpre as normas de proteção de dados. Não há como saber se o site adota uma política de proteção aos dados conforme as normas. O URL do site não apresenta o protocolo HTTPS e não aparece o símbolo do cadeado, que representa o certificado digital.

Não há no site do Governo do Estado do Rio Grande do Norte nenhuma regulamentação para a solução de conflitos.

Na seção "Serviços Online", dentro das áreas "Cidadão" e "Empresas", consta o item "Pagamento de Tributos", que permite a seleção de débitos para diversas taxas. Mas o internet banking não é a única forma para efetuar pagamentos de taxas no site do governo do Rio Grande do Norte. Além do débito em conta, existem duas outras opções, a FCB, que é a Ficha de Compensação Bancária, e GRI, que é a Guia de Recolhimento Instantâneo, sendo que ambas são formas de pagamento offline.

O site não informa a sua data de criação, nem há uma ferramenta que indique a data da última atualização feita. Mas as notícias são atualizadas diariamente e contêm data e hora.

Todas as páginas do site estão identificadas com o nome da instituição e a informação de contato está sempre visível.

O site é apenas disponibilizado em português e não oferece um questionário de satisfação.