Alfabetização Ecológica


PorAnônimo- Postado em 06 abril 2009

Para Capra (2006, p. 231), é necessário que nos tornemos por assim dizer, ecológicamente alfabetizados, isto é, devemos compreender os princípios de organização das comunidades ecológicas (ecossistemas) e utilizá-los para criar (desenvolver) comunidades (redes) humanas de fato sustentáveis.
Na sequência, o autor discursa afirmando que a teoria dos sistemas vivos oferece um arcabouço conceitual no que diz respeito à formação do elo entre comunidades ecológicas e comunidades humanas, sendo que ambas são sistemas vivos e que a sabedoria (entendimento) da natureza é sem dúvida a essência da eco-alfabetização.

Alfabetização Ecológica é a capacidade do ser humano de entender os princípios da ecologia e viver em conformidade com eles.

Os princípios da ecologia mencionados por Capra: a interdependência, o fluxo cíclico de recursos, a cooperação e a parceria - são diferentes aspectos do mesmo padrão de organização. É desse modo que os ecossistemas se organizam para maximizar a sustentabilidade. Também são princípios da ecologia: a flexibilidade e a diversidade - que permitem que os ecossistemas sobrevivam a perturbações e se adaptem a condições mutáveis.