1º Congresso de Direito e Contemporaneidade: Mídias e Direitos da Sociedade em Rede


PorPaulo Silva- Postado em 19 abril 2012

Comunicar-se é um ato natural, inerente aos organismos vivos, e essencial à sua sobrevivência. Para os seres cuja inteligência é desenvolvida, se manifesta de múltiplas formas, podendo vincular-se ao sentimento de grupo, de união e organização de formas especiais, com a finalidade de alcançar objetivos para o bem comum.

Do papiro à Gutenberg, diversos foram os meios em que o ato de comunicar-se ocorreu, os quais foram tecnicamente desenvolvidos, até chegarmos ao telefone, possibilitando a transmissão de informações quase que instantâneas por grande distância. Não houve, porém, na história da humanidade, maior número de pessoas conectadas, simultaneamente, trocando e criando informações, dados e ideias, quanto após a invenção da internet.

Na realidade atual, nos deparamos com chefes de Estado condenados em nível mundial, revoltas articuladas em redes virtuais a exemplo das recentes revoluções no Egito, Tunísia, Líbia e demais protestos no Oriente Médio e norte da África.

Todas essas questões interessam ao Direito, em especial a partir do momento em que essas novas formas de expressão do pensamento em rede começam a dar sinais de efetividade e ganham espaço expressivo na agenda midiática, política e social.

Diante dessa perspectiva e no intuito de efetivar ideais acadêmicos, e manter a Universidade Federal de Santa Maria, e, em especial, o Curso de Direito como centro de referência nacional em qualidade de ensino e, mais recentemente, como um dos pioneiros nas pesquisas desenvolvidas pelo na área do Direito Informacional (NUDI), será desenvolvido, em 2012, o I Congresso Internacional de Direito e Contemporaneidade: Mídia e Direitos da Sociedade em Rede.

O Congresso nasce com o ideal de ser o primeiro de muitos, os quais buscarão trazer à sociedade, acadêmicos e profissionais das mais diversas áreas, novidades, reflexões e possivelmente criar modificações quanto a nova maneira em que a sociedade está se estruturando.

Essa edição encontra-se dividida em três eixos temáticos que buscam fornecer uma análise contextualizada das interações e implicações entre a mídia e o direito. A análise das relações da mídia com o sistema penal, os desafios para a tutela de direitos fundamentais em conflito na mídia e o papel das novas mídias no surgimento de uma ciberdemocracia, pautarão as discussões do evento por meio de palestras e apresentações de artigos.

Esperamos que a temática proposta e as estratégias de debates rendam excelentes discussões de modo a fixar o congresso como evento permanente junto ao Curso de Direito da Universidade Federal de Santa Maria.

 

Mais informações em www.ufsm.br/congressodireito