A Última Hora - enfoque sobre aquecimento global


Porgustavobachtold- Postado em 05 abril 2012

 

Em relação ao documentário A Última Hora, há um ponto que merece maior debate, o aquecimento global.  Com o advento das revoluções tecnológicas que ocorreram constantemente ao longo da história muito da paisagem do planeta foi alterada. A intervenção humana é o principal fator dessas mudanças. Como fala o consagrado cientista Stephen Hawking  no referido documentário “: o ser humano efetuou muitas mudanças à superficie da Terra, a maioria da superficie disponivel foi moldada para abrigar grandes cidades ou para uso da agricultura”.

            Um dos grandes efeitos da intervenção humana é o aquecimento global. Outros grandes documentarios foram produzidos sobre este mesmo tema, o mais conhecido talvez seja Uma Verdade Inconveniente, apresentado por Al Gore. Esse fenomeno consiste no aumento da temperature global e ocorre naturalmente. Porém, devido ao acúmulo de gases e dejetos provenientes de diversas fontes humanas o efeito se agrava podendo ser deveras nocivo à humanidade. Fábricas que despejam poluentes nos rios, mares e ar, carros liberando gases potencializadores do efeito estufa, são exemplos de muitas tecnologias criadas pelo homem capazes de modificar o sistema terrestre a ponto de ameaçar a própria existência humana.

            A grande ironia desse processo é o fato de que as tecnologias criadas para facilitar o dia-a-dia do homem e melhorar a sua qualidade de vida podem ser as mesmas que conduzem a espécie para um destino fatal. Isso porque o ser humano não consegue estabelecer um equilibrio entre progresso tecnológico e preservação ambiental, uma vez que numa sociedade que gira em torno de capital e mantém-se baseada na obtenção deste, o objetivo final será sempre o maior lucro. Logo, o homem não mede esforços para avançar suas tecnologias a qualquer custo.

            Temos, portanto, de nos preocupar em manter um progresso constante mas sem botar em risco o ecossitema terrestre. Desse modo é possível utilizar as novas tecnologias para o bem da vida humana sem prejudicar ou botar em risco quaisquer espécies.