A última hora (The 11th Hour)


Pormatheusbrat- Postado em 03 outubro 2012

    O documentário A última hora (The 11th hour) demonstra a situação mundial atual com relação ao consumo desenfreado como o do petróleo, bens de consumo entre outros. Este traz ao espectador uma visão que passamos do limite de consumo que a terra pode nos fornecer sem trazer danos a mesma e que já passamos este ponto a algum tempo e as ações devem ser tomadas o mais rápido possível se não pode ser tarde demais.
   
    Os relatos são feitos por cientistas, professores, produtores e outras pessoas que analisam a atual situação do meio ambiente e a influência do homem. A presença de Stephen Hawking traz certo peso as informações passadas já que o mesmo é mundialmente famoso pelos seus feitos. Porem mesmo trazendo pessoas de "peso" e informações como o derretimento das calotas polares este deixa a desejar em dados concretos, como por exemplo poderia ter sido citado que a cada década a calota polar tem se reduzido em cerca de 15%. Mesmo sem essas informações precisas este faz citações a elevação da temperatura da terra, a quantidade de resíduos que são despejados, tratamento desses resíduos entre outros.

    Este por sua vez demonstra que os grandes culpados são o governo que ao invés de adotar uma politica sustentável, são movidos pelo dinheiro da industria do petróleo e outras industrias. Eles que realmente teriam capacidade de forçar uma mudança rápida não estão tomando medidas significativas para que a mudança ocorra. Mesmo colocando o governo como grande culpado ele não livra cada consumidor de uma parcela de culpa já que este é participante ativo do consumo desenfreado, não retirando a culpa dos consumidores o mesmo incentiva o espectador a mudar suas atitudes da maneira que puder, citando por exemplo a mudança das lâmpadas.

    Sabemos que este é um assunto um tanto quanto debatido mas esses debates não são ações e não tem mudado o cenário mundial significativamente assim sendo, este ainda é um documentário atual e interessante por tentar mais uma vez instigar a mudança em cada um de nós, tornando possível a manutenção da nossa especie. Então, comece com você. O planeta terra e a espécie humana agradecem.