Blog de geovana


Repensar o pensamento

Imperdível fala de Mia Couto sobre a linguagem, o Brasil, o pensamento, a aldeia global, o lugar e não lugar...

 

http://fronteiras.com/videos/player/?13%2C229

Cearenses criam site para fiscalizar verba da educação

Noticia

Fonte G1: http://g1.globo.com/ceara/noticia/2013/03/cearenses-criam-site-que-ajuda-fiscalizar-verba-da-educacao.html

 

 

Entrevista: Código aberto?

 

Fonte: FOlha de são Paulo em 25/03/2013

Wikileaks - prefácio do livro do ativista Assange

Mensagens de um ativista digital

 

FONTE: Folha de São Paulo

 

 

 

Cibercrimes

A lei dos cibercrimes foi sancionada, agora é crime invador computadores, obter e divulgar dados sem autorização.   Tímida a lei atendeu aos clamores do drama da atriz Carolina Dickman. Uma pena.

Justica em números

Video Geopresídios

Geopresídios

O Conselho Nacional de Justiça  lançou o mapa geopresídios. Os dados do sistema carcerário são mostrados de forma atualizada.

Mapas da Internet

Os mapas tornam o ocnhecimento mais acessível, aproxima o leitor da situação e ao mesmo tempo em que complexifica o conhecimento, por possibilitar diversas interpretações, relações e olhares, o mapa também simplifica ao propiciar acessibilidade a várias informações ao mesmo tempo.

Lei de Acesso ã Informação pegou

Ministro da COntroladoria geral da União comenta em artgo da Folha de são Paulo os avanços da Lei de Acesso ã Informação e exemplifica a transparência alcançada pela lei, apesar de recente, resultado principalmente da demanda da população por informações

 

Uso de redes sociais e cidadania

O uso das redes sociais pelos tribunais tem aumentado no Brasil A governança eletrônica chega ao judiciário. A época das eleições mostra uma importante momento do exercício democrático e serve como um termômetro da democracia.

Mapa da Inclusão Digital

Dez anos após o Mapa da Exclusão Digital ser publicado sobre a brecha digital no Brasil a FGV (Fundação Getúlio Vargas) lança o Mapa da Inclusão Digital a partir dos dados do Censo do IBGE de 2010.

Os algoritmos não merecem liberdade de expressão

Em tempos de hiperconexão e uso de robots e algoritmos especialista faz alerta sobre os limite e diferenças entre homem e máquina.

Relatório do Google confirma censura

Notícia publicada na Folha de São Paulo de hje confirma a censura na internet.

 

Liberdade na internet?

Vem ai um documentário que discute a liberdade na internet e a proteção de dados. Pelo teaser lançado vale a pena esperar pra ver. O site http://freenetfilm.org/ anuncia o filme, e propõe a participação na construção da ideia. Está divulgando no twitter e parece que vai trazer novidades sobre o tema.

 

Lei de Acesso à Informação

A lei de Acesso à Informação representa um alento na consolidação de um Governo Aberto, comprometido com a transparência e como combate à corrupção.

Entrevista RHeingold

O autor do livro smart mobs a próxima revolução que antecipou as grandes revoluções democráticas conhecidas como Primavera Árabe e os movimentos Occupy, como resultados do uso dos smartfones e internet esá no Brasil. Grande teórico da cibercultura conversou com ALexandre Matias na entrevista abaixo:

 

Os robots ja dominam a rede

Os robos já representam a maior parte do fluxo na rede. Não, não são de metal, falam ou se movem sobre rodinhas, são  programas criados para obter conteúdo e vasculhar a rede. Alguns são amigos e coletam informação, mas outros são crackers em busca de quebrar senhas de segurança e invadir sistemas.

Previsões da Rio +20 por Fritjof Capra

EM recente entrevista, um dos expoentes do pensamento sistêmico, Fritjof capra, afirmou que espera mais das ONGs e dos movimentos occupy do que dos governos como protagonistas de soluções para a crise ambiental.

PJe determina a audiência na hora do protocolo da ação

O PJe amplia a autonomia e confiança na Justiça, além da celeridade processual, ao disponibilizar a data da audiência no momento do protocolo da ação. Veja a notícia sobre a implantação do PJe na Justiça do Trabalho em Navegantes- Santa Catarina. 

Fonte:Conselho SUperior da Justiça do Trabalho

Localização

Justiça do Trabalho Navegantes, Santa Catarina
Brasil
26° 54' 8.9172" S, 48° 38' 50.8596" W

STF confirma poder regulamentar do CNJ: caso Bacen jud

O STF considerou válida a norma do CNJ que obriga os juízes a se cadasrarem no sistema BACEN JUD, ferramenta essencial para promover a interoperabilidade entre os sistemas de penhora e o processo eletrônico, a celeridade processual e eficácia das decisões.

Localização

STF
Esplanada dos Ministérios
Brasília, Distrito Federal
Brasil

Metas do judiciario

Uma inovação fundamental do CNJ encontra-se no processo de reflexão e planejamento do judiciário. Com isso o CNJ orienta politicas publicas efetivas para a melhoria do acesso a justiça. A cada ano metas tem sido discutidas e implementadas pelo judiciário, num processo que envolve transparência, controle e auto organização.

V Congresso iberoamericano sobre cooperação judicial

A programação inclui debates sobre a luta dos juízes contra a corrupção, as reformas processuais e um tribunal para alerica latina, mais informações sobre o evento na pagina: http://www.trt3.jus.br/redlaj/ De 21 a 23 de noviembre, Lima, capital del Perú, será escenario del ya tradicional Congreso Iberoamericano sobre Cooperaci&oacut

Localização

Lima
Peru
12° 3' 40.6836" S, 77° 1' 20.8056" W

Transparência e dados abertos

A nova fase do governo eletrônico se caracteriza por um compromisso maior com a transparência e participação, também chamado Governo Aberto, como denominado pelo presidente Obama. A sociedade é chamada a participar e os dados do governo são disponibilizados a todos num processo que facilita a participação mais qualificada e a proposição e analise das politicas publicas.

Software de reconhecimento de voz será instalado nos tribunais

 

Uso de softwares de reconhecimento de voz e transcrição para o papel são realmente necessários e úteis?

 

Virtualização do Judiciário

Relatório Justiça em Números é lançado

Teorias da Administração Pública

 

Juízes reprovam processo eletrônico no Rio Grande do Sul

 

Pesquisa AJUFERGS

FOnte: http://www.ajufergs.org.br/noticia16082011.asp

 

Robert Denhardt: Teorias da administração Pública