Blog de isabel santos


Um retorno para a atenção/consciencialização e exposições do Abhidharma

 

Este paper descreve o exame da experiência com o método da atenção/consciencialização, como apresentado no capítulo VI, do livro A Mente Corpórea, de Varela, Thompson e Rosh.

Um pouco da filosofia oriental e a Ciência Cognitiva

Este paper apresenta uma parte do caminho da filosofia oriental para a solução de problemas do mundo ocidental, segundo os capítulos I e II, do livro A Mente Corpórea, de Varela, Thompson e Rosh.

Alguns fatores que dificultam a aprendizagem nas organizações

 

Este paper apresenta três últimas das sete etapas de correção das deficiências na aprendizagem de uma organização, segundo o capítulo 2, do livro A Quinta Disciplina, de Peter Senge.

O grande conflito na Grécia antiga

 

Este texto resume o conflito e a influência entre a androcracia e a gilania no cenário de Atena, apresentado no capítulo 8, do livro de Riane Eisler  - “O Cálice e a Espada”.

DESCOBERTAS SOBRE A CIVILIZAÇÃO DA EUROPA ANTIGA

 

O livro de Riane Eisler - O CÁLICE E A ESPADA - descreve a grande descoberta sobre a civilização da Europa Antiga feita pela arqueóloga Marija Gimbutas. 

O acoplamento social dos vertebrados

Este texto apresenta a ocorrência do acoplamento social dos vertebrados, segundo o livro "A ÁRVORE DO CONHECIMENTO" de Maturana & Varela.  

A GRANDE TENTAÇÃO

Este texto descreve o capítulo 1 do livro A ÁRVORE DO CONHECIMENTO, de Maturana & Varela, onde o autor nos convida a conhecer o conhecer.