Resumo elaborado por: Djônata Winter

 

Data de elaboração do resumo: 22/09/2001

 

The Digital Dilemma: a Perspective on Intellectual Property in the Information Age

Pamela Samuelson

Randall Davis

 

Pamela Samuelson é professora da Universidade de Berkeley na Califórnia e co-diretora do Berkeley Center for Law & Technology. Possui vários trabalhos publicados referentes às mudanças trazidas pelas novas tecnologias sobre os regimes legais tradicionais.

Randall Davis é membro do Massachusetts Institute of Technology (MIT) desde 1978 onde é professor de engenharia elétrica, ciências da computação e administração. É Ph.D. em Inteligência Artificial pela Universidade de Stanford.

Por anos a legislação autoral vem tentando manter o equilíbrio entre os direitos dos produtores intelectuais e os do público consumidor, a revolução digital derubou este equilibrio, por um lado a atual situação favorecer por demais o interesse público, pelo outro, as sugestões e alternativas legislativas até aqui sugeridas ou tomadas acabam por favorecer demais as industria e produtores intelectuais.

A revolução digital pode trazer benefíios para ambos os lados, os consumidores podem ter acesso a milhares de informações em qualquer lugar que possua acesso a rede e os produtores, alcance de um público nunca imaginado.

Os avanços tecnológicos trouxeram mudanças na Economia da Informação em três principais áreas: na reprodução, na distribuição e na publicação.

As mudanças tecnológicas afetam de diferentes maneiras as diversas categorias de produtores de IP.

REPRODUÇÃO

DISTRIBUIÇÃO


PUBLICAÇÃO

POR QUE OS PROBLEMAS ENVOLVENDO PROPRIEDADE INTELECTUAL SÃO DIFÍCEIS?

A NATUREZA INTERNACIONAL DO PROBLEMA

ACESSO AO PÚBLICO

CONSEQÜENCIAS DO COMPORTAMENTO INDIVIDUAL

SERÁ QUE O ATUAL CONCEITO DE CÓPIA É VÁLIDO PARA O MUNDO DIGITAL

MODELOS DE NEGÓCIOS E MEIOS TÉCNICOS COMO FORMA DE PROTEÇÃO DA INFORMAÇÃO DIGITAL


SUPERAÇÃO DOS MEIOS DE PROTEÇÃO

O DMCA americano tornou ilegal a quebra de mecanismos técnicos de proteção usados pelos proprietarios de PI para controlar o acesso a seus trabalhos, além da fabricação e distribuição de produtos com a finalidade primária disto. (anti-circumvention regulations)

 

Link para o artigo dos autores: http://buscalegis.ccj.ufsc.br/arquivos/m8-digitalDPIPI.pdf