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Informática Jurídica, Direito e Tecnologia
Grupo de pesquisa do CNPQ

Data da publicação: 22 de dezembro de 2001.

Roselino, José Eduardo. Comércio Eletrônico: dimensões e perspectivas.

O autor é Bacharel em Economia pela Unesp e Mestrando do Instituto de Economia da Unicamp

Resumido por Alex Cristiano Hammes:

O autor intenciona neste artigo apresentar o conceito de comércio eletrônico, e auxiliar na compreensão dos efeitos deste.

As etapas de uma transação comercial

Numa compra e venda convencional, inicia-se o processo com a apreciação da mercadoria pelo potencial comprador, que verifica a adequação do produto às suas necessidades, examinando-o e levantando dados sobre suas características. Logo após, tem-se a parte da negociação, onde condições como preço, forma de pagamento, quantidades e outros são acertadas. Segue-se então com o pagamento, e posterior entrega. Cada etapa desta pode operar-se de maneira diferenciada de acordo com as características da mercadoria (pães, imóveis, automóveis, outros).


O comércio eletrônico

Segundo o autor, as dificuldades na primeira etapa (apreciação da mercadoria) e na quarta (entrega), quando parte de uma compra e venda por meios eletrônicos, pode tornar inviável ou incompleta a comercialização eletrônica. Na primeira etapa, teria-se a dificuldade do comprador obter todas as informações desejadas sobre a mercadoria, e na quarta vê-se que a efetivação da comercialização dá-se quando finda a troca, que pode não ser possível de ocorrer por meios eletrônicos.


O que há de novo?

Divide-se então o comércio eletrônico em “comercialização completa” quando todas as etapas realizam-se por meio eletrônico, e em “comercialização incompleta” quando apenas algumas etapas se dão por esta forma. A classificação em uma forma ou outra se daria pelas próprias características da mercadoria em questão, que podem exigir uma entrega convencional, não apresentando assim muita inovação em relação às “telecompras ou compras por catálogo”.


As mercadorias digitais

Aos produtos pertencentes a esta categoria, exige-se dois atributos: a possibilidade de digitalização e a possibilidade de transmissão por meio eletrônico. O primeiro deles diz respeito às características do próprio produto, enquanto o segundo é mais relacionado com a sua adequação às condições de transmissão da internet (volume de dados versus velocidade da transmissão).

Estes produtos tem possibilidade de terem seu custo de distribuição reduzidos sensivelmente. Como exemplos: livros, música, vídeos e ainda a telefonia.


Impactos

Segundo o autor, os impactos devem ser mais percebidos nas áreas ligadas à informática, comunicação e audiovisual. Se por um lado as grandes corporações adotam posturas de formar pólos de alianças, aumentando ainda mais sua participação no cenário econômico mundial, por outro é o comércio eletrônico que vem permitir que pequenas empresas consigam inserir seus produtos no mercado mundial.

O autor demonstra ainda a preocupação referente ao fato dos mecanismos de busca, hoje razoavelmente democráticos, poderem vir a ser manipulados pelos interesses das grandes corporações, vindo a funcionar de forma excludente ou seletiva.