® InfoJur.ccj.ufsc.br
 
 

A EMERGÊNCIA DA HIPERMÍDIA
Celso candido
Introdução


Primeira Parte



 
 
 

"A oralidade primária remete ao papel da palavra antes que uma sociedade tenha adotado a escrita (...).
"Numa sociedade oral primária, quase todo o edifício cultural está fundado sobre as lembranças dos indivíduos. A inteligência, nestas sociedades, encontra-se muitas vezes identificada com a memória, sobretudo com a auditiva. (...) Nas épocas que antecediam a escrita (...) o oral era um canal habitual de informação.
"Nas sociedades sem escrita, a produção de espaço-tempo está quase totalmente baseada na memória humana associada ao manejo da linguagem." (Pierre Lévy, Op. Cit., p. 77/78)
"Nestas culturas, qualquer proposição que não seja periodicamente retomada e repetida em voz alta está condenada a desaparecer." (Pierre Lévy, Op. Cit., p. 83) "A escrita permite uma situação prática de comunicação radicalmente nova. Pela primeira vez os discursos podem ser separados das circunstâncias particulares em que foram produzidos." (Pierre Lévy, Op. Cit., p. 83) "Através dos anais, arquivos administrativos, leis, regulamentos e contas, o Estado tenta de todas as maneiras congelar, programar, represar ou estocar seu futuro e seu passado. (...)
"A escrita serve para a gestão dos grandes domínios agrícolas e para a organização da corvéia dos impostos. (Pierre Lévy, Op. Cit., p. 83)
"(...) diversos trabalhos de antropologia demonstraram que os indivíduos de culturas escritas têm tendência a pensar por categorias enquanto que as pessoas de culturas orais captam primeiro as situações (...)." (Pierre Lévy, Op. Cit., p. 83) "Na sociedade informática a ciência assumirá o papel de força produtiva." (Adam Schaff, A Sociedade Informática, p. 43) "E onde há crítica e análise, onde o pensamento se move e trabalha, há vida, progresso e caminho para o futuro. Nada é mais terrível e nocivo do que o pensamento esclerosado e rotineiro." (Alexandra Kollontaï, Oposição Operária)
Segunda Parte
Conclusão
Daqui para a frente

 
  _______________
1) Nota sobre cibernética
 

O espaço cibernético, o cyberspace, poderia ser compreendido como uma espécie de nova américa, só que sem território e o tempo tradicionais. Seu espaço e seu tempo são, de certa forma, indefinidos. O espaço se redobra sobre ele mesmo sem fim. Um espaço que poderia-se dizer infinito. Um tempo desterritorializado sem hora para começar ou terminar. Tempo sem distância. Espaço sem limites.

Segundo o departamento de cibernética da University of Reading nos EUA:

[Cybernetics is the science of information and its application. The word is derived from the Greek
word "kybernetes", meaning "steersman". It was coined in 1948 by the American academician
Norbert Wiener in his book of the same name. Although he could not know the precise form of the
coming technological developments, he foresaw that Control and Communication would become of
vital importance to our Science and Society and suggested this new grouping of subjects which
transcends traditional academic boundaries.

Cybernetics is concerned with systems and their control, particularly interacting systems. There are
four main aspects in the control of any system; acquisition of information, processing of information,
communication of information, and finally useful application of information. The subject is
well-defined and coherent and is precisely the grouping of topics required by modern industry and society.]

"Cibernética é a ciência da informação e sua aplicação. A palavra é derivada da palavra grega "kybernetes", que significa "fortaleza de comando", "posição comandante". ("steersman"). Ela foi cunhada em 1948 pelo professor universitário americano Nobert Wiener em seu livro do mesmo nome. Embora ele não pudesse saber a forma precisa dos futuros desenvolvimentos tecnológicos, ele previu que Controle e Comunicação tornar-se-iam de vital importância para nossa Ciência e Sociedade e sugeriu este novo grupo de matérias as quais transcendem os tradicionais limites acadêmicos.

Cibernética está preocupada com sistemas e seu controle, particularmente sistemas interativos. Há quatro aspectos principais no controle de qualquer sistema; aquisição de informação, processamento de informação, comunicação de informação e, finalmente, aplicação útil da informação. A matéria  bem definida e coerente e é precisamente o grupo de tópicos requerido pela moderna indústria e sociedade.

A cultura e a subjetividade no seculo XXI pulsará no interior das redes de computadores mundiais nas veias vias oticas de comunicação.

Retirado de: http://www.caosmose.net