® InfoJur.ccj.ufsc.br



Aproximações
Técnica dos Direitos Autorais na Internet

Carvalho Neves
professor na Universidade Federal do Piauí
(Departamento de Ciências Contábeis e Administrativas)


CITAÇOES E REFERÊNCIAS A DOCUMENTOS ELETRÔNICOS, Recife 25 de junho de 1996. (Texto eletrônico capturado por c.neves@mnnet.com.br em setembro de 1996).
COMO FAZER REFERÊNCIA A UM DOCUMENTO ELETRÔNICO
Os documentos - textos, figuras estáticas ou em movimento, gráficos, sons ou uma combinação deles - podem estar armazenados sob diferentes modalidades de apresentação. Eles podem ser capturados ou consultados sob diferentes protocolos. Os que surgem com maior frequência são:
  • HTTP - Hypertext transfer protocol (usado pelo WWW - World wide web),
  • FTP - File transfer protocol,
  • TELNET,
  • Gopher.
  • Um documento eletrônico também pode ser:
  • uma mensagem enviada para uma lista de discussão;
  • uma mensagem reenviada para lista de discussão, mensagem essa contendo anotações ou comentários efetuados por terceiros;
  • uma mensagem pessoal.
  • Existem, ainda, os periódicos eletrônicos enviados automaticamente a seus assinantes via correio eletrônico e aqueles que ficam disponíveis para consulta via Gopher e na WWW.
    Os elementos básicos que compõem uma referência a um documento eletrônico são os seguintes:
  • identificação da autoria ,
  • título da obra,
  • local onde o documento encontra-se armazenado,
  • data.
  • Identificação da autoria:

    nome da pessoa na forma habitual - sobrenome, prenome - ou da entidade responsável pelo documento, conforme o caso. Essa informação pode ser - quase sempre - obtida com facilidade. Se não for possível obter o nome da pessoa ou da entidade responsável por ele, deve ser indicado o título do documento.
    Título da obra:

    título e subtítulo do documento. Se não estiver indicado, deve-se usar as primeiras quatro ou cinco palavras da primeira linha de texto.
    Local onde o documento encontra-se armazenado:

    o modo de informação do local depende do protocolo utilizado ou da forma de gerenciamento do arquivo no servidor. Para o HTTP (WWW), FTP, TELNET e Gopher indica-se o URL. - Uniform Resource Locator (Para informações sobre o URL veja o RFC 1738).
    Quando se tratar de mensagem distribuída por uma lista de discussão indica-se o nome da lista e o endereço do servidor que gerencia a lista. No caso de mensagens pessoais, não vejo necessidade de indicar qualquer endereço.
    Data:

    é a indicada no documento. Se não estiver indicada, é a data de captura ou de consulta ao arquivo. No caso de mensagem, é a data que o remetente tiver indicado no texto de sua mensagem. Se essa data não tiver sido informada, é a data em que o computador enviou a mensagem ao destinatário. Eventualmente pode-se informar as duas datas, principalmente se o documento for uma versão provisória e isto estiver nele indicado. Tal como na referenciação a textos convencionais, se a data estiver contida na publicação e nela estiver indicado o mês, indica-se o nome do mês no idioma original.
    A esses elementos proponho acrescentar a palavra [online] (assim mesmo: em inglês e entre colchetes) e mais a expressão Disponível na Internet.
    Vale destacar a importância do tamanho da letra - maiúscula ou minúscula - na indicação do nome do arquivo e do local onde ele encontra-se armazenado. Se no lugar de uma letra minúscula for digitada uma letra maiúscula - ou o contrário - é muito provável que o documento não seja localizado.

    NORMATIZAÇÃO DE DOCUMENTOS ONLINE - MODELOS PARA UMA PADRONIZAÇÃO
    Atualizado em 08/08/1996 - Capturado em 03/11/1996 por c.neves@mnnnet.com.br
    Os modelos aqui propostos são, evidentemente, tentativos e procuram seguir de perto o padrão MLA. Como tudo na Internet, a normalização online está ainda em seus primórdios. Modificações e aprimoramentos deverão ocorrer ao longo do caminho. Assinalamos, no entanto, a urgência de que a comunidade científica e acadêmica brasileira se conscientize da necessidade de utilizar algum padrão de normalização, a fim de garantir a seriedade na utilização e circulação da informação online. Acreditamos que os modelos aqui apresentados podem servir de sugestão e funcionar como norma provisória, até que padrões abrangentes, universais e consensuais venham a se materializar e consolidar.
    Os modelos são baseados no trabalho de Janice Walker, MLA Style citation of Electronic Sources, que foi endossado pela Alliance for Computers and Writing (ACW) dos Estados Unidos. Também foram incorporadas as sugestões apresentadas por Andrew Harnack e Gener Kleppinger em Beyond the MLA Handbook: Documenting Sources on the Internet e Xia Li & Nancy Crane em"Electronic Sources: MLA style citation.

     

     

    Retirado de: http://www.jus.com.br/doutrina/citacao.html