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FUNÇÕES ESSENCIAIS DA ESCOLA

 

Valter Tinti

 

 

A escola brasileira ensina uma infinidade de "coisas", como, p. ex., que o Pico da Bandeira se situa na Serra do Caparaó, que a Cabanagem recebeu este nome porque seus compartes habitavam cabanas, que o anacoluto é uma frase que apresenta quebra da lógica estrutural, que o Lesoto é um encrave que fica no centro-leste da África do Sul. Ensina muito mais: que (gof) (x) = g [f(x)], que a Princesa Isabel libertou os escravos porque tinha profunda consciência de Direitos Humanos e que o Brasil é um Estado independente. Além de ensinar, a escola suscita dúvidas tormentosas: Capitu deu ou não deu???

Enquanto isso, desde que o Brasil foi descoberto ¾ falta ainda esclarecer se por Cabral ou por Colombo ¾ , o povo brasileiro está sendo pilhado, espoliado, pisoteado, dilacerado, sangrado, roubado e assassinado, tanto por gente de fora como por compatrícios, mesmo. Santo Deus!, até quando nós, educadores, iremos admitir e praticar esse pouco-caso, essa alienação, essa crueldade? O pior é que nós, professores, temos consciência de que expressiva parte dos "conhecimentos" que passamos aos nossos alunos valem tanto quanto zeros à esquerda... sem vírgula! Até quando vamos permanecer dóceis aos "programas" que as escolas nos impõem?, sabidamente como instrumento de "lavagem cerebral" da juventude? Quê fazermos, então?

Apenas o decente e óbvio: assumirmos nossa postura de Educadores, o que consiste em efetivarmos as verdadeiras funções da escola.

E quais são as funções essenciais da escola? Ajudar os alunos a adquirir a capacidade de PENSAR, despertar neles a CONSCIÊNCIA ÉTICA e iniciá-los na CRIATIVIDADE. Claro que a tarefa é hercúlea, porque tudo conspira contra. A começar pela própria natureza da escola, que, sendo instituição, tende ao conservadorismo. Quando não seja reacionária. Depois, as escolas pertencem (com raras exceções) ou à rede pública ou a grupos privados, sendo claro, assim, que em ambos os casos elas são, quase sempre, vinculadas ao poder, seja o político seja o econômico. E, como se sabe, o "Poder" esconjura o pensar, tem ojeriza à Moral e esconde a sete chaves a criatividade, como reserva de mercado. Daí que educar... "é uma barra": "pensar é perigoso ... povo pensante é povo exigente, radical!" O bom é deixar o povo atolado no obscurantismo, na ignorância, que assim fica fácil encabrestá-lo. É exatamente com esta intenção que os governos truculentos eliminam do currículo escolar as disciplinas filosóficas.

Afinal (homenagem às respeitáveis exceções), o que as escolas preferem é que a cabeça dos alunos seja transformada em "cofrinhos" de guardar ... lixo.

A reflexão tem um poder quase milagroso, visto que ajuda a entender o que não é possível explicar. Ela é o raio "X" que permite ver o que não está à mostra. Ou, por outra, o que está escondido atrás do biombo. Exemplo: há poucos dias, o Governo Federal emprestou para a empresa norte-americana A.E.S. "uma montanha" de dinheiro nosso (do povo), a juros de 4% ao ano (!), sem nos pedir autorização (!), para que essa empresa viesse comprar ¾ como de fato comprou ¾ a nossa Companhia Energética Tietê. Dá para explicar este fato? Claro que não.

Agora... dá pra entender? Claro que sim. E perfeitamente. Mas para isso é necessário que a escola tenha ensinado a pessoa a refletir, a pensar, a raciocinar. Só assim é possível entender "certas coisas muito estranhas" que andam acontecendo pelo Brasil afora. Mas a inteligência é uma arma terrivelmente perigosa, porque pode ser usada tanto para o Bem como para o Mal. Há indivíduos que passam as 24 horas do dia matutando em armadilhas contra os outros. São os "farejadores carniceiros", sempre de atalaia para desfechar o golpe fatal sobre alguma vítima. Esses são os sem-escrúpulos, os "humanóides", que pululam pelas "camadas inferiores" da vida, sempre ávidos de saciar sua ganância animalesca em macabro festim. Só pensam naquilo: o lucro, a vantagem. Passam a vida inteira jogando o jogo sujo do "tudo por dinheiro". Por isso, a inteligência maligna precisa estar, diuturnamente, submissa ao firme controle e absoluto comando da Moral. A Ética é, assim, o potente farol que ilumina as trilhas do pensamento e da ação. E sobre a solidez desse alicerce é perfeitamente possível avançarmos rumo à harmonização do Homem e da sociedade, na perspectiva da vida compartilhada. A tarefa é arduíssima. E a responsabilidade é nossa, dos educadores.

 

 

Dr. Valter Tinti

 

E-Mail: vtinti@uol.com.br

 

Advogado - Ex-prefeito municipal de Araçatuba – Educador e Professor de Direito Constitucional na UNIP - Universidade Paulista - campus de Araçatuba (SP) - Bacharel em Direito, pela Faculdade de Direito de Presidente Prudente (SP). - Licenciado em Pedagogia, pela USP.

 

Endereço residencial: Av. Paulista, 810 - Jd. Nova Iorque - Fone (18) 621-9485 - Fone/Fax (18) 623-1891- Caixa postal 227- CEP 16065-250 - ARAÇATUBA (SP)

 

 

Escritório: Rua Aquidaban, 17 – Centro - Fone/Fax (18) 622-6710 - Fone/Fax (18) 622-8652 - Caixa postal 227 - CEP 16010-110 - ARAÇATUBA (SP)

 

 

 

 

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