® InfoJur.ccj.ufsc.br
 
 

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA

PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA DE PRODUÇÃO

ÁREA DE MÍDIA E CONHECIMENTO


 


A INFORMAÇÃO disciplina Fundamentos da Comunicação Midiática II

-coordenação: lage@floripa.com.br

Professores:

Nilson Lage

Hélio Schuch,

Eduardo Meditsch

e Orlando Tambosi

Mestrando; Angelo Clemente Sganzerla

Matrícula: 982130043 – área Mída e Conhecimento

Fone: 483336455 –mail: sganzerl@eps.ufsc.br
 
 
 

S u m á r i o 1 - Introdução

2 - A Informação nos Jornais

3 - A Informação no Cinema, Vídeo e TeIevisões

4 – A Era da Televisão

5 - A Informação e a Convergência da Multimídia

6 - Bibliografia

7 - Filmografia

 

Introdução
 
 
 

Proponho, aproveitar esse momento, juntamente com outros, em que se anuncia uma nova era para uma analise da reordenação tecnológica e crítica na informação. A evolução da informação e dos meios de comunicação em curso no final do milênio exige uma nova postura sobre o homem: - " De novo, a técnica propõe, mas o homem dispõe. Cessemos a nostalgia".

Esta é a tendência natural das "supervias da informação". Reproduzir o mediático, o espetacular, o consumo de informação (mercantil) numa escala maior que hoje.

Este ensaio foi instigado pela disciplina de Fundamentos da Comunicação Midiática II .

Inicia com uma retrospectiva (flashback) no presente século discorrendo sobre as ferramentas tecnologicas e intelectuais que foram utilizadas para difundir, e posteriormente fundir, a informação através da noticia, do lazer, do entretenimento, ou seja , dos componentes que formam a multimídia, o Moderno Mercado Mundial do Entretenimento. A fusão para a Difusão da informação.
 
 
 

A Informação nos Jornais
 
 
 
 


 

A Informação no Cinema, Vídeo e Televisões
 
 
 

A Era da Televisão   - quem não se comunica se extrumbica!!!!! Informação e a Convergencia Multimídia A convergência da multimídia, redes inteligentes e superestradas da informação e outras que estão chegando e que preconizam a nova era da informação.

Conceito como a interatividade ou e a informação eletrónicas e superestradas de informações são meros cosméticos para os jurássico cadáveres da industrias da informação deste século que já estão moribundos.

Então? Se o que temos de mais futurista já esta ultrapassado, como será a informação do futuro?
 
 
 

Bibliografia
 
 
 

MORAES, Fernando. Chatô, O Rei do Brasil, Cia das Letras, 1994

GATES, Bill. A Estrada do Futuro, São Paulo, Cia das Letras, 1995

GILDER, George, A Vida Após A Televisão, Ediouro, 1996

LEVY, Pierre, O Que é Virtual, Editoura 34, São Paulo, 1996
 
 
 
 

Filmografia
 
 
 
 

|WELLES, Orson. Citezen Kane,

DISNEY, Walt. A Branca de Neve e Os Sete Anões,

WEIR, Peter. Vida Trumam Show