O uso das tecnologias na educação
*Ana Cláudia Loureiro
A
era das novas tecnologias nos leva a perceber que nos encontramos diante
de uma
profunda mudança, não só tecnológica, mas
também social: a revolução técno-científica.
Estamos vivendo hoje em um tipo de sociedade de uma completa comunicação global.
Inserir-se
nessa grande aldeia global é saber localizar e trabalhar com as
informações
através da grande diversidade de mídias e não
adquiri-las somente pelos textos. É preciso
repensar a educação, desenvolvendo uma nova orientação
educativa, o que é fundamental
para o futuro do país.
Os
papéis do professor e do aluno, a relação ensino/aprendizagem,
a melhoria da
qualidade do ensino e outros temas, têm sido objeto de pesquisa
de vários autores que
buscam novos paradigmas para a educação.
O
processo de informatização da educação deve
ser considerado como meio de
ampliação das funções do professor. Seu
papel continua a ser fundamental nesse processo,
não mais como aquele que transmite conhecimento, mas como mediador
do processo de
aprendizagem. Aquele que estimula e orienta o aluno a buscar novos
conhecimentos.
Nesse
contexto, as novas tecnologias vêm como ferramentas pedagógicas,
auxiliares
no processo de ensino/aprendizagem, possibilitando também, a
interdisciplinariedade.
A
utilização do computador na educação deve levar
em conta a análise dos valores
culturais, sócio-políticos e pedagógicos da sociedade,
sensibilizando o professor para o uso
crítico da informática, visando a educação
como um todo, bem como mudanças
qualitativamente desejáveis dentro desse processo.
A
simples modernização de técnicas não garante
melhorias significativas no processo
educativo, sendo que o modo de viabilizá-las deve estar calcado
em fundamentos
psico-pedagógicos que explicitem uma certa concepção
de ensino e aprendizagem.
A
educação terá que rever não só os conteúdos
curriculares atuais e o próprio
processo de aprendizagem, mas também, haver uma tomada de consciência
dos valores
culturais, sócio-políticos e pedagógicos que perseguimos
com tal ensino.
Um
novo enfoque de uso das tecnologias da informação no processo
educacional
parece significar, fundamentalmente, aprender a resolver problemas
e a desenvolver
pensamento crítico e formas de trabalho em grupo. Se usarmos
o computador como auxiliar
deste processo, unindo a aprendizagem de solução de problemas,
o desenvolvimento do
senso crítico e a cooperação entre os alunos e
professores, ele conseguirá realmente, ser uma
ferramenta de revitalização da educação.
A
educação não apenas tem de se adaptar as novas necessidades
da sociedade,
como também, assumir um papel de ponta nesse processo.
O
ensino pelo computador já deveria estar fazendo parte do processo
educacional,
sendo função da educação ajudar o aluno
a apropriar-se dessa nova tecnologia, como
ferramenta na construção do seu conhecimento.
O
mundo está mudando rapidamente e a escola não tem acompanhado
no mesmo
passo o ritmo de mudanças da sociedade.
A
memorização, tanto respeitada e exigida nos processos educacionais,
já não importa
mais, sendo que ela pode ficar a cargo dos computadores. Como transformar
a concepção de
aprendizagem para quem está habituado apenas a reproduzir? Como
proporcionar a
articulação de tantas informações na construção
do conhecimento?
Que estamos fazendo para chegar lá?
*Ana Cláudia Loureiro - Professora da Ruralsp
Retirado de http://www.unb.br/cead/pgcafe.htm