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O uso das tecnologias na educação

                               *Ana Cláudia Loureiro

            A era das novas tecnologias nos leva a perceber que nos encontramos diante de uma
profunda mudança, não só tecnológica, mas também social: a revolução técno-científica.

            Estamos vivendo hoje em um tipo de sociedade de uma completa comunicação global.

            Inserir-se nessa grande aldeia global é saber localizar e trabalhar com as informações
através da grande diversidade de mídias e não adquiri-las somente pelos textos. É preciso
repensar a educação, desenvolvendo uma nova orientação educativa, o que é fundamental
para o futuro do país.

            Os papéis do professor e do aluno, a relação ensino/aprendizagem, a melhoria da
qualidade do ensino e outros temas, têm sido objeto de pesquisa de vários autores que
buscam novos paradigmas para a educação.

            O processo de informatização da educação deve ser considerado como meio de
ampliação das funções do professor. Seu papel continua a ser fundamental nesse processo,
não mais como aquele que transmite conhecimento, mas como mediador do processo de
aprendizagem. Aquele que estimula e orienta o aluno a buscar novos conhecimentos.

            Nesse contexto, as novas tecnologias vêm como ferramentas pedagógicas, auxiliares
no processo de ensino/aprendizagem, possibilitando também, a interdisciplinariedade.

            A utilização do computador na educação deve levar em conta a análise dos valores
culturais, sócio-políticos e pedagógicos da sociedade, sensibilizando o professor para o uso
crítico da informática, visando a educação como um todo, bem como mudanças
qualitativamente desejáveis dentro desse processo.

            A simples modernização de técnicas não garante melhorias significativas no processo
educativo, sendo que o modo de viabilizá-las deve estar calcado em fundamentos
psico-pedagógicos que explicitem uma certa concepção de ensino e aprendizagem.

            A educação terá que rever não só os conteúdos curriculares atuais e o próprio
processo de aprendizagem, mas também, haver uma tomada de consciência dos valores
culturais, sócio-políticos e pedagógicos que perseguimos com tal ensino.

            Um novo enfoque de uso das tecnologias da informação no processo educacional
parece significar, fundamentalmente, aprender a resolver problemas e a desenvolver
pensamento crítico e formas de trabalho em grupo. Se usarmos o computador como auxiliar
deste processo, unindo a aprendizagem de solução de problemas, o desenvolvimento do
senso crítico e a cooperação entre os alunos e professores, ele conseguirá realmente, ser uma
ferramenta de revitalização da educação.

            A educação não apenas tem de se adaptar as novas necessidades da sociedade,
como também, assumir um papel de ponta nesse processo.

            O ensino pelo computador já deveria estar fazendo parte do processo educacional,
sendo função da educação ajudar o aluno a apropriar-se dessa nova tecnologia, como
ferramenta na construção do seu conhecimento.

            O mundo está mudando rapidamente e a escola não tem acompanhado no mesmo
passo o ritmo de mudanças da sociedade.

            A memorização, tanto respeitada e exigida nos processos educacionais, já não importa
mais, sendo que ela pode ficar a cargo dos computadores. Como transformar a concepção de
aprendizagem para quem está habituado apenas a reproduzir? Como proporcionar a
articulação de tantas informações na construção do conhecimento?

            Que estamos fazendo para chegar lá?

                                   *Ana Cláudia Loureiro - Professora da Ruralsp
 

Retirado de http://www.unb.br/cead/pgcafe.htm