® InfoJur.ccj.ufsc.br

.O ENSINO À DISTÂNCIA NA INTERNET

Por Isabel Maria Guardado Mauricio

17 de Junho de 1996

1. INTRODUÇÃO

A Internet teve a sua origem nos Estados Unidos e começou por ser uma rede fechada de computadores que ligava várias bases militares passando em seguida a ligar várias Universidades entre si. Mais tarde, a Internet foi aberta a aplicações de ordem comercial e a qualquer pessoa que possua um computador e que solicite a ligação a este serviço através dos operadores de cada país que os providenciam.

Em Portugal, a Telepac (Empresa do Grupo Portugal Telecom), especialmente criada para comunicação de dados, tem a maior fatia do mercado, ou seja, mais de 90% dos utilizadores da Internet fazem­no através da Telepac.

A Internet é, portanto, o maior repositório de informação onde de um modo aberto, interactivo e completamente livre, os utilizadores dos computadores podem trocar ficheiros, notícias e enviar mensagens em qualquer ponto do Mundo que se encontrem; assim, a Internet éuma forma excelente de acesso a novas ideias, novos conhecimentos.

2. ENSINO À DISTÂNCIA NA INTERNET

Falando concretamente do ensino e das vá;rias formas como este pode ser incentivado e melhorado através da Internet, observamos que já é muita a informaçÃo e acesso existente sobre este tema.

No estrangeiro, existem já várias opções de ensino à distância, o que torna mais fácil e eficaz a aprendizagem , uma vez que os próprios alunos podem consultar tudo o que foi ensinado de forma a melhorar os seus conhecimentos nessas matérias.

O ensino tradicional em geral tem vindo a travessar algumas dificuldades facto que contribui para a desmotivaãÃo dos alunos. Surgiu com a Internet uma forma alternativa de ensino. Usando computadores e a comunicação Network aparece um novo método ­o ensino À distância­ que vai colocar à ;disposição de todos os interessados uma vasta gama de cursos em todo o Mundo. Este fenómeno está a ter um crescimento galopante.

Existem na Internet listas disponíveis onde consta todo o tipo de cursos existentes, que podem ser consultadas facilmente. Alguns exemplos:

A "Diversity University"(D.U.) , é uma das tentativas para providenciar o ensino à ;distância a todos aqueles com acesso À Telnet e ao Web. Aqui, dá­se oportunidade aos professores interessados em participar nesta esperiência, ensinando via troca interactiva de ideias, com pessoas de outras áreas, como por exemplo das áreas política, social ou económica.

Para além deste tipo de ensino, a New School for Social research"de Nova York através da "Connected Education" que proporciona várias formas de educação. JÀ é o número de estudantes, mais de mil, que têm frequentado cursos quer graduados quer não.

No seguinte endereço visite, podemos encontrar outro tipo de programa. Aqui, os estudantes podem frequentar cursos de aprendizagem que lhes permite saber como utilizar devidamente a Internet para obter informações específicas, ou como utilizar as ferramentas dos serviÇos online de forma a obter a informação pretendida.

Globewide Network Academy inclui cursos de História, Inglês, Biologia etc.. e funciona mais como revendedor das opções existentes a nível educacional, do que como revendedor.

Electronic University Network proporciona , desde 1983, cursos graduados e não graduados, aceites em cerca de 2500 Universidades nos Estados Unidos.

Os estudantes têm a vantagem de começar os cursos na altura que mais lhes convém. A forma de ensino aqui proporcionada permite­lhes estruturar em termos de tempo a duraçÃo do curso, podendo conclui­lo quando assim o entenderem.

Existe também outro tipo de cursos que abordam temas mais populares, ou seja, mais acessíveis a todas aqueles que nÃo possuam formação académica superior.Os temas são variados dando como exemplos a Jardinagem, Latim,Fotografia, Vídeo, Escrita, etc..

Estes cursos podem ser encontrados no "Search Yahoo", "Infoseek", "Lycos", ou então em qualquer parte do centro de pesquisa da Web.

Mais informações: visite

3. CONCLUSÃO

De todos estes exemplos podemos concluir que existe já uma série de programas de ensino À distÂncia muito aliciantes, que contribuem para incentivar o aluno a melhorar os seus conhecimentos nos mais diversos temas.

Em Portugal, o ensino À distÂncia através da Internet ainda nÃo chegou a todas as escolas. Emboram o Governo tenha anunciado recentemente que no prazo máximo de um ano espera disponibilizar todas as escolas públicas e privadas, do 6° ao 12° anos de escolaridade e a nível nacional, computadores multimédia com acesso À Internet e interligados Àrede científica nacional, este facto ainda não se concretizou.

Neste momento, só grandes empresas, Universidade e uma minoria de "particulares" têm acesso a toda esta informação facto este que provoca a existência de um fosso entre os que têm acesso a este tipo de comunicação e ao saber ,os info­ricos, e os que deles são excluidos os info­pobres.

Extraido do site: http://tarsio.inescc.pt/~tio96/ensdist/ - jul/99