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As Tecnologias da Informação e da
Comunicação e a Formação Contínua de
Professores
Algumas Reflexões
Maria Helena Pereira
Associação Portuguesa de Informática
1. Novas exigências de formação
A rápida evolução das Tecnologias da Informação
e da Comunicação (TIC) e as suas implicações
a nível da Educação trazem novas exigências
à formação contínua de professores. A actualização
científico-pedagógica a nível disciplinar já
não é suficiente para o professor de hoje.
As implicações das TIC a nível das metodologias
de ensino são tão profundas que podem mudar por completo
o actual modelo de escola e de organização curricular.
Assim, o professor necessita não só de se actualizar
continuamente nas matérias que lecciona, mas também nas tecnologias
para poder utilizá-las sempre que elas representem vantagens significativas.
O professor tem de estar esclarecido sobre as potencialidades das TIC
como recurso educativo e isso só é possível com um
sistema de formação contínua que responda, em tempo
útil, às novas necessidades de formação.
Felizmente que as TIC, ao criarem novas necessidades de formação,
proporcionam também novas vias de formação contínua
mais adaptadas à realidade. Deste modo estão a surgir projectos
como "Telematics for Teacher Training".
2. Novas vias de formação contínua
As modernas redes de comunicação, em especial a Internet,
proporcionam consulta rápida de informação cujo grau
de actualização pode ir até ao "tempo real".
Dado que se prevê a ligação à Internet de
todas as Escolas dos Ensinos Básico (2º e 3º ciclos) e
Secundário durante o próximo ano (Projecto
Escola Informada) esta pode ser uma excelente via de formação
contínua de professores.
O que é necessário é criar condições
nas Escolas para que os professores possam aceder a esta rede e disponibilizar
módulos de formação que podem versar os conteúdos
mais diversos, desde as ciências experimentais, à matemática,
línguas, ciências sociais e humanas, até às
próprias tecnologias.
No que respeita às TIC, a formação deve proporcionar
aos professores os conhecimentos científicos e técnicos indispensáveis
ao desenvolvimento de materiais educativos em suporte electrónico,
de modo a poderem ser utilizados na sala de aula ou em qualquer outro ambiente
educativo, adaptados aos alunos e às situações de
aprendizagem específicas de cada turma ou grupo de alunos.
Deve também proporcionar os conhecimentos pedagógico-didácticos
relacionados com novas estratégias de ensino-aprendizagem, com novos
materiais educativos já disponíveis e com experiências,
projectos e programas nacionais (p.e. Nónio
- Século XXI) e internacionais (p.e. Globe
project, Global Schoolhouse Project)
3. Uma estratégia possível
É evidente que os professores só podem fazer a sua formação
contínua via Internet, se tiverem acesso a esta rede e souberem
utilizar alguns dos seus serviços.
Assim, e admitindo que todas as escolas vão ficar, num futuro
próximo, ligadas à Internet, sugere-se a seguinte estrutura
modular para a formação contínua de professores.
-
Formação presencial (para quem não possui ainda
conhecimentos básicos sobre Internet e sobre processamento de texto)
-
Aprendizagem da utilização do correio electrónico
-
Aprendizagem da utilização de um programa de processamento
de texto
-
Aprendizagem da navegação na Internet
-
Aprendizagem da utilização de telefone e de videoconferência
na Internet
-
Teleformação
Formação a distância assistida por formadores (ou
tutores), utilizando essencialmente o correio electrónico e, em
casos especiais, a videoconferência, destinada a tirar dúvidas
decorrentes da consulta dos módulos de formação e
à avaliação (apresentação e discussão
de trabalhos).
-
Auto-aprendizagem
Consulta dos módulos de formação disponibilizados
na Internet e fontes de informação sugeridas nos mesmos,
pela entidade ou entidades formadoras.
Deste modo seria possível abranger um elevado número de professores
num período relativamente curto sem o esforço, o desgaste
e os custos que representam os actuais cursos de formação
contínua no âmbito do FOCO, que vão por vezes a 200
horas e mais, presenciais, em horário pós-laboral.
Uma estratégia de formação contínua utilizando
a Telemática torna-se, a médio e longo prazo, bastante menos
dispendiosa e bastante mais eficaz.