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As Tecnologias da Informação e da Comunicação e a Formação Contínua de Professores
Algumas Reflexões

Maria Helena Pereira
Associação Portuguesa de Informática



 
 

1. Novas exigências de formação

A rápida evolução das Tecnologias da Informação e da Comunicação (TIC) e as suas implicações a nível da Educação trazem novas exigências à formação contínua de professores. A actualização científico-pedagógica a nível disciplinar já não é suficiente para o professor de hoje.
As implicações das TIC a nível das metodologias de ensino são tão profundas que podem mudar por completo o actual modelo de escola e de organização curricular.
Assim, o professor necessita não só de se actualizar continuamente nas matérias que lecciona, mas também nas tecnologias para poder utilizá-las sempre que elas representem vantagens significativas.
O professor tem de estar esclarecido sobre as potencialidades das TIC como recurso educativo e isso só é possível com um sistema de formação contínua que responda, em tempo útil, às novas necessidades de formação.
Felizmente que as TIC, ao criarem novas necessidades de formação, proporcionam também novas vias de formação contínua mais adaptadas à realidade. Deste modo estão a surgir projectos como "Telematics for Teacher Training".

2. Novas vias de formação contínua

As modernas redes de comunicação, em especial a Internet, proporcionam consulta rápida de informação cujo grau de actualização pode ir até ao "tempo real".
Dado que se prevê a ligação à Internet de todas as Escolas dos Ensinos Básico (2º e 3º ciclos) e Secundário durante o próximo ano (Projecto Escola Informada) esta pode ser uma excelente via de formação contínua de professores.
O que é necessário é criar condições nas Escolas para que os professores possam aceder a esta rede e disponibilizar módulos de formação que podem versar os conteúdos mais diversos, desde as ciências experimentais, à matemática, línguas, ciências sociais e humanas, até às próprias tecnologias.
No que respeita às TIC, a formação deve proporcionar aos professores os conhecimentos científicos e técnicos indispensáveis ao desenvolvimento de materiais educativos em suporte electrónico, de modo a poderem ser utilizados na sala de aula ou em qualquer outro ambiente educativo, adaptados aos alunos e às situações de aprendizagem específicas de cada turma ou grupo de alunos.
Deve também proporcionar os conhecimentos pedagógico-didácticos relacionados com novas estratégias de ensino-aprendizagem, com novos materiais educativos já disponíveis e com experiências, projectos e programas nacionais (p.e. Nónio - Século XXI) e internacionais (p.e. Globe project, Global Schoolhouse Project)

3. Uma estratégia possível

É evidente que os professores só podem fazer a sua formação contínua via Internet, se tiverem acesso a esta rede e souberem utilizar alguns dos seus serviços.
Assim, e admitindo que todas as escolas vão ficar, num futuro próximo, ligadas à Internet, sugere-se a seguinte estrutura modular para a formação contínua de professores. Deste modo seria possível abranger um elevado número de professores num período relativamente curto sem o esforço, o desgaste e os custos que representam os actuais cursos de formação contínua no âmbito do FOCO, que vão por vezes a 200 horas e mais, presenciais, em horário pós-laboral.

Uma estratégia de formação contínua utilizando a Telemática torna-se, a médio e longo prazo, bastante menos dispendiosa e bastante mais eficaz.