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A Criança e o Direito à Segurança

 Lourdes Brasil e Oswaldo Quelhas

Diariamente um número elevado de crianças sofre algum tipo de acidente, muitos com consequencias sérias e até mesmo fatais. Tal situação exige uma tomada de decisão por parte da sociedade, no sentido de minimiza-la.
Os pesquisadores do Laboratório de Qualidade, Segurança e Produtividade, preocupados com esse quadro, elaboraram o Projeto Criança-Meta Segurança e Educação Ambiental, numa tentativa de construir meios de enfrentamento do problema. O primeiro passo foi a realização de levantamento junto ao Hospital Universitário Antônio Pedro, em Niterói, Estado do Rio de Janeiro. Niterói é vizinha a cidade do Rio de Janeiro.O Hospital Antônio Pedro atende à maioria dos casos de acidentes graves, tanto da cidade de Niterói quanto de cidades vizinhas, como São Gonçalo e Itaboraí, por exemplo. 
Os números são preocupantes:

ACIDENTES COM CRIANÇAS MENORES DE 12 ANOS

 
 
TIPO DE OCORRENCIA PARTE DO CORPO QUANTIDADE
Contusões  Face,Tórax, Crâneo, Braços, Pernas, Abdômen  220 
Feridas Corto-contusas  Várias  201 
Corpo Estranho  Nariz, Olho, Ouvido,Esôfago  116 
Fraturas  Clavícula, Cotovelo, Mandíbula, Nariz,Dedos, Pernas, Braços  58 
Hematomas,Torsões, Lesões, Escoriações, Afogamentos  Não se aplica  44 
Mordida,Picada de Animais  Não se aplica  34 
Intoxicações  Não se aplica  23 
Queimaduras  Não se aplica  22 
Raiva, Tétano  Não se aplica  21 
Traumatismos  Ouvido, Medula, Genitália  15 
Amputação Traumática de Dedos  Não se aplica  03 
Total de Acidentes no Período  757 
 

Vários fatôres entram na composiçaõ desses números: 

 
  • Falta de Vigilância: Muitas crianças são deixadas sozinhas, o que as leva a explorar o local onde se encontram, fato perfeitamente compreensível, uma vez que elas são curiosas e ativas. Crianças pequenas não devem ficar sozinhas. Evite deixar seus filhos sozinhos, mesmo que seja "apenas um momentinho". 
  • Muitos acidentes, sérios, acontecem num pequeno espaço de tempo. 
  • Falta de Informações: As crianças não recebem informações adequadas sobre os riscos que muitas situações , objetos e produtos representam para elas. Toda criança gosta de brincar e um objeto perigoso pode apresentar-se, aos olhos das crianças, como um excelente brinquedo. Converse com seus filhos sobre os riscos que eles correm ao brincar com coisas perigosas. 
  • Criança que birnca com fogo...pode se queimar até morrer. 
  • Inadequação de Espaços: Muitos espaços - casa, escola, play-grounds, parques -
  • são construidos sem levar em conta a presença das crianças, seres que vivem aos saltos, correrias e brincadeiras o tempo todo. Muitos locais, com suas escadas estreitas, disposição dos móveis e tantas outras situações, são verdadeiras armadilhas para as crianças. 
Para nós, do Laboratório, muito mais do que se discutir a falta de vilgilância, informação e inadequação de espaços e brinquedos, é preciso se discutir a cidadania da criança. 

Dispositivos como a Declaração Mundial dos Direitos da Criança e o Estatuto da Criança e do Adolescente garantem às crianças o direito à segurança. No entanto isso não é respeitado. Descaso e desrespeito fazem com que os direitos, não só os das crianças,se transformem em letra morta. Cabe a cada um de nós a tarefa de fazer valer os direitos das crianças. 
Além disso, é preciso que as proprias crianças se engajem nessa tarefa, primeiramente aprendendo a exigir segurança e tambem desenvolvendo uma consciência prevencionista acerca dos acidentes. 

Acreditando que a conscientização da sociedade e das próprias crianças contribuirá para a diminuição dos acidentes infantis, o Laboratório está desenvolvendo o projeto CRIANÇA-META SEGURANÇA E MEIO AMBIENTE. O projeto compreende as seguintes atividades: 

  • Curso: Introdução Básica à Segurança, voltado para a criança; 
  • Capacitação de Professores; 
  • Campanhas Informativas; Projetos Ecológicos; Serviços. 
Retirado de: http://www.geocities.com/CapeCanaveral/4045/tese2.html