® BuscaLegis.ccj.ufsc.br
 
 
 
O QUE NOS PEDE UMA CRIANÇA OU ADOLESCENTE COM TRANSTORNOS GLOBAIS DO DESENVOLVIMENTO

 

1. Ajuda-me a compreender. Organiza meu mundo e ajuda-me a prever o que vai acontecer. Dá-me ordem, estrutura e não caos.

2. Não fique angustiado, pois isto também me angustia. Respeita meu ritmo. Se compreenderes minhas necessidades e meu modo especial de ver a realidade, não terás dificuldades de te relacionares comigo. Não te deprimas; o normal é eu progredir e me desenvolver cada vez mais.

3. Não fales muito, nem depressa demais. Para ti as palavras voam como plumas, não pesam, mas para mim podem ser uma carga pesada. Muitas vezes é esta a melhor maneira de te relacionares comigo.

4. Como todo ser humano, sinto necessidade de compartilhar o prazer e gosto de fazer bem as coisas, embora nem sempre consiga.

5. Preciso de mais ordem do que tu, e mais do que tu, preciso prever as coisas do meu meio. Precisamos negociar meus rituais de convivência.

6. Para mim é difícil compreender o sentido de muitas coisas que me pedem para fazer. Ajude-me a compreender. Procura pedir-me coisas que tenham sentido completo e decifrável para mim. Não deixe que eu me embruteça e fique inativo.

7. Não te envolvas demais comigo. Às vezes as pessoas são muito imprevisíveis, barulhentas demais e excessivamente animadoras. Respeite as distâncias de que preciso, mas sem me deixares sozinho.

8. O que eu faço não é contra ti. Quando fico irritado ou me firo; quando quebro alguma coisa ou me agito demais; quando tenho dificuldade de fazer o que me pedes, não estou querendo te aborrecer. Porque tenho um problema de intenções. Não me atribua más intenções !!!

9. Meu desenvolvimento não é irracional, embora não seja fácil de entender. Tem sua própria lógica, e muitas das condutas que chamas de "alteradas" são formas de enfrentar o mundo com minha forma especial de ser e perceber. Faze um esforço para me compreenderes.

10. As outras pessoas são muito complicadas. Meu mundo não é complexo nem fechado, é um mundo simples. Embora possa parecer estranho o que eu te digo, meu mundo é aberto, tão sem embustes e mentiras, tão ingenuamente exposto aos outros que é difícil penetrar nele. Não vivo numa "fortaleza vazia", mas numa planície tão aberta que pode parecer inacessível. Sou muito menos complicado do que as pessoas que consideras normais.

11. Não me peças sempre as mesmas coisas, nem exija de mim as mesmas rotinas.

12. Não sou apenas um ser com dificuldades. Sou também uma criança, um adolescente ou um adulto. Partilho muitas coisas das crianças, dos adolescentes que chamas de "normais". Gosto de brincar e me divertir, gosto dos meus pais e das pessoas que me cercam; fico contente quando faço bem as coisas. Na minha vida há mais o que compartilhar do que separar.

13. Vale a pena viver comigo. Posso te proporcionar tanta satisfação como as demais pessoas. Pode acontecer em momento em tua vida em que eu possa ser a sua maior e melhor companhia.

14. Não me agridas quimicamente. Se te disseres que preciso tomar medicamentos, providencie o acompanhamento periódico por um especialista.

15. Nem meus pais nem temos culpa do que se passa comigo. Tão pouco são culpados os profissionais que me ajudam. Não adianta culpar uns aos outros. Às vezes minhas reações e condutas podem ser difíceis de entender e suportar, mas não é por culpa de ninguém. A idéia de "culpar" não faz mais do que produzir sofrimento com relação ao meu problema.

16. Não me peças constantemente coisas que estão fora de meu alcance, de minha possibilidade. Pede-me, porém as que sou capaz de fazer. Ajude-me a Ter mais autonomia para compreender melhor, comunicar-me melhor, mas não me ajude demais.

17. Não precisas mudar completamente sua vida pelo fato de viver com uma pessoa como eu. A mim nada aproveita o estares mal, que te feches e que te deprimas. Preciso de estabilidade e de bem-estar emocional em torno de mim para me sentir melhor. Não penses tão pouco que eu tenha culpa do que se passa comigo.

18. Ajude-me com naturalidade, sem tornar essa ajuda uma obsessão. Para me ajudar, precisas Ter teus momentos de repouso ou de te dedicares a tuas próprias atividades. Fica perto de mim, não te vás, mas não te sintas sob o peso de uma carga insuportável. Na minha vida tem havido momentos difíceis, mas posso estar cada vez melhor.

19. Aceita-me como sou. Não condicione tua aceitação a que eu deixe de ser como sou. Sê otimista sem te tornares "romântico". Minha situação em geral tende a melhorar.

20. Embora seja difícil comunicar-me ou compreender as sutilezas sociais, na realidade, tenho algumas vantagens na comparação com os que te chamas de "normais". Tenho dificuldade em me comunicar, mas não costumo enganar. Não compreendo as sutilezas sociais, mas tão pouco tenho duplas intenções ou sentimentos perigosos tão comuns na vida social. Minha vida poderá ser satisfatória se for simples, ordenada e tranqüila, desde que não me façam constantes exigências, mudanças e só me peçam as coisas mais difíceis para mim. Ser especial é um modo de ser, embora não seja o comum. Minha vida pode ser tão feliz e satisfatória como a tua vida "normal". Nessas vidas podemos vir a nos encontrar e a partilhar muitas experiências.
 
 

Referências retiradas do Texto de:

Angel Riviére Gómez

(Assessor Técnico de APNA – Madrid - Espanha)
 

Retirado de: http://www.bitline.com.br/institutoser/tgd.htm