® BuscaLegis.ccj.ufsc.br
 
 
 

Trabalho Infantil

Criança e Adolescente: prioridade absoluta

Incentivar a atuação do psicólogo na defesa dos direitos fundamentais da criança e do adolescente. Este é o objetivo principal da Comissão "Criança e Adolescente: prioridade absoluta", criada pelo CRP, que vem se reunindo em sua sede para elaborar um programa de participação na Marcha Global contra o Trabalho Infantil, que se iniciou em fevereiro deste ano e termina em junho.
Incentivar a atuação do psicólogo na defesa dos direitos fundamentais da criança e do adolescente. Este é o objetivo principal da Comissão "Criança e Adolescente: prioridade absoluta", criada pelo CRP, que vem se reunindo em sua sede para elaborar um programa de participação na Marcha Global contra o Trabalho Infantil, que se iniciou em fevereiro deste ano e termina em junho (veja o que é a Marcha abaixo). "O Conselho apóia a Marcha porque acredita que o psicólogo tem muito a dizer e fazer em relação ao desenvolvimento pleno da criança", declarou a conselheira Dayse Cesar Franco Bernardi. 

De acordo com a conselheira, a Comissão, composta por profissionais de várias entidades profissionais e da sociedade civil, vem seguindo duas diretrizes básicas: a defesa do direito da criança e do adolescente à educação, com escolas gratuitas e de boa qualidade, e o direito à brincadeira, ao lazer e à cultura na formação de sua personalidade. "Nossa cultura ainda não trata a criança como cidadão, e nós da psicologia, como conhecedores dos efeitos da exploração infantil tanto no ambiente doméstico quanto no empresarial, temos o dever de mudar o conceito de criança com que as sociedades vêm lidando no seu dia-a-dia." 

Segundo Dayse, o trabalho da Comissão tem sido bem aceito pela sociedade civil, e o CRP, tanto na sede quanto nas subsedes, vem desenvolvendo projetos de parceria com outras entidades para participar da Marcha Global acrescentando duas novas bandeiras às que o movimento já vem defendendo: a não redução da menoridade penal, assunto em pauta nos meios jurídicos, e a regularização dos direitos do adolescente no trabalho (adolescentes que trabalham na condição de aprendiz). 

A próxima atividade da Comissão será a realização de atos que marquem a passagem do Dia do Trabalho, chamando atenção para o trabalho infantil e do adolescente. Para isso, será realizado, em todas as subsedes do CRP, um dia de brincadeiras na praça, com atividades recreativas e de reflexão sobre direitos e deveres das crianças, na data em que a Marcha Global passar pelos vários municípios (veja calendário abaixo). "Vamos levar as crianças para brincar na praça, mas também faremos debates para que possam refletir sobre sua condição de cidadãos e comecem desde pequeninos a perceber que isso inclui direitos e deveres", explicou Dayse. As atividades serão desenvolvidas com monitores reunidos entre os clubes da 3ª idade, estudantes universitários, professores e diretores de creche, ou seja, "envolvendo vários setores da sociedade", conforme explica a conselheira do CRP. 

O trabalho da Comissão já começou a gerar seus primeiros desdobramentos. Os psicólogos começam a planejar a realização de seminários sobre o desenvolvimento infantil, que deverão culminar na elaboração de uma cartilha sobre os direitos da criança e do adolescente para uso não só dos profissionais da psicologia, mas também de outros envolvidos no trabalho direto ou indireto com crianças e adolescentes. Os interessados em participar das atividades devem entrar em contato com a subsede em que estão inscritos. 

Conheça a trajetória da Marcha desde seu início e participe das próximas atividades: 

Roteiro da Marcha Global e das atividades programadas pela Comissão "Criança e Adolescente: prioridade absoluta" 

25/02 - Após a realização de ato Público na Praça da Sé, a delegação brasileira deu início à Marcha no Estado de São Paulo, para fazer o seguinte percurso: 

25/02 a 28/02 - Osasco 

28/02 a 07/03 - Sorocaba 

07/03 a 14/03 - Jundiaí 

14/03 a 21/03 - Piracicaba 

21/03 a 28/03 - Bauru 

28/03 a 04/04 - Marília 

04/04 a 08/04 - Presidente Prudente 

08/04 a 11/04 - Araçatuba 

11/04 a 18/04 - São José do Rio Preto 

18/04 a 25/04 - Franca 

25/04 a 02/05 - Ribeirão Preto 

02/05 a 09/05 - Bebedouro 

09/05 a 16/05 - Araraquara 

16/05 a 23/05 - São Carlos 

23/05 a 30/05 - Campinas 

30/05 a 06/06 - São José dos Campos 

06/06 a 13/06 - Santos 

13/06 a 18/06 - Capital 

O que é a Marcha Global contra o trabalho infantil 

A Marcha é uma campanha mundial de erradicação do trabalho infantil. O movimento foi criado por 27 entidades de todo o mundo, quando estiveram reunidas em Haia analisando a situação de crianças e adolescentes, cuja mão-de-obra está presente em quase todos os países, mesmo nos desenvolvidos. Segundo a Organização Internacional do Trabalho (OIT) cerca de 250 milhões de crianças são submetidas a trabalho precoce em todo o globo. Destas, 7 milhões vivem na América Latina e 522 mil no Brasil. 

Na América do Sul, a Marcha começou em São Paulo com a presença do cardeal Dom Paulo Evaristo Arns e, após percorrer todo o continente, se encontrará, em junho deste ano, com as delegações de todos os países das Américas Central e do Norte para se dirigir a Genebra, onde será debatida a questão do trabalho infantil na Conferência Mundial da OIT. 
 



 
 
 
ANO 17 
MARÇO/ABRIL/1998 
No. 110 

Conselho Regional de Psicologia de São Paulo ©Copyright 1998
Criado em 16/05/98 - Atualizado em 16/05/98
 
 

Retirado de: http://www.crpsp.org.br/jornalcrp/110-07.html