® BuscaLegis.ccj.ufsc.br
 
 

CAP. I - O SISTEMA PARTIDÁRIO BRASILEIRO - 1979(82)/1990.


1.) O Artigo 13 tornava permanente as eleições indiretas dos governadores de Estados.
2.) O Artigo 39 da Constituição foi alterado, de modo a determinar o número de cadeiras de cada Estado na Câmara dos Deputados não (como anteriormente) em proporção ao número de eleitores registrados no Estado, mas em proporção à sua população total.(...) A nova lei aumentava a representação dos Estados pobres do Norte e do Nordeste, onde os índices de analfabetismo são muito altos e onde a ARENA era mais forte devido à prática clientelista.
3.) O Pacote de Abril alterou as disposições de renovação do Senado. Nas eleições para substituição de dois terços dos membros, no entanto, somente uma de cada duas cadeiras disponíveis seria preenchida por voto popular direto; a outra seria ocupada por senador eleito indiretamente, segundo os mesmos procedimentos e pelo mesmo colégio eleitoral encarregado de escolher os governadores de Estados.(...) Os senadores eleitos pela via indireta passaram a ser conhecidos popularmente como "senadores biônicos".
4.) Outra modificação foi a redução do colégio eleitoral que escolheria o Presidente da República, diminuindo o número de delegados das Assembléias Estaduais.
5.)Redução da exigência da maioria de dois terços do Congresso Nacional para a maioria absoluta, facilitando a aprovação de emendas constitucionais, sem correr o risco da oposição bloquear sua aprovação.
6.)Finalmente, uma importante cláusula do Pacote de Abril estendia as restrições da Lei Falcão sobre o uso da televisão e do rádio das eleições municipais às estaduais e federais. O silêncio seria imposto em todas as eleições, negando-se à oposição a oportunidade de debater e criticar as políticas do Estado.

(citado in MOREIRA ALVES;1984:p.195,195)



 
 
 

ANO CATEGORIA DA DISPUTA
DESCRIÇÃO
1982 Governador
Senador
Dep.Federal
Dep.Estadual
Prefeito
Vereadores
Primeira eleição da qual participaram os partidos recém criados com a Lei que reativou o multipartidarismo em 1979. Verdadeiro marco para o processo de abertura política. A oposição (PMDB e PDT) conquistou os cargos para governador em 10 dos mais importantes estados da Federação.
1985 Prefeitos das 
Capitais e municípios
de Segurança Nacional.
Quebra-se, através do Congresso Nacional o mecanismo que impedia eleições diretas para prefeitos das capitais. A oposição conquista 68% dos 201 municípios que realizaram eleições, sendo que 90% das capitais. 
1986 Governador
Senador
Dep.Federal
Dep.Estadual
Eleição de caráter fundamental para a transição democrática. Elege-se uma Assembléia Nacional Constituinte, cujo objetivo era reconstruir a base jurídica do país, excluir o "entulho" jurídico autoritário e preparar as fundações de uma nova nação democrática.
1988 Prefeitos e
Vereadores de
todos os
municípios
O mapa eleitoral se redefine de forma heterogênea. Diferentemente da quase unanimidade nacional obtida pelo PMDB em 1982, alguns setores oriundos do regime autoritário conquistam significativos espaços. Em contrapartida, o PT (partido de esquerda), conquista as prefeituras de São Paulo, Porto Alegre e Vitória.
1989 Presidente da
República.
Primeira eleição direta para Presidente da República desde 1962. É considerada como o marco definitivo que delimita o fim da transição democrática e o início do regime democrático pleno. Consolidada juridicamente com a promulgação da nova Constituição, em 1988, a nação brasileira experimenta, em clima de festa, a eleição com o maior grau de representatividade de sua história republicana. Votaram também os analfabetos e os jovens maiores de 16 anos.
1990 Governador
Dep. Federal
Dep.Estadual
Eleições consolidadoras do processo político nacional, com alto índice de renovação de suas lideranças no congresso. Agora, já em plena democracia, observa-se o fluxo e o refluxo na conquista dos espaços políticos por parte dos partidos mais relevantes.
Fonte: http://apipucos.fundaj.gov.br/docs/inpso/cpoli/JRego/TextosCPolitica/Mestrado/Cap_1/capitulo_1_As_Bases_Socioeconomicas.htm