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9 Comercio Eletrônico & EDI 

  1. Como o EDI pode ajudar as empresas em suas relações comerciais e quais os padrões mais utilizados? 
  2. Qual o cenário atual do comércio eletrônico através da Internet? 
  3. Quais são as alternativas para as empresas ingressarem no comércio eletrônico? 
  4. O que se planeja para o comércio eletrônico nos próximos anos? 
  5. Como está a segurança das transações comercial através da Internet? 
  1. Como o EDI pode ajudar as empresas em suas relações comerciais e quais os padrões mais utilizados?

  2.  

     
     
     
     
     

    O intercâmbio eletrônico de dados (EDI – Electronic Data Interchange) entre empresas agiliza o processo de troca de informações e reduz os custos das operações da cadeia produtiva. A troca de dados é feita através de formatos de mensagens padronizadas pelas comunidades de negócios. Para apoio a globalização permitindo que toda e qualquer empresa possa trocar informações de negócios, as Nações Unidas (ONU) desenvolveu um formato de mensagem comum para ser utilizado por todas as comunidades de negócios – o EDIFACT. A estrutura tecnológica para a troca de mensagens exige a padronização dos formatos e o uso de protocolos de comunicação de dados. Para apoio a essa estrutura, empresas prestadoras de serviços de comunicação (VAN – Value Added Network) oferecem a base tecnológica necessária.

  3. Qual o cenário atual do Comércio Eletrônico através da INTERNET?

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    As vendas on-line estão gerando uma receita de US$7,8 bilhões nas 9 milhões de residências com acesso à Internet nos Estados Unidos em 1998. No período de Natal de 1997 as vendas on-line ficaram entre US$750 milhões e US$1 bilhão. Nesse período de final de ano de 1998 as vendas foram estimadas em US$3,5 bilhões, resultando um crescimento entre 250% e 350% em 12 meses, segundo o Forrester Research, Inc. No Brasil, nos últimos três anos o número de usuários da Internet cresceu mais de 4000% chegando em meados de 1998 com mais de 3,4 milhões de usuários, segundo dados do Cadê/IBOPE. No mundo inteiro são 150 milhões de usuários e na América Latina são 8,4 milhões, segundo a empresa Nua Internet System. Para tornar a Internet um meio seguro para transações comerciais o protocolo SET (Secure Electronic Transaction) está sendo adotado pelas lojas virtuais.

  5. Quais são as alternativas para as empresas ingressarem no Comércio Eletrônico?

  6.  

     
     
     
     
     

    Existem duas alternativas para as empresas ingressarem no comércio eletrônico: contratar um provedor de serviços ou criar sua própria infra-estrutura. Os provedores de serviços oferecem soluções para business-to-business com o uso de redes de dados especializadas, software que permitem o uso de EDI (Electronic Data Interchange), gerenciamento de transferência de arquivos e tradução de formatos das mensagens EDI. Para a soluções de business-to-consumer os provedores oferecem uma loja virtual completa com catálogos eletrônicos, mecanismos de cobrança segura pela Internet e o gerenciamento de segurança para evitar a invasão de hackers. Caso a empresa deseje uma integração mais forte com seus sistemas de aplicações a criação e gerenciamento da infra-estrutura própria é aconselhável. Cabe a empresa decidir por qual solução tecnológica adotar. Existem três opções: aplicações turnkey, soluções integradas e extensões de pacotes de gestão empresarial.

  7. O que se planeja para o comércio eletrônico nos próximos anos?

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    O comércio eletrônico atingirá US$3,2 trilhões em 2003, segundo a Forrester Research. A Zona Research estima em US$204 bilhões o comércio via Internet em 2001. O número de usuários Internet crescerá em 90% em 1999 na América Latina, de acordo com o IDC. Cerca de 30% das transações bancárias no Brasil serão realizadas através da Internet em 1999, segundo a LANTIMES Brasil. O governo americano estabeleceu diretrizes para regulamentar o comércio eletrônico, o chamado framework americano apoia-se em três objetivos: o mercado deve se autoregular, devem ser criados mecanismos de segurança e leis para regulamentar o comércio, e não deve se criar novas taxas para o comércio eletrônico. Os pacotes de ERP (Enterprise Resource Planning) criaram extensões para intercâmbio de dados através da Internet, onde a linguagem XML (eXtend Markup Language) está sendo adotada como padrão nos pacotes da SAP, Oracle, PeopleSoft, Baan e J.D. Edwards.

  9. Como está a segurança das transações comerciais através da Internet?
Cada vez mais o público está aceitando o risco de fazer compras na Internet. O processo mais comum atualmente usando o protocolo SSL (Secure Socket Layer) é similar a de uma compra por telefone ou por catálogo. Apesar da segurança da criptografia na transmissão dos dados o consumidor não tem certeza que o vendedor está autorizado a receber as informações do cartão de crédito. Mesmo o vendedor desconhece se o comprador está autorizado a fazer o débito no cartão. Para melhorar o nível de segurança das transações eletrônicas foi desenvolvido o protocolo de segurança SET (Secure Electronic Transaction). O SET prevê o envolvimento de 4 componentes: o Cardholder Wallet que executa no PC do comprador; o Merchant Server que executa no servidor do vendedor; o Payment Gateway que executa na entidade que libera os créditos e autoriza a transação; e Certificate Authority que fornece e autentica as assinaturas digitais do comprador e vendedor.
Extraído de: http://www.efagundes.com/rescomeletr.htm#O que se planeja para o comércio eletrônico nos próximos anos?