® InfoJur.ccj.ufsc.br

Processos comerciais que utilizam o EDI

From: Eduardo Mayer Fagundes

E-mail: eduardo@efagundes.com
Date: 01 Jun 1997
Time: 23:12:33
Remote Name: 200.246.86.98

Comments

Atualmente, a maioria dos processos dos segmentos de negócios podem se beneficiar do EDI. Em um fluxo de dados interempresarial todas as trocas de informações entre as empresas podem utilizar a tecnologia de EDI. Quando a área de Compras de uma empresa necessita adquirir uma determinada mercadoria ela entra em contato, eletronicamente, com os fornecedores. São trocadas informações sobre a cotação do produto. Durante esse processo, informações técnicas dos produtos são trocadas entre fornecedores e compradores. Uma vez que a empresa compradora tenha escolhido a proposta de um dos fornecedores, a empresa envia um "Pedido de Compra", eletronicamente. O fornecedor, após os registros internos, envia um "Pedido de Transporte" para uma transportadora contratada. A transportadora confirmando o recebimento do Pedido envia para o fornecedor a programação de entrega do produto. Durante o processo de transporte, informações são transmitidas para a sede da transportadora, que as repassa para o fornecedor e comprador, se for o caso. Esse procedimento é importante para o transporte marítimo. O fornecedor, após receber o "Pedido de Compra", emite a fatura para a empresa, eletronicamente. A empresa compradora, após receber a mercadoria e a nota de faturamento, envia para o banco comercial onde possui conta uma ordem de pagamento para o fornecedor, eletronicamente. O banco do comprador envia para o banco do fornecedor uma transferência de fundos. O banco do fornecedor envia uma informação de pagamento para o fornecedor. O ciclo completo de compras e pagamento foi feito eletronicamente. Houve um ganho de tempo e dinheiro, o processo ficou ágil e produtivo. Necessidade de padronização

Sem dúvida um fator crítico de sucesso para a implementação do EDI é a padronização da forma como as informações devem ser trocadas. Ao longo dos últimos 10 anos várias associações definiram seus padrões de formatos para a troca de dados em sua comunidade de negócios.

Na Europa o formato mais difundido é o ODETTE da Organização para a Troca de Dados por Teleprocessamento na Europa. O ODETTE foi criado em 1984 e é formado por delegados nacionais, representando tanto os fornecedores como os fabricantes da indústria automobilística, em um determinado país. Os países participantes são: Reino Unido, França, Bélgica, Alemanha, Itália, Suécia, Espanha e Holanda.

Nos Estados Unidos é adotado o ANSI ASC X12 - Padrão Americano para Troca Eletrônica de Dados Comerciais - do American National Standards Institute (ANSI). O ANSI é um coordenador e facilitador para a definição de padrões nacionais para todas as áreas de comércio americano. O ANSI delegou para a Accredited Standards Committees (ASC) a responsabilidade de desenvolvimento do padrão atual. O comitê X12 desenvolve o padrão para facilitar a troca eletrônica de dados relativa a processamento de pedidos, informações sobre envio e recebimento de mercadorias, faturamento, pagamentos e dados de aplicações financeiras.

A Organização das Nações Unidas através da Comissão de Economia para a Europa desenvolve o padrão EDIFACT - Troca Eletrônica de Dados para a Administração, Comércio e Transporte - dentro do Working Party (WP.4). Essa comissão é formada por membros da América do Norte, Europa Ocidental e Oriental. O WP.4 é um sub-grupo que tem como objetivo facilitar o comércio internacional, onde o EDI se inclui. Participam do WP.4 membros de várias associações internacionais, tais como a Customs Cooperation Council, a European Free Trade Association, a International Chamber of Commerce, e outras.

Tanto os comitês normalizadores do ODETTE e X12 já manifestaram seu apoio a adoção do padrão EDIFACT.

A mostra um exemplo de um pedido de compras feito em papel e o mesmo pedido de compras no formato do EDIFACT.

Pedido de Compra em Papel

Pedido de Compra no EDIFACT

Empresa Compradora: Lojas Americanas S.A

Nome do Comprador: João Pedro

Código do Comprador: 98765

Companhia Vendedora: Nestlé Indústria Ltda.

Nome do Vendedor: José Carlos

Número do Produto

Vendedor: 6666

Comprador: 555

UNA:+.?’

UNB+UNOA:1+JOÃO PEDRO+JOSÉ CARLOS+951230:18:42+00005’

UNH+NR123+PRDERS:1:10’

BGM+105+PS/98765+951230’

NAD+BU+++LOJAS AMERICANAS S.A’

NAD+SE+++NESTLÉ INDÚSTRIA LTDA’

LIN+1++6666:VP+555:BP+21:100’

UNT+6+NR123’

UNZ+1+00005

Exemplo de Documento EDIFACT

www.efagundes.com