Na década de 90, participamos de uma economia global onde a distância deixou de ser um fator restritivo para o comércio. Atualmente, o chamado "Comércio Eletrônico" (em inglês, Electronic Commerce), os países ficaram a poucos segundos uns dos outros. Essa vantagem é aproveitada por empresas que possuem uma visão de negócios orientada para aumentar competitividade no mercado. A nível global, as empresas podem trabalhar com os melhores parceiros no mundo, buscando qualidade e preço. Por exemplo, uma empresa americana de brinquedos faz a concepção do produto nos Estados Unidos e envia os dados eletronicamente para um empresa na Itália para o desenho final. Concluído o trabalho, o desenho é enviado eletronicamente para a Alemanha para o projeto de engenharia. Depois do projeto pronto, os dados são enviados eletronicamente para a China, onde os produtos são manufaturados, já que atualmente a China tem um dos menores preços de produção do mundo. Após produzidos, os brinquedos são enviados para os Estados Unidos para distribuição e comercialização.
As empresas que atuam no mercado global utilizam cada vez mais a tecnologia
de troca eletrônica de dados para alcançar uma vantagem competitiva
em relação à sua concorrência. O processo de
informatização nas empresas traz benefícios tangíveis
na lucratividade e em vantagem competitiva. As rede de computadores, tipo
a INTERNET, agilizam o processo de troca de informações entre
as pessoas e empresas. O intercâmbio rápido de informações
é vital para a atuação das empresas em um mercado
global. Analisando o cenário internacional, verifica-se um crescimento
rápido do setor de mercado eletrônico, ou seja, as trocas
de informações comerciais através de computadores.
Em uma projeção da empresa americana BIS Strategic Decisions,
o mercado deve crescer dos atuais US$600 milhões para mais de US$1,2
bilhões em 1998. No mercado britânico, no mínimo 20%
das transações comerciais são processadas através
de transferência eletrônica de dados, segundo a EMAP Business
Publishing. No Brasil, esse mercado começa a ser disputado por várias
empresas, principalmente pelas estrangeiras e pelos bancos comerciais.
Com a globalização do mercado, cada vez mais as empresas
precisam ter alinhamento com as tecnologias e práticas de negócios
internacionais para não perderem a competitividade.
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