Oportunidades do fornecedor e benefícios do cliente
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Os limites do comércio eletrônico não são definidos pela geografia ou fronteiras nacionais, mas sim pela cobertura da rede de computadores. Já que as mais importantes redes são globais no escopo, comércio eletrônico permite que mesmo um pequeno fornecedor atinja presença global e conduza negócios pelo mundo afora.O correspondente benefício do cliente é a escolha global - um consumidor pode selecionar de vários fornecedores em potencial um produto ou serviço desejado, sem se preocupar com a localização geográfica.
Com a interação eletrônica, companhias estão aptas a obter informações detalhadas sobre as necessidades de cada consumidor individual e automaticamente confeccionar produtos e serviços para aquelas necessidades individuais. Isto resulta em produtos customizados comparáveis àqueles oferecidos por fornecedores especialistas mas com um preço de mercado de massa. As revistas on-line encaixam-se neste caso.
Comércio eletrônico geralmente permite as cadeias de fornecimento serem encurtadas em muito. Existem muitos exemplos onde bens são diretamente enviados do fabricante ao consumidor final, sobrepondo o papel do intermediário. O comércio eletrônico não não é o único meio de realizar este tipo de atividade; ela poderia ser feita pelo uso de catálogos, pedidos por telefone, fax ou correios. A finalidade é torná-la prática em termos de custo e defasagem.O caso extremo vem dos produtos e serviços que podem ser entregues eletronicamente, quando a cadeia de fornecimento é eliminada totalmente. Isto tem implicações profundas para a indústria de entretenimento (filmes, videos, músicas, revistas, etc.), para a indústria da informação (inclui-se todas as formas de publicação), e para companhias relacionadas com o desenvolvimento e distribuição de software.
O benefício correspondente do cliente é a capacidade de obter rapidamente o produto desejado, sem estar limitado aos correntes no estoque de fornecedores locais.
Uma das maiores contribuições do comércio eletrônico é a redução no custo das transações. Enquanto o custo de transações envolvendo interação humana é medida em reais, o custo de uma transação similar eletronicamente pode ser reduzida a poucos centavos. Portanto, qualquer processo de negócio envolvendo interações rotineiras entre pessoas oferecem o potencial para corte de custos, o qual pode ser revertido em redução de preços para os clientes. Os bancos brasileiros já descobriram esta regra, entretanto, a redução de custos não se reverteu em redução das (muitas) tarifas cobradas.
www.furnas.gov.br/asist/e-com
Ivan Celestino
de Souza
Renato Woka
Ronnie Paskin