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Oportunidades do fornecedor e benefícios do cliente

Oportunidades do fornecedor
Benefícios do cliente
presença global 
escolha global 
aumento da competitividade 
qualidade de serviço 
customização em massa 
produtos e serviços personalizados 
encurtamento ou eliminação da cadeia de fornecimento 
respostas rápidas às necessidades 
economia substancial de custos 
redução substancial de preços 
oportunidades de novos negócios 
novos produtos e serviços 

Presença global/escolha global

    Os limites do comércio eletrônico não são definidos pela geografia ou fronteiras nacionais, mas sim pela cobertura da rede de computadores. Já que as mais importantes redes são globais no escopo, comércio eletrônico permite que mesmo um pequeno fornecedor atinja presença global e conduza negócios pelo mundo afora.O correspondente benefício do cliente é a escolha global - um consumidor pode selecionar de vários fornecedores em potencial um produto ou serviço desejado, sem se preocupar com a localização geográfica.

Aumento da competitividade/qualidade de serviço

    Comércio eletrônico permite aos fornecedores aumentar a competitividade ao tornarem-se mais próximos dos seus clientes. Como um exemplo, muitas companhias estão empregando tecnologia de comércio eletrônico para oferecer elevados níveis de suporte pré e pós venda, com aumento no nível de informação de produtos, guia de uso dos produtos e rápidas respostas às solicitações dos clientes. O benefício equivalente do cliente é o aumento da qualidade de serviço.

Customização em massa/produtos e serviços personalizados

Com a interação eletrônica, companhias estão aptas a obter informações detalhadas sobre as necessidades de cada consumidor individual e automaticamente confeccionar produtos e serviços para aquelas necessidades individuais. Isto resulta em produtos customizados comparáveis àqueles oferecidos por fornecedores especialistas mas com um preço de mercado de massa. As revistas on-line encaixam-se neste caso.

Encurtamento ou eliminação da cadeia de fornecimento/respostas rápidas às necessidade

Comércio eletrônico geralmente permite as cadeias de fornecimento serem encurtadas em muito. Existem muitos exemplos onde bens são diretamente enviados do fabricante ao consumidor final, sobrepondo o papel do intermediário. O comércio eletrônico não não é o único meio de realizar este tipo de atividade; ela poderia ser feita pelo uso de catálogos, pedidos por telefone, fax ou correios. A finalidade é torná-la prática em termos de custo e defasagem.

O caso extremo vem dos produtos e serviços que podem ser entregues eletronicamente, quando a cadeia de fornecimento é eliminada totalmente. Isto tem implicações profundas para a indústria de entretenimento (filmes, videos, músicas, revistas, etc.), para a indústria da informação (inclui-se todas as formas de publicação), e para companhias relacionadas com o desenvolvimento e distribuição de software.

O benefício correspondente do cliente é a capacidade de obter rapidamente o produto desejado, sem estar limitado aos correntes no estoque de fornecedores locais.

Economia substancial de custos/redução substancial de preços

Uma das maiores contribuições do comércio eletrônico é a redução no custo das transações. Enquanto o custo de transações envolvendo interação humana é medida em reais, o custo de uma transação similar eletronicamente pode ser reduzida a poucos centavos. Portanto, qualquer processo de negócio envolvendo interações rotineiras entre pessoas oferecem o potencial para corte de custos, o qual pode ser revertido em redução de preços para os clientes. Os bancos brasileiros já descobriram esta regra, entretanto, a redução de custos não se reverteu em redução das (muitas) tarifas cobradas.

Novas oportunidades de negócios/novos produtos e serviços

    Além de redefinir mercados para produtos e serviços existentes, comércio eletrônico também fornece a oportunidade para produtos e serviços inteiramente novos. Serviços de suporte, serviços de localização, serviços de contatos, e muitos outros tipos de serviços de informações on-line.
Embora estas várias oportunidades e benefícios sejam bem distintas, elas são de alguma forma interrelacionadas. Por exemplo, aumento da competitividade e qualidade de serviço podem em parte ser derivados da customização em massa, enquanto que o encurtamento da cadeia de fornecimento pode contribuir para reduzir custos e abaixar os preços.

www.furnas.gov.br/asist/e-com

Ivan Celestino de Souza
Renato Woka
Ronnie Paskin