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Escopo do
comércio eletrônico
Comércio eletrônico é caracterizado
pela diversidade e não pela uniformidade. Abaixo temos alguns exemplos
da utilização do comércio eletrônico em diversos
negócios:
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Estabelecimento de contato inicial
-
Troca de informações
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Suporte pré e pós venda
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Vendas
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Pagamento eletrônico (transferência eletrônica
de fundos, cartão de crédito, cheque eletrônico, dinheiro
eletrônico)
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Distribuição, incluindo gerenciamento
e rastreamento de produtos físicos, bem como distribuição
de produtos que podem ser entregues eletronicamente
-
Negócios virtuais - grupos de companhias independentes
que formam um pool de suas competências de forma a oferecer produtos
e serviços que estariam além de suas capacidades individuais
-
Processos de negócios compartilhados que são
operados em comum pela companhia e seus parceiros comerciais
Comércio eletrônico abrange uma grande
variedade de tecnologias de informação, incluindo e-mail,
fax, EDI e transferência eletrônica de fundos. Qualquer uma
destas tecnologias pode ser usada para suportar comércio eletrônico,
com a escolha entre elas sendo determinada pelo contexto.
Há também necessidade de uma estrutura
legal e regulatória muito bem definida que se adeque ao comércio
eletrônico, facilitando as transações eletrônicas
ao invés de impor barreiras. Já que a oportunidade de interação
global é um dos principais pilares do comércio eletrônico,
esta estrutura legal e regulatória deve ter um escopo global.
www.furnas.gov.br/asist/e-com
Inan Celestino
de Souza
Renato Woka
Ronnie Paskin