Autor: Eduardo Mayer Fagundes (eduardo@efagundes.com) Co-autor: Vilmar Pedro Votre
Quem está preparado para competir na economia globalizada? Certamente
nações e empresas que se preocupam com qualidade e preço.
A qualidade se conquista com educação e investimentos em
tecnologia. O preço se viabiliza com processo modernos de fabricação
e comercialização, além de uma infra-estrutura pública
eficiente e uma política fiscal justa. Empresas e governo devem
estar sintonizados para criar condições de competição
na economia globalizada. Através de uma pesquisa com as 100 maiores
empresas dos grupos privado, estatal e estrangeiro operando no Brasil,
analisou-se o estágio de desenvolvimento nas práticas de
comércio usando a troca eletrônica de dados - o EDI: Electronic
Data Interchange. A prática de EDI indica o nível de sofisticação
do comércio entre as comunidades de negócios. Nos Estados
Unidos e Europa essa prática é bastante difundida. A pesquisa
mostra que as empresas estrangeiras estão alinhadas com as práticas
comerciais de suas matrizes. As empresas privadas seguem os passos das
estrangeiras para não perderem a competitividade. E as maiores empresas
estatais já adotam o EDI em suas práticas comerciais. O setor
secundário é o mais desenvolvido, principalmente nas relações
com bancos e fornecedores. Conclui-se que as empresas estrangeiras e nacionais
do setor secundário estão aptas a participar do mercado globalizado
com práticas de comércio eletrônico. A grande maioria
das estatais ainda não estão preparadas para o EDI. Nesta
pesquisa os bancos não foram incluídos.
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