® InfoJur.ccj.ufsc.br

Tecnologias de comunicação de dados para o EDI

From: Eduardo Mayer Fagundes
E-mail: eduardo@efagundes.com
Date: 01 Jun 1997
Time: 23:12:33
Remote Name: 200.246.86.98

Comments
 

Tecnologias de Comunicação de Dados para o EDI

Quando dois ou mais computadores distantes geograficamente são conectados, forma-se uma WAN (Wide Area Network). Nessas conexões estão envolvidos vários componentes de rede tais como: modems, linhas comutadas, linhas dedicadas, multiplexadores, etc.. Tipicamente, as WANs conectam redes locais de computadores entre diferentes cidades, estados e países. Três arquiteturas de redes são conhecidas nesta área: SNA (System Network Architecture) da IBM, o X.25, que é o padrão ISO (International Organization for Standarization) para redes de comutação de pacotes, e o TCP/IP (Transmission Control Protocol/ Internet Protocol), o padrão adotado pela INTERNET. Todas as arquiteturas mencionadas são aderentes ao modelo de referência OSI (Open System Interconnection) da ISO.

Conexões de computadores que estão fisicamente próximos e que utilizam componentes de redes específicos para essa condição são chamados de LAN (Local Area Network). Em geral, as LANs operam em taxas de transmissão de 10 milhões de bits por segundo (10Mbps). Para utilizar essa taxa de trasmissão o cabeamento físico não pode ultrapassar a 500 metros. Existem vários tipos de cabeamento que podem ser utilizados. Cada tipo limita a distância entre os computadores devido à características físicas. As LANs posssem sistemas operacionais de rede (em inglês, NOS - Network Operation System), que são definidos como um conjunto de programas e gerenciadores de arquivos que provêem serviços para microcomputadores e periféricos que estão conectados na rede. Os sistemas operacionais de rede residem em computadores chamados "servidores", que centralizam e controlam os acessos dos microcomputadores, chamados de clientes. Entre os mais utilizados estão o UNIX, o Novell Netware e o Microsoft Windows NT AS.

Sistemas de Tratamento de Mensagens (MHS - Message Handling Systems) fazem parte de uma proposta internacional de padronização para desenvolvimento de sistemas de correio eletrônico. O objetivo é permitir o envio de mensagens para qualquer sistema de computador com o mínimo de conversação a nível de protocolo. O modelo possui vários elementos funcionais que podem ser utilizados em várias configurações físicas. Os serviços de tratamento de mensagens podem ser públicos ou privados. Os públicos denominam-se ADMDs (Administration Management Domain) e os privados PRMDs (Private Management Domain). O serviço ADMD é prestado por uma empresa pública de serviços de telecomunicações e o privado é prestado para usuários de uma mesma empresa. No Brasil, a EMBRATEL possui um serviço chamado STM-400 que funciona como um ADMD e, também, dispõe de um serviço PRMD para usuários remotos que não possuam sistemas de tratamento de mensagens próprios.

Em outubro de 1985, o CCITT (Consultive Committee for International Telegraphy and Telephony) aprovou uma série de recomendações concernentes à definição de um sistema público de mensagens. Um conjunto de recomendações conhecida como série X.400. O modelo apoia-se nas camadas do modelo OSI (Open System Interconnetion) para transmitir as mensagens envelopadas de correio eletrônico e gráficos entre computadores e terminais. Define o endereço eletrônico e formato do envelope eletrônico.

Atualmente, a grande vedete no cenário internacional é a rede de computadores INTERNET. Uma rede de computadores que interliga várias universidades, agências do governo e empresas privadas, através de linhas telefônicas dedicadas ou comutadas. Oferece uma vasta gama de dados e serviços de informações, incluindo os serviços de TCP/IP, facilidades de pesquisa de informações, participação em conferências eletrônicas de um serviço chamado USENET e acesso multimídia em servidores com uma facilidade chamada World Wide Web (WWW). O uso do EDI através da INTERNET está atraindo um grande interesse, principalmente pela concepção aberta da rede. Implementações piloto de EDI através da INTERNET já estão em curso. O INTERNET Engineering Task Force (IETF) tem um grupo de trabalho de EDI que foi estabelecido para estudo da viabilidade técnica de transmitir mensagens de EDI na INTERNET.
 

www.efagundes.com