Informática Jurídica, Direito e Tecnologia
Grupo de pesquisa do CNPQ
Autor: Peter Drucker
Monitora: Greicy Marques
Data: 23/10/2001
* Cita algumas transformações ocorridas no século XIII no mundo europeu: +renascimento do comércio a grandes distâncias, +mudança para Aristóteles como fonte de sabedoria, +com as novas ordens religiosas urbanas, +emergiu-se carreiras de religião como: dominicanos e franciscanos.
* Depois de 200 anos, a próxima transformação foi entre a invenção da imprensa por Gutemberg (1455) e a Reforma protestante de Lutero (1517). Nesta etapa floresceu o renascimento, redescoberta da anatomia e da pesquisa científica.
*A próxima revolução iniciou-se em 1776 – ano da Revolução americana, do aperfeiçoamento do motor a vapor e da publicação de "A riqueza das nações" de Adam Smith.
* Uma das mudanças fundamentais, é que não existe mais uma história ou uma civilização "ocidental", mais sim uma história e uma civilização mundial.
* A revolução que transformou a Idade Média e o Renascimento foi reconhecida através de um escrito – Comentários de Copérnia - somente 50 anos depois.
* A transformação anunciada pela Revolução Americana só foi compreendida e analisada 60 anos depois de ocorrida.
* A nova sociedade pós-capitalista será não socialista e pós-capitalista e seu principal recurso é o conhecimento.
A SOCIEDADE E A FORMA DE GOVERNO PÓS-CAPITALISTA
* Com o início da Revolução Gerencial, os operários da indústria manufatureira começaram a declinar em número e, de forma mais perceptível, em poder e status.
* Atualmente, em nenhum país desenvolvido os trabalhadores tradicionais, que produzem e movimentam bens, irão representar mais que um sexto e um oitavo da força de trabalho.
* Nos países desenvolvidos são os fundos de pensão que controlam cada vez mais o suprimento e a alocação do dinheiro.
* As classes da sociedade pós-capitalista são os trabalhadores do conhecimento e os trabalhadores em serviços.
A PASSAGEM PARA A SOCIEDADE DO CONHECIMENTO
* A sociedade pós-capitalista iniciou-se depois da 2ª guerra mundial.
* Somente com o colapso do Marxismo como ideologia e do Comunismo como sistema que ficou claro a nova sociedade.
* Esta nova sociedade não será uma sociedade anticapitalista, as instituições do capitalismo sobreviverão, embora algumas possam desempenhar papéis diferentes.
* O recurso econômico básico será o conhecimento.
* Atualmente o valor é criado pela "produtividade" e pela "inovação" – que são aplicações do conhecimento ao trabalho.
* O desafio social da sociedade pós-capitalista será a dignidade de sua segunda classe: os trabalhadores em serviços.
FLANQUEANDO A NAÇÃO-ESTADO
*A nação-estado soberana vem perdendo sua posição como órgão único do poder.
* Os países desenvolvidos estão se transformando em sociedades pluralistas de organizações.
* Porém, a nação-estado não irá desaparecer. Ela poderá permanecer como órgão político mais poderoso por muito tempo, mais não será indispensável.
* Por mais de 200 anos, o que mais se previa era a promessa da salvação da sociedade da através do Marxismo.
* O Marxismo fracassou não conseguiu criar um "Novo Homem". Em vez de criar um "Novo Homem", ele fortaleceu o que havia de pior no "Velho Adão": corrupção, ganância e cobiça de poder.
* Já o Comunismo fracassou como sistema econômico, pois criou apenas miséria.
SOCIEDADE, FORMA DE GOVERNO, CONHECIMENTO
*Coloca que, este livro trata da sociedade pós-capitalista, da forma de governo pós-capitalista e de novos desafios ao conhecimento em si.
* Enfatiza que o período em evidência é de transição.
* Salienta que, a sociedade do futuro depende de como os países desenvolvidos irão responder aos desafios do período de transição.
*Em poucas décadas a sociedade se reorganiza – sua visão do mundo, seus valores básicos, sua estrutura
*Comenta sobre a invenção da imprensa (1455) e a Reforma protestante de Lutero (1517), Renascimento, descoberta da América pelos Europeus, Revolução americana.
*Coloca que a nova sociedade será não socialista e pós capitalista e seu principal recurso será o conhecimento – isso significa que ela deverá ser uma sociedade de organizações.
*Ao invés de socialistas e proletários – as classes da sociedade pós-capitalista são os trabalhadores do conhecimento e os trabalhadores em serviços.
*A sociedade pós capitalista não será uma sociedade anticapitalista
*Os principais grupos sociais da sociedade do conhecimento serão os “trabalhadores do conhecimento” – executivos que sabem como alocar conhecimento para usos produtivos.
*O desafio social da sociedade pós capitalista será a dignidade de sua segunda classe: os trabalhadores em serviços. Este trabalhadores carecem de educação necessária para serem trabalhadores do conhecimento.
*A dicotomia será entre intelectuais – preocupados com palavras e idéias, gerentes – preocupados com pessoas e trabalho.
*Por cem anos o conhecimento foi aplicado a ferramentas, processos e produtos – criando a revolução industrial.
*Com o fim da segunda guerra mundial, o conhecimento passou a ser aplicado ao trabalho, resultando na Revolução de produtividade.
O NOVO SIGNIFICADO DE CONHECIMENTO
*Atualmente o conhecimento está sendo aplicado ao próprio conhecimento, é a chamada Revolução Gerencial.
*Conhecimento – único fator de produção – deixando-se de lado o capital e a mão de obra.
REVOLUÇÃO INDUSTRIAL
*Através da Revolução industrial houve a conversão da experiência em conhecimento. Este conhecimento não podia ser aplicado em dezenas de oficinas industriais, ele exigia, concentração da produção sob um só teto.
A REVOLUÇÃO DA PRODUTIVIDADE
*A Revolução da produtividade revelou-se com a aplicação do conhecimento ao trabalho, elevando a produtividade de forma explosiva.
*Taylor iniciou o estudo do trabalho, viu o mesmo que Marx, Bismarck. Porém, notou que o conflito era desnecessário. E tratou de tornar os trabalhadores produtivos, para que os mesmos recebessem salários decentes.
*Tal estudioso afirmava que o maior beneficiário dos frutos deveria ser o trabalhador e não o patrão.
*Buscava motivação na criação de uma sociedade na qual os proprietários e trabalhadores, poderiam ter um interesse comum pela produtividade e construir um relacionamento harmonioso a partir da aplicação do conhecimento ao trabalho.
*Taylor sofreu porque a história provou que ele estava certo e os intelectuais errados. Em parte, ele é ignorado porque o desprezo pelo trabalho ainda está presente.
REVOLUÇÃO GERENCIAL
*A terceira revolução é a revolução gerencial, que consiste em colocar o conhecimento como recurso essencial. Sem terra, mão-de-obra e o capital, a gerencia não pode desempenhar seu papel.
*A gerencia seria a aplicação do conhecimento ao conhecimento. O fato do conhecimento ter passado a ser o recurso, ao invés de um recurso, é que torna nossa socieadade pós-capitalista.
*Em virtude das três revoluções pela qual o conhecimento passou – está uma mudança fundamental no significado do conhecimento.
*Atualmente o conhecimento é informação eficaz em ação, focalizada em resultados. E esses resultados são vistos fora da pessoa.
*A passagem de conhecimento para conhecimentos deu ao conhecimento poder de criar uma nova socieadade.
* Uma organização é sempre será especializada, definida por sua tarefa.
* Tal estrutura é eficaz somente caso concentrar-se em uma tarefa.
*Ex.: de organizações: Hospital – cuida de doentes, Escola – concentra-se em ensino e aprendizagem, Empresa – produz bens e serviços.
A FUNÇÃO DAS ORGANIZAÇÕES
* A função das organizações é tornar produtivos os conhecimentos. Quanto mais especializados forem os conhecimentos, mais eficazes serão. Porém, esses conhecimentos somente se tornarão produtivos se formarem um só conhecimento.
* O trabalho de um especialista não obtem resultados sozinho, somente se juntado ao trabalho de outros especialistas.
* Os trabalhadores do conhecimento precisam ser eficazes. Os mais eficazes querem ser somente especialistas. Para que isso produza resultados é necessária uma organização.
A ORGANIZAÇÃO COMO ESPÉCIE DISTINTA
* Atualmente a organização é ignorada porque esta afeta profundamente o estado, e a sociedade. Os políticos e cientistas sociais ainda assumem que uma sociedade normal é unitária. Porém, a sociedade de organizações é pluralista, sendo assim, esta sociedade é tratada como uma anormalidade.
* Segundo KUHN, são necessários 30 a 50 anos (isto é, até que uma nova geração tenha crescido e assumido) – para que uma realidade seja percebida.
CARACTERÍSTICAS DAS ORGANIZAÇÕES
* Numa organização moderna – nenhum conhecimento classifica-se acima do outro – seria uma organização de iguais.
* A organização moderna precisa ser organizada por uma equipe de associados.
* Uma organização sempre é gerenciada – é preciso haver pessoas que concentram a organização. Em sua missão fazem estratégias para executá-la e definem os resultados. A tarefa deste gerente não é comandar, é dirigir.
A ORGANIZAÇÃO COMO FATOR DESESTABILIZADOR
* A organização é dita como fator desestabilizador, pois sua função é de por o conhecimento para trabalhar, por isso precisa ser organizada para mudanças constantes.
* Existem três metas sistemáticas da organização: aperfeiçoamento de tudo que faz (melhorar o produto e o serviço), aprender a explorar (desenvolvimento de novas aplicações – a partir de seus próprios sucessos), aprender como inovar.
*A sociedade pós-capitalista precisa ser descentralizada, para que as tomadas de decisões sejam rápidas.
A SOCIEDADE DOS EMPREGADOS
* Na sociedade pós-capitalista / sociedade de empregos / sociedade de organizações – empregados são pessoas cuja capacidade para fazer uma contribuição, depende delas terem acesso a uma organização.
* O trabalhador do conhecimento pode necessitar de uma máquina, mais esta não irá dizer o que fazer, muito menos como fazê-lo - sem o conhecimento a máquina será improdutiva.
*Já sob o capitalismo, o trabalhador era totalmente dependente da máquina. Na sociedade de empregados, o empregado e as ferramentas de produção são interdependentes. "a máquina depende do empregado e não o contrário".
* Os trabalhadores da sociedade de empregados possuem consigo os meios de produção – seu conhecimento.
*Na sociedade pós-capitalista, os próprios capitalistas tornaram-se empregados, e não existe mais proletários.
A MÃO-DE-OBRA AINDA É UM ATIVO?
*Há uma determinada reação para acontecimentos idênticos. No caso dos EUA, existe uma tristeza a respeito do declínio da manufatura americana, tendo em vista que esta é igualada ao número de empregos para operários. Para o Japão a reação é oposta, pois o que lhe interessa é o aumento da produção manufatureira.
*Dessa forma, a política dos dois países é radicalmente diferente. Enquanto os EUA estão buscando manufaturas que ofereçam empregos aos operários, os japoneses estão transferindo o trabalho manual em manufatura para fora do país.
*Nos EUA, os empregos em manufatura são vistos como ativo inestimável e no Japão cada vez mais como passivo.
*Os japoneses colocam que os trabalhos manuais enfraquece uma economia desenvolvida.
*Colocam que as pessoas empregadas na manufatura dão um retorno desprezível à sociedade e à economia.
*Os japoneses acreditam ser mais produtivo a criação de empregos manuais no avanço do seu sistema de ensino para que haja qualificação para o trabalho do conhecimento.
QUANTA MÃO-DE-OBRA É NECESSÁRIA – E DE QUE ESPÉCIE?
*Atualmente existe um grande excesso de pessoal nas melhores usinas da U.S.Steel, em virtude do investimento feito através de novos equipamentos.
*Tais usinas são hoje as mais produtivas siderúrgicas integradas do mundo.
*Já as chamadas mini-usinas são de 3 a 4 vezes mais produtivas que a melhor usina integrada, pois estas não precisam executar as operações mais intensivas de mão-de-obra.
*Porém a principal diferença das mini-usinas para a melhor usina integrada, é que o trabalhador da primeira é um trabalhador do conhecimento; aplicando-se o seu conhecimento ao trabalho. Como por exemplo: conhecimento do processo, de química, de metalurgia e de operações de computador.
*A maior necessidade nas próximas décadas será de "técnicos"
*Esses técnicos deverão possuir: alto nível de aptidão, alto grau de conhecimento formal, e alta capacidade para aprender e adquirir conhecimento adicional.
*Esses técnicos são os sucessores dos trabalhadores altamente qualificados.
*O conhecimento transformou-se no recurso chave para todo trabalho.
*A única política a longo prazo que promete sucesso é transformar a manufatura, para que a mesma seje baseada no conhecimento e não na mão-de-obra.
CAPITALISMO SEM CAPITALISTAS
*Há grande importância nas mãos dos investidores institucionais, principalmente fundos de pensão, em países desenvolvidos.
*Não há salvaguardas contra o perigo no que diz respeito ao saque para fins políticos dos fundos de pensão dos funcionários públicos.
*O fundo de pensão são as economias dos empregados de hoje e não devem servir a nenhum outro fim que não seja o futuro financiado dos atuais empregados.
O FUNDO DE PENSÃO E SEUS PROPRIETÁRIOS
*Trata-se de uma instituição essencial em uma sociedade na qual a maioria das pessoas pode esperar sobreviver por muitos anos às vidas profissionais.
*A preocupação é com o papel e a função do capital agora que os investidores institucionais – em especial os fundos de pensão, estão se transformando nas maiores fontes de capital nos países desenvolvidos.
*Cada país estruturará a economia dos fundos de pensão a sua própria maneira. Porém, o capitalismo dos fundos de pensão tornar-se-á o modo universal de propriedade nos países desenvolvidos.
*Os fundos de pensão são "investidores" que controlam enormes capitais e seu investimento. Porém, nem os gerentes que os administram, nem os proprietários, são "capitalistas". O capitalismo dos fundos de pensão é capitalismo sem capitalistas.
O CONTROLE DAS CORPORAÇÕES
*O livro The Modern Corporation and Private Property, de Adolph A. Berle e Gardner Means, foi publicado em 1933.
*Vinte anos depois foi discutida criticamente no livro prática de administração de empresas, que colocava a gerência como uma "curadora", que não é responsável por nenhum grupo ou pessoa. A gerência deveria agir nos "melhores interesses equilibrados".
*Nas grandes corporações americanas entre 1950 e 1980, ocorreu a degeneração para a mediocridade e o mau desempenho, pois o governo não foi responsável perante alguém pelos resultados.
*Nos anos 70 e 80, as corporações passaram a ser gerenciadas exclusivamente para "maximizar o valor do acionista", ao invés de serem gerenciadas "nos melhores interesses equilibrados dos interessados".
*Atualmente, em uma economia moderna, não existe um "lucro", existem apenas custos: custos de um passado e custos de um futuro incerto.
TORNANDO A GERÊNCIA RESPONSÁVEL
*Os fundos de pensão não podem gerenciar uma empresa e nem vender as ações que dela possuem. Eles precisam se certificar de que a empresa está sendo gerenciada.
*Futuramente, irá desenvolver-se aquilo que chamamos de "auditoria empresarial". Ela acompanhará o desempenho de uma empresa e sua gerência em relação ao plano estratégico e a objetivos específicos.
*A auditoria irá capacitar os investidores institucionais, a agirem como proprietários responsáveis, cujo dever é cuidar da propriedade que está sob guarda, as empresas cujos proprietários legais ele representam: os fundos beneficiários dos fundos de pensão.
*Cada vez mais a função do capital será a de tornar o conhecimento eficaz em desempenho da gerência, ao invés de dominá-la.
* Antigamente os trabalhadores do conhecimento e os de serviços eram equivalentes a um terço da força de trabalho, porém, atualmente, tais pessoas representam três quartos da força de trabalho
* É necessário aumentar a produtividade dos trabalhadores do conhecimento e dos trabalhadores em serviços, pois os países desenvolvidos enfrentarão estagnação econômica e severas tensões sociais
*Os trabalhadores poderão ser pagos em conformidade com sua produtividade, e essa produtividade cria riquezas podendo ser pagos os salários
*Caso a produtividade não se elevar, os salários não poderão ser maiores
*Os trabalhadores do conhecimento exigirão bons salários, independentemente de sua produtividade
*A longo prazo, os trabalhadores do conhecimento deverão sofrer um declínio no tocante a sua renda, ao menos se a produtividade crescer
*Numa economia em que a produtividade é pequena, o salário não poderia ser pago acima da riqueza gerada por essa produtividade
* Porém, caso os trabalhadores em serviços forem pagos em virtude de sua produtividade, a diferença entre os salários deles e dos trabalhadores do conhecimento, irá aumentar, e consequentemente criar-se-á sérias tensões sociais
*O trabalho de produção precisa ser replanejado, estudado e restruturado para otimizar sua contribuição. Com isso eleva-se a produtividade em virtude dos novos conceitos e abordagens.
*Taylor salienta que ao estudar a movimentação de areia com uma pá, ele teve a convicção de que a areia precisava ser movimentada. Criando parte dos trabalhos de movimentar as coisas, o ritmo dos serviços é ditado pelas máquinas
*No trabalho de conhecimento a tarefa não é dada, é determinada
*A pergunta "Quais são os resultados esperados deste trabalho?" é vital para tornar produtivo os trabalhadores em serviços e do conhecimento. Entretanto, a resposta desta pergunta não é precisa, pois possuirá opções. Todavia, os resultados precisam ser claros.
QUE ESPÉCIE DE EQUIPE?
*No trabalho do conhecimento e em serviços, busca-se decidir como deve ser organizado o trabalho.
*A maior parte do trabalho humano é feito por equipe, ou seja, para tornar eficaz o trabalho, haverá sempre a dependência para com as pessoas. Como por exemplo: o escritor depende de um editor, de uma gráfica, de uma livraria,...
*Existem três espécies de equipe:
*Exemplo 1: Equipe de beisebal - Nesta espécie, todos participam da equipe, mas não atuam em equipe. Nesta, os jogadores ocupam posições fixas, podendo exercer tarefas específicas. Seu desempenho pode ser medido e eles podem ser treinados para cada tarefa
*Exemplo 2: Equipe de futebol - Há necessidade de um condutor ou um técnico, e sua palavra é lei. Possui grande flexibilidade caso a partidura for clara.
*Exemplo 3: Equipe de dupla de tênis, Conjunto de 4 ou 5 executivos: O conjunto constitui o "Gabinete doPresidente". Esta terá que ser pequena. Os participantes tem posição "preferida" ao invés de fixa eles se cobrem mutuamente e se adequadam as forças e fraquezas. Esta equipe bem equilibrada é mais forte do que todas, pois usa a força de cada membro, ao mesmo tempo que minimiza as fraquezas de cada um
*Os três tipos de equipe não podem juntar-se, devendo ser "puras"
*A mudança de um tipo de equipe para outra é muito complicado, pois afeta relacionamentos humanos antigos. E qualquer mudança na natureza do trabalho, poderá exigir mudança na equipe
*O aperfeiçoamento da produtividade dos trabalhadores do conhecimento e em serviços se tornará eficaz somente depois de escolhido o tipo de equipe. Porém, a equipe certa não garante a produtividade, mais a equipe errada destrói
NECESSIDADE DE CONCENTRAÇÃO
* No trabalho do conhecimento e na maior parte dos trabalhos em serviços, onde a máquina é servidora do trabalhador, a produtividade requer a eliminação de quaisquer atividades que não contribuem para o desempenho
*Os trabalhadores do conhecimento devem sempre responder a estas perguntas: Esta atividade é necessária a sua tarefa principal? Ela contribui para o seu desempenho? Ela ajuda a executar seu trabalho? . Caso a resposta for negativa, o procedimento deve ser considerado superfluo e abandonado
*Pré -requisitos para a produtividade no trabalho do conhecimento: definir desempenho, determinar fluxo adequado do trabalho e nos resultados
*Taylor é criticado por não perguntar aos trabalhadores como executar o trabalho, ele lhes dizia como fazê-lo. Lenin e Stalin também não consultavam as massas. Freud nunca perguntou aso pacientes o que eles achavam de seus próprios problemas
*O conhecimento exige aprendizado contínuo porque ele está mudando constantemente.
*A melhor maneira do aprendizado ser mais produtivo é ensinando seu próprio trabalho. E para que a produtividade seja aumentada, a sociedade pós-capitalista precisa se tornar uma organização de aprendizado
REESTRUTURANDO ORGANIZAÇÕES
*Para o aumento da produtividade dos trabalhadores do conhecimento, será necessário a reformulação da equipe, as organizações terão muito poucas posições de comando
*A liderança muda de acordo com as circunstâncias e essa liderança irá ser independente do "posto" de cada membro
*Em consequência, surgirá problemas de motivação, premiação e reconhecimento
O CASO DA TERCEIRAZAÇÃO
*Em muitos casos, para a obtenção da produtividade, os trabalhos serão contratados fora da organização que recebe os serviços
*A terceirização seria a necessidade de tornar produtivos os trabalhadores em serviços
* Exemplo: No hospital, os médicos são os mais valorizados, pois concentram-se nos cuidados com os pacientes. Entretanto, não se dá muita importância aos trabalhos de manutenção, de apoio e burocráticos - apesar de representarem metade dos custos do hospital
*A terceirização é a contratação de organizações independentes, que concorrem entre si e são remuneradas por sua eficácea em tornar mais produtivos os trabalhos
EVITANDO UM NOVO CONFLITO DE CLASSES
*É necessário o aumento na produção dos trabalhadores em serviços para evitar o conflito de classes entre os trabalhadores do conhecimento e os trabalhadores em serviço
*Há o risco da sociedade pós-capitalista vir a se tornar uma sociedade de classes, a menos que os trabalhadores em serviços consigam boa remuneração
*Atualmente enfrentamos uma nova desordem mundial, pois a ordem mundial de hoje está indo embora, enquanto a outra não emergiu
*Os últimos 400 anos de história foram séculos de Nação-Estado
*Aquilo que todos sabem é verdade, mais é uma verdade paradoxal, pois os grandes movimentos políticos foram todos tentativas para ultrapassar a Nação-Estado e substituir por um sistema político transnacional – seja um império colonial ou um superestado europeu
*Na Europa, esses 4 séculos foram dominados por sucessivas tentativas de estabelecimento do superestado trasnacional
*A Espanha desistiu de dominar a Europa 100 anos depois, quando havia se arruinado economicamente e militarmente
*Depois a França, porém desistiu 75 anos depois, financeira e espiritualmente exaurida
*O Japão também tentou construir um Império colonial, porém tornou-se uma Nação-Estado. Tentou criar um superestado asiático
*A Nação-Estado surgiu da reação a impulsos transnacionais
*A Espanha lançou a 1ª campanha pelo domínio da Europa, a 1ª tentativa de unificá-la sob a soberania espanhola
*A maioria das mudanças na estrutura política da Nação-Estado européia foram causadas por tentativas semelhantes de dominar a Europa e substituir a Nação-Estado por um superestado
*A negligência em relação ao Império e ao superestado é que nenhum deles desenvolveu instituições
*Os Impérios coloniais eram nações-estados com possessões coloniais
*O domínio britânico na Índia deu origem a classes das pessoas biculturais educadas nas melhores universidades inglesas, não apegaram-se ao Império, nenhum tentou encontrar solução constitucional para preservar a comunidade cultural do Império
*Ao contrário, foram dedicadas e inflexíveis pela independência indiana
*Com a dissolução do Império Soviético, não há praticamente sentimento algum pró-império, nem um partido ou movimento nestes termos. A resistência tem sido em nome do nacionalismo
*Há uma incapacidade dos impérios coloniais tornarem mais que abstrações administrativas, de se tornarem sociedades políticas, e caracteriza-se por ser paradoxal diante da naturalidade como eles se formam
*As batalhas que os franceses tiveram que lutar para o estabelecimento de seu império no Sudeste da Ásia e África envolveram menos soldados que a França quando designava conflitos insignificantes na fronteira da Europa
*Muitas vezes quando a potência européia mostrava sinal de fraqueza, o Império ruia e se dividia em nações-estados, o mesmo ocorreu com o Japão
*Os impérios modernos careciam de poder de integração
*Houverão 3 tentativas para a criação de um superestado europeu, com o acompanhamento de uma ideologia de forte apelo: a de Napoleão – ideologia da Revolução Francesa, a de Hittler – ideologia do anti-semitismo e a de Stalin – pela ideologia do socialismo-marxista
*Todas as tentativas fracassaram em sua capacidade para converter os estados conquistados em estrutura política
*Nos últimos anos a Nação-Estado transformou-se em Megaestado
AS DIMENSÕES DO MEGAESTADO
*Em 1870, estava por toda parte, até mesmo na Áustria, que passou a se tornar Áustria-Hungria (1 federação com 2 nações-estado)
*Um século depois, a Nação-Estado transformou-se em Megaestado
*O Megaestado afirma somente aquilo que o Estado lhe permite possuir
*O Estado de Bodin (1870) tinha como primordial função – a manutenção da sociedade civil
*O Megaestado obscureceu a distinção entre Guerra e Paz – ao invés de paz existe “Guerra Fria”
O ESTADO AMA-SECA
*1º passo em direção ao Megaestado: invenção do Estado do Bem-Estar social por Bismarck, depois de 1880
*Bismarck tinha como objetivo combater a maré socialista e reagir à ameaça de uma guerra de classes. Antigamente o governo era visto como uma agência política
*Bismarck tranformou-o em agência social. (criando seguro saúde, seguro contra acidentes industriais, pensões para a velhice
*Nos anos 20 e 30, os comunistas tomaram posse das instituições sociais
*A última dos Estados de Bem-Estar Social foi a Declaração de Direitos dos Combatentes Americanos – Esta deu a cada veterano meios para frequentar um curso superior (oferecimento de dinheiro para que optassem por estudar)
O ESTADO COMO SENHOR DA ECONOMIA
*No final do século XIX, houve a transformação da Nação-Estado para a Agência econômica
*Invenção a regulamentação governamental dos negócios e a propriedade governamental das novas empresas, nos EUA.
*No século XIX, poucas pessoas acreditavam que o governo pudesse gerenciar a economia
*A maioria dos economistas acreditava numa economia estatal “auto-regulada”, depois de abolida a propriedade privada
O ESTADO FISCAL
*A partir das 2 guerras mundiais houve a transformação da Nação-Estado em Estado-Fiscal
*Com o término da 2ª guerra mundial, os países desenvolvidos e muitos em desenvolvimento se tornaram Estados-Fiscais – ou seja, todos passaram a acreditar que não há limites para aquilo que ele possa gastar
*Porém, as receitas eram limitadas, operando sob fortes restrições, impossibilitando que o governo agisse como agência econômica
*Antes de 1914, ninguém falava em buracos fiscais, pois supunha-se que tudo pertence aos indivíduos, com exceção da parte transferida do governo
*A expressão – buraco fiscal, significa que tudo pertence ao governo, menos o designado para ficar com o contribuinte
*A parte pertencente ao contribuinte só pode ser retido porque o governo permite que o façam
O ESTADO DA GUERRA-FRIA
*O Estado da Guerra-Fria foi a última das mutações que criaram o Megaestado
*Pelas condições da tecnologia moderna, defesa significa uma sociedade permanente de tempo de guerra, ou seja, significa o Estado da Guerra-Fria
*O presidente Woodrow Wilson (1856-1924), considerou a Guerra-Fria como motivo de sua proposta de uma Liga das Nações (organização permanente para a monitoração dos armamentos nacionais)
*Por volta de 1960, o Megaestado tornou-se realidade política em todos os aspectos: agência social, senhor da economia, estado fiscal e em outros países como Estado da Guerra Fria
A EXCEÇÃO JAPONESA
*A única exceção é o Japão, que não adotaram o Estado da Guerra Fria
*Pela teoria política, o Japão é dito como um país – estatista
*Ele tem um serviço social grande, trabalha próximo às grandes empresas
*Desde a 2ª Guerra Mundial, o Japão é o país no qual o governo desempenha o papel mais controlado. O governo neste país funciona como um guardião
*Com exceção deste Estado, o movimento em direção ao Megaestado foi universal
O MEGAESTADO DEU CERTO?
*Para o totalitarismo, nazismo ou comunismo, foi um fracasso total
*Deu certo em termos militares para a URSS.
*O ônus econômico e social do aparato militar cresceu ao ponto de se tornar insuportável, contribuindo para o colapso do comunismo e todo o Império Soviético
*O maior fracasso foi como Estado-Fiscal – pois não conseguiu redistribuir a renda
*Atualmente o país mais igualitário é o Japão: maiores no aumento da produtividade e menores nas tentativas de redistribuição através da taxação
*O único resultado do Estado-Fiscal tem sido o oposto daquilo que ele prega: os governos nos países desenvolvidos tornaram-se gastadores, sendo incapazes de aumentar seus gastos numa recessão
*Outro princípio básico que não mostrou ser válido, pois dizia uma crença das teorias Keynesiana e pós-Keynesiana que a arrecadação de impostos é o que importa. Porém, nos últimos 40 anos, provaram que o que está sendo taxado tem a mesma importância do quanto é o imposto
O ESTADO DAS VERBAS POLÍTICAS
*O Estado-Fiscal transformou-se em “estado de verbas políticas”
*Se a preparação do orçamento começa com os gastos, não existe disciplina fiscal
*Os gastos governamentais tornaram-se meios para os políticos comprarem votos
*Uma parcela do orçamento dos EUA é gasta com subsídios para pequenos grupos de eleitores
*Não há proporção real dos gastos governamentais nos EUA sem nenhum interesse político
*Joseph Schumpeter alertou que o Estado-Fiscal acabaria destruindo a capacidade do governo de governar
*15 anos após, Keynes colocou o Estado-Fiscal como grande libertador – sendo que, o Estado Fiscal não mais limitado com restrições aos seus gastos, governaria com eficácea
*Atualmente sabemos que Schumpeter tinha razão
*O Megaestado foi melhor na esfera social, porém não o suficiente para ser aprovado
*Nenhum programa dirigido pelo próprio governo tem dado certo
*As políticas sociais com maior sucesso tem sido aquelas em que os governos “contratam serviços externos”
*Atualmente, aplica-se o que aprendemos a 40 anos atrás com a Declaração dos Direitos dos Combatentes Americanos. O governo fixa regras, estabelece padrões, mais não executa
ESTADO DA GUERRA FRIA – FRACASSO OU SUCESSO
*O Estado da Guerra Fria possibilitou que se evitasse uma grande guerra global
*A corrida armamentista tornou possível o controle de armamentos. Resultado: longo período sem guerras entre as grandes potências
*Os quase 50 anos a partir de 1945 – durante os quais nenhuma grande potência lutou contra outra. Constitui um recorde
*O Estado da Guerra Fria se pudermos dizer que evitou a 3ª Guerra Mundial, então o mesmo poderá ser considerado um sucesso: o único do Megaestado
*Entretanto, esse sucesso acabou se transformando em fracasso, econômico e também militar
*O Megaestado chegou num beco sem saída, e não há mais como voltar a Nação-Estado, como querem os neo-conservadores da escola Austríaca.
*As organizações devem possuir responsabilidade social pelo limite de seu poder, porem, não devem colocar em risco a capacidade de desempenho
*Essas organizações deverão ser construídas sobre a responsabilidade de dentro, não sob o poder, comando e controle
ONDE O CERTO SE TORNA ERRADO
*Nos anos 30, Lewis foi considerado o 2º homem mais poderoso dos EUA
*O presidente Roosevelt alertou-o para que pensasse no interesse nacional e acabasse com tal greve, porém Lewis recusou
*E colocou para o presidente dos EUA que ele é pago para cuidar dos interesses mineiros
*Lewis colocava que “se for bom para o trabalhador” – “acaba sendo bom para o país”
*Por isso, vale salientar que, para que haja desempenho, uma organização e seu pessoal precisam acreditar – como Lewis – na sua própria tarefa especializada, que é a mais importante da sociedade
*As empresas precisam acreditar que, nenhum produto ou serviço é tão vital para a economia e comunidade quanto o produto ou serviço que “nossa empresa” produz e entrega
*Tais empresas precisam ser egoncêntricas. Elas cumprem as tarefas da sociedade
O QUE É RESPONSABILIDADE SOCIAL?
*Cada organização é boa em somente uma tarefa, sendo tal requisito que a torna com capacidade de desempenho
*As organizações somente prejudicarão a si mesmas e à sociedade, se se dedicarem a tarefas que não são suas
*Como por exemplo: As escolas americanas fracassaram na tentativa de realizar a integração racial
*O desempenho econômico é a primeira responsabilidade de uma empresa, pois sem ele a empresa não pode cumprir nenhuma outra responsabilidade
*Responsabilidade social é o impacto da organização sobre a sociedade
*Podemos exemplificar: congestionamento de tráfego que seus horários de trabalho provocam nas ruas das cidades
*Porém, é irresponsabilidade de uma empresa aceitar responsabilidade que comprometam a capacidade para desempenhar sua tarefa
O PODER E AS ORGANIZAÇÕES
*As organizações não devem estar preocupadas com o poder político para si mesmas
*Elas devem preocupar-se com coisas que as beneficiem, que as capacitem a realizar melhor o trabalho
*As organizações distintas operam em cooperação e não competição
*Cada uma é fornecedora e cliente de outra
*É um dano imensurável quando uma organização tenta obter o poder político
*Podemos exemplificar: o exército, que tomou o poder com o apoio popular. Porém, quando deixaram o poder, os mesmos tornaram corruptos, desacreditados e desmoralizados. Sua instituição estava também destruída
*Comenta que o sindicato é a organização mais próxima à política na sociedade das organizações
*O sindicato só irá prosperar com o apoio governamental, sendo que, muitas conquistas sindicais foram conseguidas através da legislação
*A organização possui muito poder social. E é através deste poder que tais instituições contratam, demitem, atribuem trabalhos
*O poder somente deve atuar quando for necessário ao cumprimento de uma função
*O exercício do poder legítimo deve ser protegido contra abusos de poder
*A organização do conhecimento deve ser baseada não em poder, em responsabilidade
DO COMANDO À INFORMAÇÃO
*A partir de 1970, a informação transformou as organizações. Caracteriza-se como sendo parte estrutural e orgânico.
*Essa transformação significa a eliminação da maior parte das camadas gerenciais
*Porém, atualmente a organização não se baseia apenas na informação, mais também na responsabilidade
*A organização baseada no conhecimento, caracteriza-se no fato de que os superiores não conhecem o trabalho dos subordinados, pois nunca estiveram em seu lugar
*Podemos exemplificar: O cirurgião sabe com que o anestesista deve contribuir, embora não possa lhe dizer como fazer seu trabalho
DA INFORMAÇÃO À RESPONSABILIDADE
*Nesta organização baseada no conhecimento cada um responsabiliza-se pelo alcance de seus objetivos
*Consequentemente, todos os integrantes da “equipe” devem definir seus objetivos e assumir responsabilidades
*Deve haver também a responsabilidade de todos os membros para comunicar os objetivos pretendidos aos colegas de trabalho
*É responsabilidade de todos a certificação de que seus objetivos encaixam-se nos objetivos pretendidos aos colegas de trabalho
FAZER DE CADA PESSOA UM CONTRIBUINTE
*No tocante as organizações, trocou-se os termos comando e controle para responsabilidade e contribuição
*A tarefa da gerencia na organização é fazer de cada indivíduo um contribuinte, e não um chefe