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Formação de adolescentes e adultos conscientes.

Luiz Roberto Nascimento

Tomo a iniciativa de escrever sobre este tema, a partir de experiência de convite, a
meus filhos, a participar de uma atividade logosófica do Setor Aberto, com o tema
Convivência Humana, acontecida numa manhã de meados de 1997. O objetivo era colocar
adolescentes, entre 14 e 18 anos, em contato com o tema, sendo que os Docentes(pois a
Fundação Logosófica é uma Escola que estuda o Interno dos seres, através da Superação e
Auto-Aperfeiçoamento por intermédio de conhecimentos transcendentes e dos
pensamentos(próprios e alheios), dariam o seguinte desenvolvimento:

a)Inicialmente apresentariam algumas normas de conduta durante o encontro;
b)A seguir dariam suas compreensões a cerca de quais foram seus estudos e vivências sobre a
Convivência Humana e seus diversos aspectos da vida de relação(Família, Escola, Colegas,
Namorados, Trabalho e Sociedade em Geral);
c)Capacitariam os participantes no exercício da fala em público, sejam Adolescentes
Freqüentadores desta Atividade Logosófica ou sejam os Adolescentes Convidados;
d)Para encerrar, apresentariam as melhores colocações frente aos mais diversos assuntos e
dificuldades apresentadas normalmente pelos adolescentes.

A primeira referência do criador da logosofia, para apresentar uma abordagem
transcendente, pode-se transcrever o artigo de jun/1944 publicado na Revista de Logosofia,
cujo título é Los Problemas de la Juventud, que traz em seu primeiro parágrafo:?Das etapas
da vida corrente, existem duas que, por serem as formativas do caráter e preparatórias do
espírito para a luta, merecem a mais acentuada preocupação por parte dos pais e professores
que têm a seu cargo a tarefa de educar as gerações jovens:a infância propriamente dita, que
alcança até os doze anos e a juventude, que partindo da adolescência se interna na vida por
volta dos vinte e cinco anos, em cuja oportunidade haverá de exigir como dever iniludível o
respectivo aporte de cultura, capacidade e iniciativa humana. É uma verdade inegável que a
educação da infância e juventude tem sido visivelmente descuidada em quase todos os povos
do mundo, ainda quando geralmente se pensa que nas escolas o aluno recebe educação
suficiente e que cumprido os programas de estudo tenha completado sua preparação? .

Para mim seria de suma importância, que todos os adolescentes de meu circulo de
amizade pudessem avaliar como outros adolescentes estão tentando superar suas dificuldades e
deficiências psicológicas, não tenho conseguido tal intento, pela propensão ao fácil, que é
tratado, às páginas 180 do livro de Carlos B.G.Pecotche-DEFICIÊNCIAS E PROPENSÕES
DO SER HUMANO, assim: ?O escasso exercitamento da faculdade de pensar faz com que o
ser, por gravitação de sua própria inexperiência mental, se incline para o fácil. Exemplo disto
o temos no indivíduo que, acossado por algum problema, assunto ou situação que o preocupa,
corre habitualmente em busca de alguém que o resolva, livrando-se assim do esforço que a
circunstância lhe exige; isto quer dizer que se vale da mente alheia, não da própria, para sair
da situação. Esta propensão debilita a vontade, pois inibe o ânimo e detém o pronunciamento
de qualquer determinação que implique incorporar uma atividade maior ou mais importante
do que se cumpre ordinariamente?.Tal propensão fica evidente, pois os adolescentes deixam de
participar de Reuniões Logosóficas, uma vez que acreditam em alguns pressupostos: a)levantar
um pouco mais cedo; b)estar submetido a um ambiente escolar; c)iriam expor suas
individualidades publicamente e d)temor ao desconhecido.

Pontualmente colocaria as avaliações destes impressões equivocadas:

a)Levantar Cedo: A propensão ao fácil ataca todo ser humano que quer realizar algo
mais não quer fazer esforço algum, como é tratado no trecho acima, quando trata da
Propensão ao Fácil, pois se quisermos atingirmos qualquer objetivo na vida material ou
transcendente(permanente), haveremos de fazer algum esforço ou mesmo sacrifício, como
pode ser interpretado na linguagem corrente;

b)Estariam Submetidos a Ambiente Escolar: Pode-se refutar tal argumentação, pois no
estudo logosófico não existem professores, todos somos estudantes, apenas existem alguns com
mais tempo de estudo e realizações que buscam apresentar aos iniciantes ou menos capacitados
a levar suas experiências felizes, e até tropeços, durante as resoluções de problemas e
dificuldades que se apresentam na vida, apoiados na Pedagogia Logosófica que ao mesmo
tempo que ensina faz feliz, uma vez que utiliza-se do afeto para levar elementos que possam
ser captados pela via sensível de cada ser humano;

c)Iriam Expor sua Individualidade Publicamente. Inicialmente gostaria de trazer o que
diz o criador da logosofia Carlos Bernardo Gonzalez Pecotche em BASES PARA TUA
CONDUTA-8ªEd.Logosófica-1989-pag.24 ?Sê discreto e expressa teu pensamento só quando
domines inteiramente um assunto. Quem fala do que não sabe se diminui ante os demais.
Evita, pois, que se forme um pobre conceito de ti, visto que, depois, te custará muito a elevá-
lo?.Pelo ensinamento apresentado, pode-se depreender que é necessário, em todos os ambientes
freqüentados, há que se guardar sigilo da intimidade, pois é algo que só compete a cada ser o
exame de sua correção ou não, sempre de acordo com os recursos e conhecimentos que possua
para avaliação de postura. No entanto, num ambiente público há que se utilizar ?figuras de
linguagem? para colocar em julgamento sua própria ação ou mesmo de um outro conhecido;

d) Temor do Desconhecido: Esta não é uma prerrogativa exclusiva dos adolescente, se
não de todo o ser humano. Isto deve-se ao fato da falta de conhecimento e incapacidade de
acercar-se de ?ensinamentos? e de experiências felizes no passado para que possa resolver
qualquer dificuldade que se apresente pela frente. Em outras palavras, por mais conhecimento
que se tenha sempre haverá algo que desconhecemos, sendo assim devemos estar preparados
para utilizar as experiências anteriores como em caso de deparar com algo novo e jamais
enfrentado, procurar na mente todos os conhecimentos suficientes para resolvê-lo ou mesmo
encaminhar a solução através da busca de resposta em outra fonte que não seja em nossas
mentes.

A referida preparação da vida adulta, com uma conduta ilibada e reta, não é apenas uma
condição dos estudantes de logosofia, pois é inegável a evolução do ser humano desde sua
idade mais tenra até 11/ago/1930(data da criação da Ciência Logosófica que primeiro tratou do
Processo de Evolução Consciente), processo este que dá condição de revelar aos seres
humanos, entre outras, o conhecimento dos pensamentos e das deficiências humanas que
dificultam a Convivência Humana.

Sobre as Deficiências apresenta-se no DEFICIÊNCIAS E PROPENSÕES DO SER
HUMANO-pag.18: ?A Logosofia denomina assim o pensamento negativo que, enquistado na
mente, exerce forte pressão sobre a vontade do indivíduo, induzindo-o, continuamente, a
satisfazer seu insaciável apetite psíquico?.

Já sobre os pensamentos podemos trazer da pag.63 de MECANISMO DA VIDA
CONSCIENTE-8ª Ed.Logosófica-1989 ?Os pensamentos são, para a Logosofia, os agentes
essenciais da existência humana. Superados, convertem-se em verdadeiras potências do
espírito. Havendo consciência disto, não perigará jamais o equilíbrio nem a estabilidade
psicológica do indivíduo, que, defendido das desagradáveis complicações próprias dos
estados mentais inferiores, saberá também esgrimir melhor suas defesas contra o complicado
jogo dos pensamentos que povoam os ambientes nos quais alterna sem temer os perigosos
enlaces com as idéias enganadoras e os pensamentos do vulgo?

A preparação do adolescente para fase adulta, pressupõe a responsabilidade que tem os
pais, professores e amigos mais chegados, de inicialmente não se esquecerem das dificuldades
de relacionamento com o Mundo Adulto quando tinham a mesma idade, bem como a conduta
reta e exemplar, pois também é comum o dito popular Faça o que eu digo e não faça o que eu
faço. Ouvi recentemente que um pai falava ao filho a respeito da diferença entre verdade e
mentira, sendo que sempre deveria ser dita a verdade a qualquer custo, no entanto minutos
depois ao tocar o telefone, disse ao filho:

-Se for aquele amigo chato diga que não estou?!?!?
Pensem o que pode ter ocorrido com a mente daquele jovem rapaz! Assim devemos
pautar nossa conduta de acordo com os conceitos de vida que possuímos dentro de nós, para
que possamos, a partir de cada núcleo familiar, melhorar a totalidade da sociedade. Caso não
tenhamos corretamente conceitos firmes e de boa índole dentro de nós adultos, é nossa
responsabilidade acercar-nos de fundamentos superiores a tom com a concepção divina dos
seres humanos.De outro lado há que se propiciar a nossos filhos conceitos superiores e defesas
mentais para enfrentamento das dificuldades de relacionamentos sociais com inteireza e que
nada seja feito que se arrependa no futuro.

Se alguém me perguntasse: É só na Logosofia que se aprende a ter uma boa conduta?
Sem titubear responderia: Certamente os Jovens e Adolescentes freqüentadores dos núcleos de
estudos correspondentes espalhados pelo mundo, não seriam capazes de: Atear fogo num SER
HUMANO; Praticar atos de Vandalismo contra patrimônio público ou privado; Prática de
?Surf? nos Ônibus e Trens; Promiscuidade Sexual; Abuso de Tóxicos e Bebidas Alcoólicas;
Assaltar, Tirar?Racha? e Fazer ?Cavalo de Pau? em vias públicas, Praticar ?Roleta
Russa?com Arma de Fogo(Todas essas atividades praticadas por jovens de classe média em
todo o mundo, como o grupo de adolescentes de Brasília que ?assassinou?o índio Pataxó e
dos Estados Unidos, que ?assassinou?recentemente um entregador de pizza).
Gostaria de encerrar trazendo o trecho do livro DIÁLOGOS, do criador da Logosofia,
que à pag.173 traz: ?Existe um ser a quem todos, sem exceção, têm esquecido; ainda que tenha
sido recordado uma vez ou outra, foi de forma circunstancial, mas essa recordação fugaz não
preenche o objetivo que vou assinalar, razão pela qual me sinto movido a declarar seu geral
esquecimento. Esse ser é a criança que cada um foi, que nos brindou os melhores dias da
existência e a quem, poderíamos dizer, devemos grande parte do que agora somos?.

Para os interessados em obter maiores informações sobre estes e outros assuntos
transcendentes, poderão dirigir-se à FUNDAÇÃO LOGOSÓFICA, pessoalmente ou por
carta, à R.Cel.Oscar Porto, 818-CEP 04003.004-Paraiso-SP-tel.(011)885-1476, que promove
palestras e/ou reuniões mensais, bem como nos dias 23 a25/Nov/98 promoverá o Curso
MELHORES PAIS MELHORES FILHOS, ou então visitem nosso site
http://www.logosofia.org.br
São Paulo, 22 de Outubro de 1998

Adm.Luiz Roberto Nascimento
Trav.Aldo Della Maggiori, 80-Sta.Ines-tel.203-3971
02415.115-S.Paulo-SP-Cel.(011)939-1208
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