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A erradicação do binômio fornecedor-consumidor
na busca do equilíbrio contratual
Robson
Zanetti*
O Código de Defesa do
Consumidor utiliza metodologicamente a qualidade dos contratantes para
estabelecer quem é o destinatário final nas relações contratuais de consumo,
porém, ele mostra ser impreciso (I) também na doutrina e jurisprudência.
Como
ensinava Aristóteles, a justiça comutativa não leva em conta a qualidade das
partes e sim o equilíbrio que deve estar presente nas prestações dos
contratantes. [01] Desta forma, adotando esta teoria milenar de
aplicação geral, a utilizaremos como método de proteção dos contratantes no
Código de Defesa do Consumidor (II) para que se atinja o equilíbrio entre
direito e obrigações contratuais, abandonando-se o binômio
fornecedor-consumidor.
I
– A inadaptação do método de proteção do consumidor
Além
do objeto representado por bens ou serviços (A) que devem estar presentes nas
relações contratuais de consumo, o legislador organiza a proteção contratual
criando duas categorias diversas de contratantes: o fornecedor (B) e o
consumidor (C). A qualidade das partes se apresenta como um fator determinante
para caracterização das relações de consumo. Se não existe uma das partes, não
existe relação de consumo.
A)
O objeto da relação de consumo
A
noção de relação contratual de consumo envolve grande de bens (a) e serviços
(b).
a)Bens
O
parágrafo primeiro do Código de Defesa do Consumidor fala em produto como
objeto das relações de consumo, porém, preferimos utilizar o termo bens tendo
em vista que estes têm uma amplitude maior que aquele.
Os
produtos podem ser qualquer bem, móvel ou imóvel, material ou imaterial (§1º,
do art. 1º do CDC).
Os
bens podem ser objeto de consumo quando forem adquiridos pelo destinatário
final e não pelo destinatário intermediário.
b)Serviços
O
Código de Defesa do Consumidor, segundo estabelece o art. 3º, §2º, se aplica
também aos serviços, considerando serviço " qualquer atividade fornecida
no mercado de consumo, mediante remuneração, inclusive as de natureza bancária,
financeira, de crédito e securitária, salvo as decorrentes das relações de
caráter trabalhista ".
Os
serviços podem ser de natureza material, como os serviços de dedetização e/ou
intelectual, cuidados médicos quando fornecidos aos destinatários finais.
Não
são incluídos como serviços os prestados pelo próprio Estado e remunerados a
título de tributos " tributos " em geral, ou " taxas " e
" contribuições de melhoria", tendo em vista sua natureza tributária.
Os serviços públicos onde não existe uma remuneração específica estão excluídos
do regime jurídico das relações de consumo [02], assim ocorre com o
serviço de saúde, educação, fornecimento de água e esgoto [03],
iluminação pública, [04] por exemplos. Estes serviços são conhecidos
por próprios ou Uti universi, sem possibilidade de identificação dos
destinatários.
Os
serviços impróprios ou Uti singuli podem ser prestados por órgãos da
administração pública indireta ou, modernamente, por delegação, como dispõe
sobre a concessão e permissão dos serviços públicos. Esses serviços são
remunerados por tarifa ou preço público e estão sujeitos ao Código de Defesa do
Consumidor [05]. Neste caso podemos citar como exemplos: o
fornecimento de água, energia elétrica e transporte.
Também,
a multa diária não deve ser considerada um serviço, tendo em vista sua natureza
processual, no sentido de obrigar alguém a fazer ou deixar de fazer algo. Não
se aplica o CDC aos serviços realizados pelo perito judicial, não sendo
possível a exigência de orçamento prévio. [06]
É
discutível se o Código de Defesa do Consumidor se aplica as relações
locatícias, sobretudo de imóveis, onde neste caso, o posicionamento do Superior
Tribunal de Justiça se mostra contrário, porém, parece difícil sustentar este
posicionamento quando ampliamos a noção de serviços a locação de veículos.
A
análise da prestação de serviços deve ser feita de forma real e não formal,
assim, o Superior Tribunal de Justiça entendeu que não basta o consumidor ser
rotulado de sócio e formalmente anexado a uma Sociedade Anônima para que seja
afastado o vínculo de consumo, quando evidenciada a administração de recursos
de terceiros. [07]
B)
O fornecedor
O
artigo 3º do Código de Defesa do Consumidor define o fornecedor como "
toda pessoa física ou jurídica, pública ou privada, nacional ou estrangeira,
bem como os entes despersonalizados, que desenvolvem atividades de produção,
montagem, criação, construção, transformação, importação, exportação,
distribuição ou comercialização de produtos ou prestação de serviços ".
A
qualidade de fornecedor é muito importante para que haja um maior equilíbrio
nas relações de consumo, pois, aumentando-se o número de fornecedores (1)
teremos uma aplicação maior da justiça comutativa, já que esta não é baseada na
qualidade das partes. A definição de fornecedor passa pelo estudo no que seja
uma atividade profissional (2).
1
– Uma diversidade de fornecedores
Através
desta definição percebe-se que o conceito de fornecedor ultrapassa aquele de
empresário (i) e dos operadores privados (ii ).
i)Além
do status de empresário
O
fornecedor pode ser uma pessoa física ou jurídica, não importando seu porte. A
qualidade de fornecedor não se esgota na qualidade de empresário. A qualidade
de empresário desaparece em proveito daquela mais ampla que é do fornecedor. O
empresário é absorvido pela qualidade de fornecedor. Da mesma forma o é o
banqueiro, o profissional liberal, o segurador, o importador, o exportador,...
ii)Além
do status de operadores privados
O
conceito de fornecedor do artigo 3º do CDC é amplo, pois abrange a pessoa
física ou jurídica, pública ou privada, nacional ou estrangeira, os "
entes despersonalizados ", como por exemplos, a Itaipu Binacional, a massa
falida ou o espólio de um empresário, em nome individual, cuja sucessão é representada
pelo inventariante [08].
Não
são considerados fornecedores de serviços as associações desportivas ou
condomínios.
2
– A atividade profissional
i)A
organização de uma atividade habitual
Para
que a atividade seja considerada profissional, o fornecedor a deve exercer de
forma habitual, ou seja, não ocasional, podendo ser empresarial ou civil.
ii)A
finalidade lucrativa
A
atividade é considerada profissional quando ela busca uma remuneração em
contrapartida da prestação fornecida. A gratuidade de atividade se contrapõe ao
caráter especulativo da atividade. A gratuidade se contrapõe a noção de justiça
comutativa.
O
fim do lucro deve ser entendido de forma ampla, não somente direta como
indireta [09]. Assim, ainda que não cobrem entrada, os Shopping
Centers visam lucros ao oferecer serviços as pessoas que lá se encontram,
mesmo que não adquiram nenhum produto. [10] Da mesma forma, os
supermercados visam lucro ao oferecem gratuitamente estacionamento aos
compradores e potenciais compradores.
A
qualidade de profissional vem ao encontro com a finalidade comutativa que deve
imperar no Código de Defesa do Consumidor.
Se
a qualidade de fornecedor não é difícil se ser definida, o mesmo não ocorre com
o conceito de consumidor.
C)
O consumidor
O
artigo 2º, caput, do Código de Defesa do Consumidor estabelece que o
consumidor " é toda pessoa física ou jurídica que adquire ou utiliza
produto ou serviço como destinatária final ".
Partindo
desta definição, verifica-se que não existe um método preciso na legislação, na
doutrina e nem na jurisprudência do Superior Tribunal de Justiça de proteção do
consumidor, os entendimentos são variados e dependem da observação de cada
caso.
Como
se observa, existe uma preocupação em se proteger um dos contratantes (o
consumidor destinatário final), porém, não somente o consumidor destinatário
final é protegido pelo Código de Defesa do Consumidor. Assim, de forma fictícia,
pessoas determinadas ou não, sem terem sido contratantes ou destinatárias
finais dos objetos das relações de consumo, serão protegidas por equiparação
(art. 2º, § único, art. 17 e art. 29).
Para
tentar resolver o problema de quem é o destinatário final no Código de Defesa
do Consumidor, duas tendências se apresentam: a subjetiva ou finalista (a) e a
maximalista (b).
1)
Teoria finalista [11]
i)
A doutrina
A
teoria finalista é restritiva, ela parte de um conceito econômico de consumidor
e entende que não basta ser o adquirente ou utente destinatário final fático do
bem ou serviços, deve ser também o seu destinatário final econômico, isto é, a
utilização deve romper a atividade econômica para o atendimento de necessidade
privada, pessoal, não podendo ser reutilizado, o bem ou serviço, no processo
produtivo, ainda que de forma indireta.
O
consumidor aqui é o não profissional e somente ele merece a proteção do Código
de Defesa do Consumidor. [12]
Para
a teoria finalista, a qualidade das partes é observada como um critério
determinante para se direcionar a proteção do consumidor.
ii)
A jurisprudência do Superior Tribunal de Justiça
O
conceito de consumidor se restringe, em princípio, as pessoas físicas ou
jurídicas, não profissionais, que não visam lucro em suas atividades e que
contratam com profissionais. [13]
A
linha de precedentes adotada pelas Quarta e Sexta Turmas do Superior Tribunal
de Justiça vão ao encontro da teoria subjetiva, restringindo a exegese do art.
2º do CDC ao destinatário final fático e também econômico do bem ou serviço.
[14]
O
Superior Tribunal de Justiça decide, por maioria de votos, através da Segunda
Seção, que não é considerado destinatário final quem utiliza equipamento de
serviço de crédito prestado por empresa administradora de cartão de crédito,
pois este serviço tem o escopo de implementar ou incrementar a sua atividade
negocial, sendo considerada uma atividade de consumo intermediária [15],
o mesmo ocorrendo com o consumidor intermediário que adquire produto ou usufrui
serviço com o fim de direta ou indiretamente, dinamizar ou instrumentalizar seu
próprio negócio lucrativo. [16] Desta forma, fica demonstrado que o
consumidor deve adquirir ou utilizar produtos ou serviços fora de sua atividade
profissional [17], independentemente dele visar ou não o lucro.
[18]
No
mesmo julgamento realizado pela Segunda Seção, que reconheceu o domínio da
teoria subjetiva [19], o STJ flexibiliza este entendimento
metodológico, ao reconhecer que em situações especiais, deve ser abrandado
[20] o critério subjetivo do conceito de consumidor, para admitir a
aplicação do Código de Defesa do Consumidor nas relações entre fornecedores e
consumidores-empresários [21] em que fique evidenciada a relação de
consumo, isto é, a relação formada entre fornecedor e consumidor vulnerável
técnica, jurídica ou economicamente, de forma presumidamente ou não.
O
consumidor não sendo vulnerável econômica, jurídica ou tecnicamente não será
protegido. [22]
Para
resumir, a pessoa jurídica aqui pode ser consumidora, desde que destinatária
final fática e econômica e que ainda preencha os seguintes requisitos [23]:
-
não detenha a pessoa jurídica intuito de lucro, isto é, não exerça atividade
econômica, o que ocorre com as fundações, associações, entidades religiosas,
sindicatos, partidos políticos; ou
-
caso tenha a pessoa jurídica adquirente ou utente intuito de lucro, duas
circunstâncias, cumuladamente, devem estar presentes: (a) o produto ou serviço
adquirido ou utilizado não possua qualquer conexão direta ou indireta, com a
atividade econômica desenvolvida, e (b) esteja demonstrada a sua vulnerabilidade
ou hipossuficiência (fática, jurídica ou técnica) perante o fornecedor.
2)
Teoria maximalista ou objetiva [24]
a)
A doutrina
A
teoria maximalista pressupõe um conceito jurídico-objetivo de consumidor e dá
uma interpretação ampla ao termo " destinatário final", podendo ser
pessoa física ou jurídica, que se apresente como destinatário final fático do
bem ou serviço, encerrando objetivamente a cadeia produtiva em que inseridos o
fornecimento do bem ou a prestação de serviços, ou seja, o destinatário final
do produto é aquele que o retira do mercado e o utiliza, o consume, encerrando
objetivamente a cadeia produtiva em que inseridos o fornecimento do bem ou a
prestação de serviços, como por exemplo, a compra de um ônibus somente para
transporte dos funcionários. O que interessa é o ato de consumo final e não sua
finalidade. Não deve haver finalidade de revenda.
Para
esta teoria, não importa perquirir a finalidade do ato de consumo, sendo
irrelevante se a pessoa objetiva a satisfação de necessidades pessoais ou
profissionais, se visa ou não o lucro ao adquirir ou utilizar produto ou
serviço. Ainda, não interessa analisar sua vulnerabilidade técnica ( ausência
de conhecimentos específicos quanto aos caracteres do bem ou serviço
consumido), jurídica (falta de conhecimentos jurídicos, contábeis ou
econômicos) ou socioeconômico (posição contratual inferior) em virtude da
magnitude econômica da parte adversa ou do caráter essencial do produto ou
serviço por ela oferecido.
Para
a teoria maximalista o ato de consumo pelo destinatário final fático é um
critério determinante para a caracterização do consumidor.
b)
A jurisprudência do Superior Tribunal de Justiça
A
Primeira e a Terceira Turmas do Superior Tribunal de Justiça, adotam os
pressupostos da teoria objetiva ou maximalista, considerando-se o consumidor o
destinatário final fático do bem ou serviço, ainda que venha a utilizá-lo no
exercício profissional ou de empresa. [25]
O
direito contratual das relações de consumo (teoria objetiva) está mais ligado a
noção objetiva de ato de consumo [26] do que a noção subjetiva de
consumidor, assumindo assim uma função preponderante econômica.
O
importante aqui é a retirada do bem de mercado (ato objetivo) sem se importar
com o sujeito que adquire o bem, profissional ou não (elemento subjetivo).
[27]
O
Código de Defesa do Consumidor se mostra mais preocupado com a relação jurídica
existente entre tomador e o fornecedor do crédito sobre o qual se litiga, que é
de consumo [28], do que com a natureza da pessoa contratante ou a
destinação dos bens adquiridos [29].
O
direito contratual das relações de consumo (teoria objetiva) está mais ligado a
noção objetiva de ato de consumo final. [30]
O
importante aqui é a retirada final do bem de mercado (ato objetivo) sem se
importar com o sujeito que adquire o bem, profissional ou não (elemento
subjetivo) [31].
Conclusão
da primeira parte
A
qualidade do consumidor como destinatário final de produtos e serviços é
analisada sob o ponto de vista econômico, ou seja, leva-se em conta o sujeito
como último estágio do processo produtivo.
Ao
utilizar este critério o conceito de consumidor se revela impreciso tanto na legislação como na doutrina e
jurisprudência, parecendo um erro de construção metodológica [32],
demonstrando ser inapto para se atingir o objetivo de proteção de contratantes
de uma mesma categoria.
II
– O abandono do critério legal baseado no binônimo fornecedor-consumidor
[33]
Face
a incerteza metodológica de parâmetros para a proteção do consumidor como
destinatário final, propomos que seja levado em conta a economia contratual dos
contratos comutativos para corrigir o desequilíbrio contratual manifesto entre
as prestações dos contratantes, ou seja, entre seus direitos e obrigações
[34] e que sejam incluídos de forma ampla os bens e serviços privados e
públicos (Uti singuli e Uti universi).
O
contratante deve receber uma proteção compensatória em virtude do desequilíbrio
contratual manifesto e não baseado na sua qualidade extrínseca [35].
A
proteção do contratante deve tomar como causa a desvantagem manifesta para
haver uma harmonização dos interesses de seus participantes ( art. 4º, III, do
CDC) e não a qualidade dos contratantes tidos como fornecedor e consumidor.
Neste sentido a legislação consumerista sobre cláusulas abusivas pode se
revelar como o fruto de uma insuficiente reflexão sobre as possibilidades
oferecidas pelo direito comum em matéria de correção dos desequilíbrios
contratuais. [36]
Se
o direito contratual comporta disposições gerais permitindo de conferir a mesma
proteção aos contratantes, então a erradicação do método baseado na qualidade
dos contratantes, torna-se possível. Assim, estaremos caindo nas fontes de
direito e a questão então é de saber se a aplicação judicial do direito comum
dos contratos seria desejável para colocar fim ao atual método de proteção do
consumidor.
Para
que exista um equilíbrio contratual de prestações nos contratos comutativos o
método proposto é que o julgador intervenha nas relações de consumo (A) para
corrigir os desequilíbrios manifestos (B).
A
- A busca do equilíbrio contratual através da intervenção judicial
As
teorias finalista e maximalista analisam o consumidor como a causa de proteção
enquanto entendemos que a causa da proteção deve ser o equilíbrio contratual,
cujo efeito é a proteção da parte em desequilíbrio.
A
evolução do direito contratual se mostra preocupada com o equilíbrio contratual
e a intervenção do juiz se faz presente. " Se desenha uma nova forma de
considerar o contrato, como uma união de interesses equilibrados,(...) sob a
égide de um juiz que sabe ser, quando necessário, juiz da equidade (.
..)". [37]
Desta
forma, sem cair na arbitrariedade, o juiz deve intervir no processo para
corrigir os desequilíbrios manifestos (a), sem portanto, deixar de observar o
princípio da força obrigatória dos contratos (b), fazendo com que haja uma
conciliação entre estes dois pontos.
a)A
intervenção judicial como método de correção do desequilíbrio entre os
contratantes
A
justiça corretiva não pode ser vista com um fim em si, mas somente como um meio
de correção das convenções (muito) desequilibradas. [38]
A
tendência no direito moderno é a de que o juiz tome decisões motivadas
[39] com força de lei, sendo que tais decisões passam a ser fontes
derivadas e auxiliares do direito. Uma reforma do direito contratual não pode
passar despercebida por esta questão, porém, isto não significa dizer que o
poder do judiciário exclua uma metodologia própria para se buscar o equilíbrio
contratual, a qual deve receber o aval do legislador. [40]
No
Código de Defesa do Consumidor, o consumidor recebe uma proteção promocional
decorrente da legislação, enquanto que aqui, o contratante em desvantagem
manifesta recebe uma proteção frente ao desequilíbrio contratual visto pelo
juiz, pois a lei por si só se revela incapaz deste controle, como ocorre com o
controle das cláusulas abusivas. [41]
O
juiz deve intervir quando estiver presente o desequilíbrio das prestações,
assim, quando a cláusula de eleição de foro, oriunda de contrato de adesão
dificultar o acesso a justiça, ocorrerá a intervenção judicial para reconhecer
sua nulidade, porém, o simples fato do contratante alegar que é " uma empresa
menor do que a ré não é suficiente, por si só, para afastar o foro eleito
", ou seja, o juiz não intervém porque não fica comprovado o abuso.
[42] Para corrigir o desequilíbrio contratual, o juiz deve observar a
eventual onerosidade excessiva do contrato e não a hipossuficiência do
contratante. [43]
O
julgador não deve esquecer de tomar como base a legislação dentro do que for
razoável para a solução da lide, sob pena de se ferir o princípio da força
obrigatória dos contratos.
b)O
respeito ao princípio da força obrigatória dos contratos através da aplicação
da teoria da razoabilidade
A
situação de manifesto desequilíbrio entre os contratantes faz com que ocorra a
intervenção estatal pela via legislativa, para atuar no campo contratual,
flexibilizando as tão decantadas autonomia da vontade e obrigatoriedade do
contrato, pela presença da ordem pública. [44]
Na
busca deste equilíbrio, o juiz tem o poder de refazer os contratos imperfeitos.
[45] À manifestação do consentimento e à sua força vinculante é agregado
o objetivo do equilíbrio das partes, através da ordem pública e da boa-fé.
Assim, numa relação entre um advogado e seu cliente quando não ficar estipulado
o valor dos honorários advocatícios e existir uma prestação efetiva de
serviços, cabe ao julgador arbitrar o valor dos honorários ou quando este valor
se revelar excessivo buscar o equilíbrio analisando as prestações dos
contratantes reduzindo-o.
A
autonomia da vontade dos contratantes será ultrapassada quando reconhecida, à
vista de provas, nas instâncias ordinárias, a abusividade [46], como
visto no exemplo acima, tanto pela ausência de preço como pelo excesso.
O
respeito à força obrigatória dos contratos deve se dar conforme o que for razoável
[47], observando-se a expectativa dos contratantes com relação as
prestações recíprocas. Ocorrerá uma interferência judicial compensatória para
que se atinja o razoável.
É
possível se verificar que o atual método de proteção do consumidor pode ser
revisto através de uma cooperação entre o que estabelece a lei e o poder do
juiz.
Para
que o juiz atinja a proteção compensatória, ele deverá utilizar instrumentos
jurídicos adequados, relativizando a autonomia da vontade em prol da justiça
contratual [48], pois, o contrato só poderá ser útil ao princípio da
sociabilidade dos contratos se proporcionar equilibrados benefícios para ambas
partes contratantes. [49]
B)
A correção do desequilíbrio por meio de instrumentos jurídicos legais
a)
Mecanismos de correção do desequilíbrio contratual
Ao
se abandonar o critério legal de proteção baseado na qualidade das partes,
baseando-se na intervenção do juiz [50] para se atingir o equilíbrio
entre os contratantes, este, sem se desviar de noções legais estritamente
definidas, aplicará às regras de provas como instrumento na busca deste
equilíbrio contratual (1) bem como outros standards (2). [51]
1)
O recurso as regras de prova
Nas
relações de consumo existe uma regra de prova na qual se presume que o
consumidor é a parte vulnerável [52], a parte fraca e assim ele tem
o direito " a facilitação da defesa de seus direitos, inclusive com a
inversão do ônus da prova, a seu favor, no processo civil, quando, a critério
do juiz, for verossímel a alegação ou quando for ele hipossuficiente, segundo
as regras ordinárias de experiência (art. 6º, VIII, CDC)".
A
facilitação da produção de provas, inclusive com a inversão de seu ônus, serve
para mostrar a dificuldade presumida que o consumidor tem em produzi-la. Assim,
o juiz tem o poder-dever [53] de buscar o equilíbrio na relação
contratual onde a produção apresenta ser difícil ao consumidor.
Existe
a facilitação e mesmo a inversão, porém, se não ficar demonstrada a existência
do desequilíbrio contratual efetivo, não haverá proteção do contratante.
[54] Desta forma, a presunção simples de que o consumidor é a parte fraca
nas relações de consumo não resolve o problema do desequilíbrio contratual, pois,
a causa está no desequilíbrio contratual e não na qualidade dos contratantes.
O
desequilíbrio contratual deve ser demonstrado pelo contratante para que exista
a proteção do equilíbrio contratual [55]. Na busca do equilíbrio das
prestações, é praxe a utilização de ações revisionais protegidas pelo art. 6º,
V, do CDC, visando a corrigir os abusos praticados na relação contratual (art.
51, §1º, do CDC). [56]
O
excesso na prestação de um dos contratantes deve ser demonstrado nas instâncias
ordinárias. Assim, num período sem inflação, não se pode admitir uma cobrança
mensal de juros remuneratórios superiores a 41% ao mês, " sob pena de
permitir-se anormal enriquecimento de um dos partícipes da relação negocial, em
detrimento do outro "[...] quando a remuneração vai além do dobro do que
resultaria da incidência da correção monetária e mais o percentual de juros
padrão, está-se diante de tratamento iníquo em relação a um dos obrigados, qual
seja o devedor. " [57].
Por
outro lado, não haverá proteção do contratante se não houver a demonstração de
nenhum excesso. Neste sentido, o Superior Tribunal de Justiça entendeu que
ainda que aplicável o Código de Defesa do Consumidor aos contratos regidos pelo
SFH, o contratante não obteve êxito em demonstrar que as cláusulas contratuais
sejam abusivas, o que afasta a nulidade do contrato por afronta às relações
básicas de consumo. [58]
Os
exemplos acima servem para demonstrar que a qualidade do binômio
fornecedor-consumidor pode ser abandonada para se resolver o problema do
desequilíbrio contratual, substituindo-se uma regra de prova por uma regra de
fundo, a qual responde melhor a realização da justiça comutativa. [59]
O
abandono da qualidade dos contratantes será ainda favorecido pela a aplicação
de standards desencadeando a ressurreição do direito comum dos
contratos. [60]
2)
A utilização de standards para proteção do contratante
A
utilização de standards, ou seja, de normas que não são imediatamente
operacionais [61], constituindo-se uma noção-quadro, uma noção com
conteúdo variável [62], aberta a complementação e sujeita a variação
no tempo, possibilita ao juiz [63] a apreciação in concreto
de situações [64] que neles se enquadram para buscar o equilíbrio
contratual.
A
boa-fé e a eleição de uma obrigação essencial [65] constituem-se
bons exemplos de standards, assim como o abuso de poder econômico e o
dolo quando ficar demonstrado o desequilíbrio significativo de prestações e o
abuso por parte de um dos contratantes. A boa-fé (art. 4º, caput, III e
art. 51, IV, do CDC) é o principal standards a ser utilizado para o
equilíbrio das prestações contratuais. Seu antônimo é o abuso a iniqüidade.
Onde não houver abuso, não existe iniqüidade. [66]
As
cláusulas abusivas obedecem esta finalidade porque elas trazem um desequilíbrio
significativo entre os direitos e obrigações dos contratantes. Assim, a abusividade
e a onerosidade excessiva devem ser analisadas de forma objetiva e corrigidas,
pois, a preocupação do legislador de buscar o equilíbrio ideal entre fornecedor
e consumidor nos contratos de consumo [67] não pode se limitar
somente a qualidade destes contratantes, mas sim a qualquer contratante.
O
desequilíbrio não precisa necessariamente ser efetivo para que se busque o
equilíbrio, basta a ameaça do desequilíbrio contratual para que ocorra a
correção. [68]
O
consumidor não é protegido somente pela sua qualidade. Para que ele receba a
proteção diante de uma cláusula abusiva ele deverá mostrar que existe excesso
na sua prestação. Desta forma, é abandonado o critério legal de proteção do
consumidor frente a ausência de desequilíbrio contratual [69], pois
o julgador aqui demonstra estar preocupado não com a qualidade dos
contratantes, mas sim com a aplicação da justiça comutativa.
Ao
ser eleito o foro para discussão de um contrato de adesão, independente da
relação ser ou não de consumo, esta cláusula deve prevalecer se não houver
demonstração de onerosidade excessiva para o contratante, nem prova de
dificuldade de acesso ao judiciário ou restrição a sua defesa em juízo, pois, a
simples contratação por adesão não é elemento suficiente para determinar a
vulnerabilidade do contratante que adere. [70]
O
abuso ocorre quando ficar demonstrado o desequilíbrio contratual porque o
comprador está na dependência de um produto; pela natureza adesiva do contrato
imposto; pelo monopólio da produção do bem ou sua qualidade insuperável; pela
extremada necessidade do bem ou serviço; pelas exigências da modernidade
atinentes à atividade, por exemplo, de trabalhar com o sistema de pagamento de
cartão de crédito, etc. [71]
Como
a boa-fé deve estar presente na fase pré-contratual até a fase pós-contratual,
é permitido que seja demonstrado o abuso de prestações e o enriquecimento
ilícito mesmo após o término do contrato.
A
utilização dos standards nas relações de consumo faz despertar o direito
comum. Assim, a aplicação e não criação de standards pelo julgador, se
mostra como instrumento capaz de substituir o atual método legislativo que se
baseia na qualidade dos contratantes, por um método de proteção compensatória fundamentado
no equilíbrio contratual dos contratantes.
A
luta contra as cláusulas abusivas nas relações de consumo se mostra como um
método discriminatório ao se permitir a proteção somente de uma categoria de
pessoas, os consumidores. Para acabar com esta discriminação, propomos que seja
eliminado o binômio fundamentado na qualidade dos contratantes (fornecedor e
consumidor) pelo fundado no equilíbrio contratual, abandonando-se a qualidade
dos contratantes.
A
aplicação do conceito de cláusula abusiva deve levar em conta o desequilíbrio
manifesto entre os contratantes [72], ou seja, sem a existência do
desequilíbrio, não existe motivo para se anular uma cláusula, pois não existe
abuso [73]. Na análise de uma cláusula, para ver se ela é abusiva ou
não, justamente estamos aplicando um standard, o antônimo da boa-fé, o
abuso nas relações contratuais. O Código de Defesa do Consumidor, comporta um standard.
Porque não ir mais longe e aplicá-lo a outros contratantes? O juiz não
poderá utilizar um standard do direito comum dos contratos? [74]
J.
Calais-Aloy estima que o direito do consumo coloca ao serviço da boa-fé
contratual os meios de restaurar o equilíbrio contratual que até agora o
direito comum ignorava. [75] A propensão da boa-fé como base do
controle judicial do caráter abusivo de uma cláusula, independe da qualidade
das partes. [76] O abuso, por sua vez, deve permitir o controle do
desequilíbrio contratual, independente da qualidade dos contratantes.
A
boa-fé se manifesta também através da obrigação de informação [77]
(art. 6º, III, do CDC), pois assim o consentimento pode ser protegido e se
protegendo o consentimento está se protegendo o patrimônio. A informação
persiste não só na fase pré-contratual, ela vai até a fase pós-contratual (art.
10, §1º, do CDC). [78] O primeiro caminho para se obter a justiça
contratual está indicado no art. 47 do CDC, ao estabelecer que as cláusulas
contratuais serão interpretadas de forma favorável ao consumidor. [79]
O
consumidor é protegido de forma preventiva por meio do direito de informação,
pois, a falta de informação é fonte de desequilíbrio. [80] O Código
de Defesa do Consumidor assegura como direito básico do consumidor, o direito a
informação adequada e clara sobre os diferentes produtos e serviços (art. 6º,
III, do CDC).
Assegurando
a qualidade do consentimento do consumidor evita-se a injustiça contratual.
[81]
b)
Efeitos da aplicação dos standards
A
correção do desequilíbrio deve ser buscada de forma a que se atinja o mais
próximo equilíbrio total, lutando contra a injustiça contratual, seja quando
esta se manifeste pelo desequilíbrio excessivo do conteúdo do contrato, seja
pela desproporcionalidade excessiva decorrente dos poderes dos contratantes.
O
julgador deve buscar o equilíbrio contratual de forma objetiva, caso a caso
[82]. Assim, frente ao reconhecimento da existência de juros abusivos,
devem ser fixadas taxas de juros praticadas no mercado, declarando-se nula a
cláusula contratual. [83]
A
correção judicial deve ser buscada não somente para reconhecer a nulidade da
cláusula contratual [84], mas também para corrigi-la sem que haja
necessidade do reconhecimento de sua nulidade, quando esta última vier a trazer
prejuízos aos contratantes, gerando novo desequilíbrio contratual.
O
modo de correção do desequilíbrio deve trazer a nulidade como última
conseqüência, ou seja, quando a sua regularização for impossível ou se o
contrato não tem mais utilidade. [85] Por isso, não concordamos com
a nulidade de pleno direito das cláusulas abusivas estabelecidas no art. 51 do
CDC e entendemos que deve ser sempre buscado o equilíbrio contratual, evitando
que a nulidade da cláusula traga um novo desequilíbrio.
Diante
da onerosidade excessiva, não somente o consumidor, mas o contratante que
demonstrar o desequilíbrio contratual poderá buscar [86]: a) a
modificação da cláusula contratual, a fim de que se preserve o equilíbrio do
contrato (art. 6, V, CDC); b) a revisão do contrato em virtude de fatos
supervenientes não previstos pelas partes quando da conclusão do negócios (art.
6º, V, segunda parte, CDC); c) a nulidade da cláusula por trazer desvantagem
exagerada ao consumidor (art. 51, IV, e §1º, III, do CDC); e ainda d) a
resolução do contrato quando sua conservação configurar ônus excessivo a
qualquer das partes (art. 51, §1º, III, CDC). Como se vê neste último exemplo,
o contrato pode ser resolvido também em benefício do fornecedor.
A
busca do equilíbrio nas relações contratuais comutativas está acima da
qualidade das partes.
Conclusão
da segunda parte
A
legislação não é suficiente para equilibrar os contratos em desequilíbrio
manifesto, para que exista o equilíbrio nas prestações dos contratantes, a
intervenção judicial será necessária.
A
intervenção não pode ocorrer de forma arbitrária, para que isso não ocorra o
juiz deverá recorrer as regras de provas e standards.
Conclusão
geral
O
Código de Defesa do Consumidor acabou reforçando os direitos individuais dos
cidadãos, contribuindo para acelerar e acentuar o processo de reforma nos ramos
do direito civil, comercial e processual [87], mas utilizou uma
metodologia imprecisa e discriminatória [88] fundamentada na
qualidade dos contratantes.
O
conceito de consumidor já não se encontra referido ao operador final do
processo produtivo e é ampliado para generalidade dos cidadãos ante a
necessidade de aumentar se nível de qualidade de vida [89]. Desta
forma, devemos abandonar a qualidade do binômio fornecedor-consumidor para
traçarmos uma nova metodologia reforçando o direito comum dos contratos
[90], fundamentada no equilíbrio contratual de direito e obrigações de
todos os indivíduos [91] e ser aplicada pelo julgador com
sustentação em standards.
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Notas
01
Aristóteles. Ética a Nicômaco. São Paulo: Martin Claret, 2002, p. 110 e
s.
02
Superior Tribunal de Justiça - STJ. Resp. 478.958/PR. T1. Min. Luiz Fux, j.
24/06/2003. DJ: 04/08/2003, p. 237; REVJMG, vol. 165, p. 446; RJADCOAS,
vol. 49, p. 105.
03
Superior Tribunal de Justiça – STJ. Resp. 575.998/MG. T1. Min. Luiz Fux, j. 04/11/2004. DI:
21/02/2005, p. 114.
04
Superior Tribunal de Justiça – STJ. Resp. 617290/MS. T2. Min. Franciulli Netto, j. 03/08/2004. DJ:
18/10/2004, p. 246.
05
Superior Tribunal de Justiça – STJ. Resp. 463331/RO. T2. Ministra Eliana
Calmon, j. 06/05/2004. DJ: 23/08/2004, p. 178.
06
Superior Tribunal de Justiça – STJ. Resp. 213799/SP. T4. Min. Sálvio de
Figueiredo Teixeira, j. 24/06/2004. DJ:
29/09/2003, p. 253; RT, vol. 820, p. 188.
07
Superior Tribunal de Justiça – STJ. Resp. 600784/RS. T3. Ministra Nancy Andrighi, j. 16/06/2005. DJ:
01/07/2005, p. 518; STJ. Resp. 471.683/RS. Rel. Min. Carlos Alberto
Menezes Direito; STJ. Resp. 310.723/Pr. Rel. Ministra Nancy Andrighi. DJ:
18/02/2002; Resp. 239.711. Relatora Min. Nancy Andrighi. DJ: 19/03/2001.
08
José Geraldo de Brito Filomeno. Código Brasileiro de Defesa do Consumidor:
comentado pelos autores do anteprojeto. São Paulo: Editora Forense
Universitária, 8ª edição, 2004, p. 44.
09
Superior Tribunal de Justiça – STJ. Resp. 106.888/PR. Min. Rel. César Asfor
Rocha. DJ: 05/08/2002.
10
Superior Tribunal de Justiça – STJ. Resp. 279273/SP. Min. Rel. Ari Pargendler e Min. p/ac. Nancy Andrighi. T3, j. 04/12/2003. DJ:
29/03/2004, p. 230 e RDR, vol. 29, p. 356.
11
Adotada entre outros por Cláudia Lima Marques, Fábio Konder Comparato, Antônio
Herman Vasconcelos e Benjamin, Toshio Mukai, José Geraldo Brito Filomeno e
Alberto do Amaral Júnior, como lembra Edílson Pereira Nobre Júnior. A
proteção contratual no Código do Consumidor e o âmbito de sua aplicação. São
Paulo: Revista de Direito do Consumidor, nº 27, julho/setembro de 1998, p. 67.
12
Cláudia Lima Marques. Contratos no Código de Defesa do Consumidor – o novo
regime das relações contratuais. São Paulo: Revista dos Tribunais, 1992,
os. 67-69 afirma " convém delimitar claramente quem merece esta tutela e
quem não a necessita, que é o consumidor e quem não o é." No mesmo
sentido: José Geraldo Brito Filomeno. Código Brasileiro de Defesa do
Consumidor: comentado pelos autores do anteprojeto. São Paulo: Editora
Forense Universitária, 8ª edição, 2004, p. 34.
13
Superior Tribunal de Justiça – STJ. Resp. 541.867/BA. Segunda Seção – S2. Voto
do Exmo. Sr. Min. Jorge Scartezzini, p. 11, j. 10/11/2004. DJ: 16/05/2005,
p. 227.
14
Superior Tribunal de Justiça – STJ. Resp. 218.505/MG. Rel. Min. Barros Monteiro. T4, unânime. DJ: 14/02/2000; STJ. Resp.
264.126/RS. Rel. Min. Barros Monteiro. T4, unânime. DJ: 27/08/2000; STJ. Resp.
475.220/GO. Rel. Min. Paulo Medina. T6, unânime. DJ: 15/09/2003.
15
Superior Tribunal de Justiça – STJ. Resp. 541.867/BA. Min. Rel. Antonio de
Pádua Ribeiro. S2, j. 10/11/2004. DJ: 16/05/2005, p. 227; em sentido
contrário STJ. CC 41056/SP.
Rel. Min. Aldir Passarinho Júnior. Rel. p/ac. Ministra Nancy Andrighi. S2, j. 23/06/2004. DJ:
20/09/2004, p. 181.
16
Superior Tribunal de Justiça – STJ; Resp. 660026/RJ. T4. Min. Jorge
Scartezzini, j. 03/05/2005. DJ: 27/06/2005, p. 409.
17
Assim, é consumidor quem " adquiriu, como destinatária final, programas de
computador distribuídos por esta, com o intuito de melhor gerenciar seu estoque
de produtos: " Extrai-se dos autos que a recorrente é qualificada como
destinatária final, já que se dedica à produção de alimento e que se utiliza
dos serviços de software, manutenção e suporte oferecidos pela
recorrida, apenas para controle interno da produção. Deve-se, portanto,
distinguir os produtos adquiridos pela empresa que são meros bens de utilização
interna da empresa daqueles que são, de fato, repassados aos consumidores
", segundo julgou o Superior Tribunal de Justiça – STJ. Resp. 488.274/MG. Rel. Min. Nancy Andrighi. 3T,
unânime. DJ: 23/06/2003; ainda no mesmo sentido o Superior Tribunal de
Justiça. Resp. 263.229/SP. Rel.
Min. José Delgado. 1T, unânime. DJ: 09/04/2001, " considerou
ser a pessoa jurídica Golfinho Azul Indústria, Comércio e Exportação Ltda.
consumidora dos serviços de fornecimento de água, prestados pela SABESP, para
utilização em sua atividade econômica, a produção pesqueira: " A
recorrente, na situação em exame, é considerada consumidora porque não utiliza
a água como produto a ser integrado em qualquer processo de produção,
transformação ou comercialização de outro produto. O fornecimento de água é para
o fim específico de ser consumida pela empresa como destinatária final,
utilizando-a para todos os fins de limpeza, lavagem e necessidades humanas. O
destino final do ato de consumo está bem caracterizado, não se confundindo com
qualquer uso do produto para intermediação industrial ou comercial ".
18
Cláudia Lima Marques. Contratos no Código de Defesa do Consumidor, f.
107, entende que somente estão submetidos " às regras do Código os
contratos firmados entre o fornecedor e o consumidor não profissional, e entre
o fornecedor e o consumidor, o qual pode ser um profissional, mas que, no
contrato em questão, não visam lucro, pois o contrato não se relaciona com sua
atividade profissional, seja este consumidor pessoa física ou jurídica ",
ou seja, não interessa se a pessoa física ou jurídica tem ou não fim de lucro
quando adquire um produto ou serviço.
19
Superior Tribunal de Justiça – STJ. Resp. 476.428. T3. Min. Nancy Andrighi, j. 19/04/2005. DJ:
09/05/2005, p. 390.
20
No mesmo sentido, ver STJ. Resp. 661.145. T4. Min. Jorge Scartezzini, j.
22/02/2005.
21
Assim, o Superior Tribunal de Justiça – STJ. Resp. 468148/SP. T3, j. 02/09/2003. DJ: 28/10/2003, p.
283, anulou a cláusula de eleição de foro baseada na qualidade do contratante
que era uma microempresa para facilitar sua defesa.
22
Superior Tribunal de Justiça – STJ. CC 32.270/SP. Rel. Min. Ari Pargendler, Segunda Seção, DJ:
11/03/2003; AEResp. 561.853/MG. Rel. Min. Antônio de Pádua Ribeiro, T3,
unânime, DJ: 24/05/2004; Resp. 519.946/SC, Rel. Min. César Asfor Rocha, Quarta
Turma, unânime, DJ: 28/10/2003 e Resp. 457.398/SC, Rel. Min. Ruy Rosado de
Aguiar, T4, unânime, DJ: 09/12/2002.
23
Explicação dada no voto vista sobre a teoria subjetiva pela Exma. Sra. Ministra
Nancy Andrigui, p. 4, junto ao Superior Tribunal de Justiça – STJ. Resp. 41056/SP. S2. Min. Rel. Aldir
Passarinho e Ministra p/ac. Nancy
Andrighi, j. 23/06/2004. DJ:
20/09/2004, p. 181.
24 A qual conta com defensores
como Duciran Van Marsen Faren. Notas sobre o consumo e o conceito de
consumidor – Desenvolvimentos recentes, " in " " Boletim
Científico – Escola Superior do Ministério Público da União ", nº 2.
Brasília, jan.-mar./2002, pp. 42/43; Arruda Alvim, Thereza Alvim, Eduardo arruda
Alvim e James Marins. Código do Consumidor Comentado. São Paulo: RT, 2ª
ed., 1995.
25
Superior Tribunal de Justiça – STJ. Resp. 208.793/MT. Rel. Min. Carlos Alberto Menezes Direito. T3.
Votação unânime. DJ: 01/08/2000; STJ. Resp. 329.587/SP.
Rel. Min. Carlos Alberto Menezes Direito. T3. Votação unânime. DJ: 24/06/2000; STJ. Resp. 286.441/RS. Rel. Min.
Antonio de Pádua Ribeiro. Rel.
p/ac. Min. Carlos Alberto Menezes Direito. T3, maioria. DJ
03/02/2003; STJ. Resp.
488.274/MG. Rel. Ministra Nancy Andrighi, unânime. DJ: 23/06/2003; STJ. Resp. 468.148/SP. Rel. Min. Carlos Alberto
Menezes Direito. T3, unânime. DJ:
28/10/2003; STJ. Resp. 445.854/MS. Rel. Min. Castro Filho. T3, unânime. DJ: 19/12/2003;
STJ. Resp. 235.200/RS. Rel. Min. Carlos Alberto Menezes Direito. T3. DJ: 04/12/2000; STJ.Resp.
248424/RS. Rel. Min. Carlos Alberto Menezes Direito. T3. DJ:
05/02/2001 e STJ. Resp. 263.721/MA. Rel. Min. Carlos Alberto Menezes Direito.
T3. DJ: 09/04/2001; STJ. Resp. 263.229/SP. Rel. Min. José Delgado. Primeira
Turma, unânime. DJ: 09/04/2001.
26
Superior Tribunal de Justiça – STJ. Resp. 541.867/BA. S2 – Segunda seção. Rel.
Min. Barros Monteiro, j. 10/11/2004. DJ: 16/05/2005, p. 227.
27
Superior Tribunal de Justiça – STJ. Resp. 541.867/BA. S2 – Segunda seção. Rel.
Min. Barros Monteiro, j. 10/11/2004. DJ:
16/05/2005, p. 227; STJ. Resp. 286.441/RS. Rel. Min. Antônio de Pádua
Ribeiro, Rel. p/ac. Min. Carlos Alberto Menezes Direito. 3T., maioria. DJ:
03/02/2003, afirmando que " O que é feito com o produto transportado não
tem, a meu ver, peso algum na definição de quem foi o " destinatário final
" do serviço de transporte. "
28
Desta forma, o crédito educativo está sujeito as relações de consumo, como
julgou o Superior Tribunal de Justiça – STJ. Resp. 638130/PR. T1. Min. Luiz
Fux, j. 17/02/2005. DJ: 28/03/2005; o CDC é aplicado aos contratos de
mútuo para financiamento habitacional pelo SFH ( Súmula 83).
29
Superior Tribunal de Justiça – STJ. AgRg nos Edcl no Resp 630963/RS. Ministro
Humberto de Barros. T3, j. 24/05/2005. DJ: 27/06/2005, p. 378; Súmula
297; o Superior Tribunal de Justiça. Resp. 468.148/SP. Rel. Min. Carlos Alberto Menezes Direito. 3T,
unânime. DJ: 28/10/2003, " considerou ser consumidora a pessoa
jurídica SBC Serviços de Terraplanagem Ltda., ao adquirir crédito bancário para
compra de tratores a serem utilizados em sua atividade econômica "; ainda
no mesmo sentido o STJ. Resp.
445.854/MS. Rel. Min. Castro Filho. 3T, unânime. DJ: 19/12/2003,
entendeu que é consumidor aquele que adquire crédito bancário para a compra de
colheitadeira a ser utilizada em sua atividade econômica.
30
Superior Tribunal de Justiça – STJ. Resp. 541.867/BA. S2 – Segunda seção. Rel.
Min. Barros Monteiro, j. 10/11/2004. DJ: 16/05/2005, p. 227.
31
Superior Tribunal de Justiça – STJ. Resp. 541.867/BA. S2 – Segunda seção. Rel.
Min. Barros Monteiro, j. 10/11/2004. DJ:
16/05/2005, p. 227; STJ. Resp. 286.441/RS. Rel. Min. Antônio de Pádua
Ribeiro, Rel. p/ac. Min. Carlos Alberto Menezes Direito. 3T., maioria. DJ:
03/02/2003, afirmando que " O que é feito com o produto transportado não
tem, a meu ver, peso algum na definição de quem foi o " destinatário final
" do serviço de transporte. "
32
Neste sentido N. Rzepecki. Droit
de la consommation et théorie genérale du contrat. Thèse Strasborug, 1998, p. 336.
33
Silney Alves Tadeu. O consumidor como categoria especial: uma perspectiva
comunitária. São Paulo: Revista de Direito do Consumidor, nº 47,
julho-setembro de 2003, p. 185, ao discorrer sobre a qualidade de consumidor
sob o ponto de vista da união européia, afirma, com o que concordamos, que
" se considera que não é adequado falar-se de um direito de consumo, senão
de uma teoria geral dos contratos, pois se ignora que os consumidores são
contratatantes e uma parte componente do mercado, e que por isso sua proteção
deve se integrar necessariamente em normativas que regulem o mercado em
conjunto (Nesse sentido veja-se A y R. Berconvitz Rodríguez Cano. Estúdios jurídicos sobre
protección de los consumidores, Madrid: tecnos, 1987, p. 45). " O autor ainda questiona
" que se ha de entender por consumidor, isto é, se é definido ou não como
uma categoria distinta a de um adquirente de bens ou serviços que justifique a
constituição de um direito especial em torno desta figura " e conclui que
não existe " uma definição de caráter uniforme do termo consumidor ",
ao se basear em Guido Alpa. Diritto privato dei consumi. Bologna: Ed. Il
Mulino, 1986, p. 22. Ainda o autor muito bem destaca " Por outro lado, se
o conceito de consumidor se generaliza até o ponto de considerar que –
consumidores somos todos – dita condição já não é especial, porque em referido
âmbito subjetivo não pode basear-se a criação de um direito excepcional
denominado como direito dos consumidores; ademais, se sigamos mantendo a tese
da excepcionalidade, incorreríamos em um grande erro de tratar como especial
aquele que aparece como genérico. "
34
Ronaldo Porto Macedo Júnior. A proteção dos usuários de serviços públicos: a
perspectiva do direito do consumidor. São Paulo: Revista de Direito do
Consumidor, nº 37, jan.-março de 2001, p. 89, destaca que " Explorar o
art. 6º do CDC que dispõe do equilíbrio de obrigações e deveres numa
perspectiva não exclusivamente econômica, mas de igualdade de direitos, do
poder de fiscalização, do poder de participação poderia ser um caminho."
35
Cyril Noblot. La qualité du contractant comme crière legal de protection:
essai de méthodologie legislative. Paris: LGDJ, 2002, p. 210.
36
J. P. Chazal. Théorie de la cause et justice contractuelle: a propos de
l´arrêt Chronopost (Cass.com. 22 oct. 1996 ). JCP 1998, éd. G, I, 152, p.
1317; do mesmo autor, v. nota sobre Cass. civ. 1er, 20 mai 2000, Dalloz,
2000, p. 879, spéc. Nº 10, p. 882; C. Nourissat. La violence économique, vice du consentement:
beacoup de bruit pour rien? D. 2000, chron., p. 369.
37 Ph. Remy. Droit des contrats:
questions, positions, propositions, in Le droit contemporain des
contrats. Economica, 1987, p. 271.
38
Aristóteles. Ética a Nicômaco São Paulo: Editora Martin Claret, 2002, p.
110 e s.
39
Assim, muito bem lembra Cristina Tereza Gaulia. A inversão do ônus da prova
no Código de Defesa do Consumidor. São Paulo: Revista de Direito do
Consumidor, nº 40, out-dez 2001, p. 91 que " O sistema de persusão
racional é o acolhido em nosso direito, que o consagra através do art. 131 do
CPC (´o juiz apreciará livremente a prova, atendendo aos fatos e cincunstâncias
constantes dos autos que não alegados pelas partes; mas deverá indicar, na
decisão, os motivos que lhe formaram o convencimento ´), a cuja orientação se
deve cingir a interpretação da regra contida no art. 157 do CPP ( ´o juiz formará
a sua convicção pela livre apreciação da prova); Antonio Carlos de Araújo
Cintra: Ada Pellegrine Grinover; e Cândido Rangel Dinamarco. Teoria geral do
processo. 3 ed. RT, p.
319.
40
Cyril Noblot. La qualité du contractant comme crière legal de protection:
essai de méthodologie legislative. Paris: LGDJ, 2002, p. 238.
41
Daniela Moura Ferreira. Contrato de consumo. São Paulo: Revista de
Direito do Consumidor, nº 47, julho-setembro de 2003, p. 163.
42
Superior Tribunal de Justiça – STJ. S2. Min. Rel. Antônio de Pádua Ribeiro e Min. p/ac. Barros
Monteiro, j. 27/10/2004. DJ: 06/04/2005, p. 201, voto do Exmo. Sr. Min.
Antônio de Pádua Ribeito.
43
Superior Tribunal de Justiça – STJ. S2. Min. Rel. Antônio de Pádua Ribeiro e Min. p/ac. Barros
Monteiro, j. 27/10/2004. DJ: 06/04/2005, p. 201, voto do Exmo. Sr. Min.
Antônio de Pádua Ribeito.
44
Edílson Pereira Nobre Júnior. A proteção contratual no Código do Consumidor
e o âmbito de sua aplicação. São Paulo: Revista de Direito do Consumidor,
nº 27, julho-setembro de 1998, p. 59; neste sentido o Superior Tribunal de
Justiça – STJ, em matéria já sumulada pelo STF ( Súmula 121/STF) entende que
" É vedada a capitalização de juros, ainda que expressamente convencionada.
".
45
Neste sentido afimou o Exmo. Sr. Min. Sálvio de Figueiredo Teixeira em sua
palestra realizada em Milão, sob o título " A proteção ao consumidor no
sistema jurídico brasileiro ". São Paulo: Revista de Direito do
Consumidor, nº 43, julho-setembro de 2002, p. 75.
46
Superior Tribunal de Justiça – STJ. AgRg no Ag 640587/RJ. T1. Min. Luiz Fux, j. 03/05/2005. DJ:
30/05/2005, p. 228.
47
Esta noção de razoabilidade também deve ser aplicada aos serviços públicos,
como destaca Ronaldo Porto Macedo Júnior. A proteção dos usuários de
serviços públicos: a perspectiva do direito do consumidor. São Paulo:
Revista de Direito do Consumidor, nº 37, jan.-março de 2001, p. 88, pois,
" Uma tal visão nos obrigaria, portanto, a uma interpretação menos
formalista e mais sociológica da relação do consumidor ou do usuário deste
mercado de consumo. "
48
Edílson Pereira Nobre Júnior. A proteção contratual no Código do Consumidor
e o âmbito de sua aplicação. São Paulo: Revista de Direito do Consumidor,
nº 27, julho/setembro de 1998, p. 75.
49
Superior Tribunal de Justiça – STJ. S2. Min. Rel. Antônio de Pádua Ribeiro e Min. p/ac. Barros
Monteiro, j. 27/10/2004. DJ: 06/04/2005, p. 201, voto do Exmo. Sr. Min.
Antônio de Pádua Ribeito.
50
O art. 5º, XXXV, CF estabelece que nenhuma ameaça ou lesão deixará de ser
apreciada pelo Poder Judiciário.
51
Cyril Noblot. La qualité du contractant comme crière legal de protection:
essai de méthodologie legislative. Paris: LGDJ, 2002, p. 260.
52
Superior Tribunal de Justiça – STJ. Resp. 476428/SC. T3. Ministra Nancy Andrighi, j. 19/04/2005. DJ:
09/05/2005, p. 390.
53
José Carlos Maldonado de Carvalho. A inversão do ônus da prova e a inversão
do encargo decorrente sob a ótica do direito do consumidor. São Paulo:
Revista de Direito do Consumidor, nº 46, abril-junho de 2003, p. 249.
54
Superior Tribunal de Justiça – STJ. Resp. 691929/PE. T1. Min. Teori Albino
Zavascki, j. 01/09/2005. DJ: 19/09/2005, p. 207.
55
Assim, no julgamento realizado pelo Superior Tribunal de Justiça – STJ. Resp.
628461/RS. T3. Min. Antônio de Pádua Ribeiro, j. 07/10/2004. DJ:
17/12/2004, p. 541, ficou demonstrado através de ação revisional de contrato de
mútuo bancário que a cobrança de juros remuneratórios de 41,80% e 41,74% era
abusivo, ficando estabelecida a cobrança pela taxa média de mercado.
56
Ronaldo Porto Macedo Júnior. A proteção dos usuários de serviços públicos: a
perspectiva do direito do consumidor. São Paulo: Revista de Direito do
Consumidor, nº 37, jan.-março de 2001, p. 85, destaca que " o Código de
Defesa do Consumidor inova em relação ao Código Civil, por exemplo, na medida
em que ele obriga o operador do direito a analisar as circunstâncias do
desequilíbrio concreto, real, econômico e social; para, daí, extrair a medida
do desequilíbrio contratual caracterizado pela presença do ônus excessivo. 57
Superior Tribunal de Justiça – STJ. AgRg no Ag 640587/RJ. T1. Min. Luiz Fux, j. 03/05/2005. DJ:
30/05/2005, p. 228.
58
Superior Tribunal de Justiça – STJ. Resp. 691929/PE. T1. Min. Teori Albino
Zavascki, j. 01/09/2005. DJ: 19/09/2005, p. 207.
59
Cyril Noblot. La qualité du contractant comme crière legal de protection:
essai de méthodologie legislative. Paris: LGDJ, 2002, p. 265.
60
Cyril Noblot. La qualité du contractant comme crière legal de protection:
essai de méthodologie legislative. Paris: LGDJ, 2002, p. 260.
61 Ph. Jestaz. Rapport de synthèse
" in " Les standards dans les divers systèmes juridiques. RRJ
droit prospectif, 1988-3, p. 1181, spéc., p. 1182; Delmas-Marty. Pour
un droit commum. Seuil, 1994, p. 123 e s.
62
Cyril Noblot. La qualité du contractant comme crière legal de protection:
essai de méthodologie legislative. Paris: LGDJ, 2002, p. 266.
63
O Ministério Público pode administrativamente realizar o controle das cláusulas
abusiva no Código de Defesa do Consumidor, como lembra Cristiano Heineck
Schmitt. As cláusulas abusivas no Código de Defesa do Consumidor. São
Paulo: Revista de Direito do Consumidor, nº 33, jan.-março de 2000, p. 179.
64
Assim, os fatos citados pela Exma. Sra. Ministra Nancy Andrighi (STJ-T3), no
Resp. 476428/SC, j. 19/04/2005, DJ: 09/05/2005, p. 390 relacionados a
vulnerabilidade do consumidor que esta " não se define tão-somente pela
capacidade econômica, nível de informação/cultura ou valor do contrato em
exame. Todos esses elementos podem estar presentes e o comprador ainda ser
vulnerável pela dependência do produto; pela natureza adesiva do contrato
imposto; pelo monopólio da produção do bem ou sua qualidade insuperável; pela
extremada necessidade do bem ou serviço; pelas exigências da modernidade
atinentes à atividade, dentre outros fatores ", são fatos que entendemos
poderem se encaixar dentro de standarts, para que ocorra o equilíbrio
das prestações entre os contratantes, não tendo sua aplicação limitada a
proteção da qualidade do contratante consumidor.
65
Superior Tribunal de Justiça-STJ. Resp. 196.031/MG. DJ 11.06.2001, traz
um exemplo da eficácia da obrigação essencial ao julgar que " III – Quando
o fornecedor faz constar de oferta ou mensagem publicitária a notável
pontualidade e eficiência de seus serviços de entrega, assume os eventuais
riscos de sua atividade, inclusive o chamado risco aéreo, com cuja conseqüência
não deve arcar o consumidor ".
66
O Superior Tribunal de Justiça – STJ. Resp. 684.613/SP. T3. Ministra Nancy Andrighi, j. 21/06/2005. DJ:
01/07/2005, p. 530 entendeu que a fixação de cláusula contratual de eleição de
foro não é abusiva quando estiver ausente a vulnerabilidade do consumidor e o
contrato estiver cumprindo sua função social e não ofender a boa-fé objetiva, nem
tampouco trouxer como resultado a inviabilidade ou especial dificuldade de
acesso a justiça, ou seja, aqui não existe desequilíbrio contratual; no mesmo
sentido STJ. Resp. 33256/SP.
Min. Rel. Antônio de Pádua Ribeiro e Rel. p/ac Min. Barros Monteiro. S2, j. 27/10/2004. DJ:
06/04/2005, p. 201.
67 Nelson Nery Júnior. Código
Brasileiro de Defesa do Consumidor: comentado pelos autores do anteprojeto,
8ª ed. São Paulo: Forense Universitária, 2004, p. 587.
68
Nelson Nery Júnior e outros. Código Brasileiro de Defesa do Consumidor:
comentado pelos autores do anteprojeto, 8ª ed. São Paulo: Forense
Universitária, 2004, p. 591.
69
Superior Tribunal de Justiça – STJ. Resp. 691929/PE. T1. Min. Teori Albino
Zavascki, j. 01/09/2005. DJ: 19/09/2005, p. 207.
70
Superior Tribunal de Justiça – STJ. S2. Min. Rel. Antônio de Pádua Ribeiro e Min. p/ac. Barros
Monteiro, j. 27/10/2004. DJ: 06/04/2005, p. 201, voto do Exmo. Sr. Min.
Antônio de Pádua Ribeiro; STJ. C/C
31.227/MG. Rel. Min. Ruy Rosado de Aguiar. DJ: 04/06/2001; STJ.
C/C 32.887/SP. Rel. Min. Carlos Alberto Menezes Direito. DJ: 07/04/2003.
Assim, o Min. Sálvio de Figueiredo Teixeira, no julgamento do Resp. 379.949/PR.
DJ: de 15/04/2002 entende que: " a cláusula de eleição de for
inserida em contrato de adesão é, em princípio válida e eficaz, salvo: a) se,
no momento da celebração, a parte aderente não dispunha de intelecção
suficiente para compreender o sentido e as conseqüências da estipulação contratual;
b) se da prevalência de tal estipulação resultar inviabilidade ou especial
dificuldade de acesso ao Judiciário; c) se se tratar de contrato de obrigatória
adesão, assim entendido o que tenha por objeto produto ou serviço fornecido com
exclusividade por determinada empresa. ". Esses fatos exposto pelo e. Min.
demonstram o desequilíbrio entre as prestações.
71
Superior Tribunal de Justiça – STJ. S2. Min. Rel. Antônio de Pádua Ribeiro e Min. p/ac. Barros
Monteiro, j. 27/10/2004. DJ: 06/04/2005, p. 201, voto do Exmo. Sr. Min.
Antônio de Pádua Ribeiro.
72 Nelson Nery Júnior. Código de Defesa
do Consumidor: comentado pelos autores do anteprojeto. São Paulo: Editora
Forense Universitária, 8ª edição, 2004, p. 558, a define a cláusula abusiva com
sendo " aquela que é notoriamente desfavorável à parte mais fraca na
relação de consumo ", ou seja, o " consumidor ". Preferimos
dizer, dentro do que sustentamos, que ela é manifestamente desfavorável a um
dos contratantes, pois abandonamos a qualidade das partes para que sua
aplicação seja mais ampla dentro dos contratos comutativos, na busca do
equilíbrio contratual.
73
Superior Tribunal de Justiça – STJ. Resp. 691929/PE. T1. Min. Teori Albino
Zavascki, j. 01/09/2005. DJ: 19/09/2005, p. 207.
74
Cyril Noblot. La qualité du contractant comme crière legal de protection:
essai de méthodologie legislative. Paris: LGDJ, 2002, p. 281.
75
J. Calais-Aloy. L´influence du droit de la consommation sur le droit des
contrats. Paris: RTD. Com. 1998, p. 115, esp. 117.
76
Cyril Noblot. La qualité du contractant comme crière legal de protection:
essai de méthodologie legislative. Paris: LGDJ, 2002, p. 282.
77
Assim, o consumidor deve tomar conhecimento prévio antes de seu nome ser
negativado nos serviços de restrição de crédito, como estabelece o art. 43, §2º
do CDC, sob pena de quem não o fizer pagar pelos danos morais causados.
78
Sérgio Cavalieri Filho. O direito do consumidor no limiar do século XXI. São
Paulo: Revista de Direito do Consumidor, nº 35, julho-setembro, 2000, p. 102.
79
Edílson Pereira Nobre Júnior. A proteção contratual no Código do Consumidor
e o âmbito de sua aplicação. São Paulo: Revista de Direito do Consumidor,
nº 27, julho/setembro de 1998, p. 63.
80 Jean Calays-Auloy e Frank Steinmetz. Droit de la consommation. Paris:
Dalloz, p. 49, nº 49.
81
Cyril Noblot. La qualité du contractant comme crière legal de protection:
essai de méthodologie legislative. Paris: LGDJ, 2002, p. 210.
82
Superior Tribunal de Justiça – STJ. AgRg no Ag 640587/RJ. T1. Min. Luiz Fux, j. 03/05/2005. DJ: 30/05/2005, p. 228; STJ. Resp.
327727/SP. T4. Min. César Asfor Rocha. DJ: 08/03/2004, p. 166.
83
Superior Tribunal de Justiça – STJ. AgRg no Ag 640587/RJ. T1. Min. Luiz Fux, j. 03/05/2005. DJ:
30/05/2005, p. 228.
84
Superior Tribunal de Justiça. STJ.
Resp. 327727/SP. T4. Min. César Asfor Rocha. DJ: 08/03/2004, p. 166.
85 Carole Ouerdane – Aubert de
Vincelles. Altération du consentement et efficacité des sanctions
contratuelles. Paris: Dalloz, 2002, p.463.
86
Nelson Nery Júnior e outros. Código Brasileiro de Defesa do Consumidor:
comentado pelos autores do anteprojeto, 8ª ed. São Paulo: Forense
Universitária, 2004, p. 591 e 592. O renomado autor, entende que somente o
consumidor pode buscar.
87
Sálvio de Figueiredo Teixeira. A proteção ao consumidor no sistema jurídico
brasileiro. São Paulo: Revista de Direito do Consumidor, nº 43,
julho-setembro de 2002, p. 76.
88
No mesmo sentido, Ronaldo Porto Macedo Júnior. A proteção dos usuários de
serviços públicos: a perspectiva do direito do consumidor. São Paulo:
Revista de Direito do Consumidor, nº 37, jan.-março de 2001, p. 88 afirma que
" O Código de Defesa do Consumidor caracteriza-se, de maneira muito
expressa no seu art. 6º, como um código discriminatório, pois traz um
tratamento diferenciado em favor do consumidor, assumindo isto com muita clareza
ao estabelecer, por exemplo, o princípio da vulnerabilidade do consumidor, isto
é, o Código do Consumidor parte do princípio de que o consumidor é vulnerável
no mercado de consumo e que, portanto, esta legislação surge para reequilibrar
direito e deveres.". Este posicionamento também é sustentado no direito
alienígena quando Cyril Noblot. La qualité du contratant comme critère legal
de protection. Paris: LGDJ, 2002, p. 232 afirma " l´illégitimité de la
conception organique acutelle du contrat de consommation est flagrante: elle
provient du fait qu´il est contraire au príncipe d´égalité de refuser à
certaines catégories de contractants une protection " compensatoire
", dont on sait qu´elle est fondée sur une égalité simple entre les biens
et qu´elle ne fait, en príncipe, pás intervenir le critère de la qualité du
contratant. "
89
Silney Alves Tadeu. O consumidor como categoria especial: uma perspectiva
comunitária. São Paulo: Revista de Direito do Consumidor, nº 47,
julho-setembro de 2003, p. 187.
90
Silney Alves Tadeu. O consumidor como categoria especial: uma perspectiva
comunitária. São Paulo: Revista de Direito do Consumidor, nº 47,
julho-setembro de 2003, p. 186 muito bem destaca que a influência trazida pelo
Código de Defesa do Consumidor está " em como contratar e como receber a
correspondente informação, tão importante e pouco considerada. O fenômeno da
massificação social e a legitimidade da utilização de contratos mediante
condições gerais e cláusulas preconstituídas como objetivo de racionalização,
redução de custos e facilitação de serviços em empresas modernas que abriram um
capítulo novo na história do contrato sendo isto o que requer uma nova
regulamentação ".
91
Assim Silney Alves Tadeu. O consumidor como categoria especial: uma
perspectiva comunitária. São Paulo: Revista de Direito do Consumidor, nº
47, julho-setembro de 2003, p. 186, lembra que Francesco Galgano. " La
democracia dei consumatori." Riv. Trim. Dir. Proc. Civ., nº 2, p. 215
e s., 1980 afirma que a perspectiva está mudando, ao considerar que a
democracia dos consumidores havia se convertido na democracia dos cidadãos e o
primeiro autor complementa " Desta modo, a idéia se expande de que todos
nós somos consumidores, mas não enquanto realizamos atos concretos como tais, e
sim porque temos uma faceta de nossa vida, qual seja, a de consumidor, a que
interessam distintos aspectos da vida social como se expressa Berconvitz, por
isso de fala de cidadão não consumidor, isto é, de cidadão como consumidor. De
fato o que nasceu como proteção do consumidor, se esta convertendo em proteção
do indivíduo particular e isto não é senão uma mera manifestação da evolução
social do direito, já inclusive manifestada nos modernos códigos civil e nas
modernas constituições, como por exemplo na brasileira ".
* Advogado na área de Direito Comercial em
Curitiba (PR), doutor (DEA) em Direito Privado pela Universidade
Panthéon-Sorbonne Paris 1 (França), especialista (corso singolo) em Direito
Processual Civil e Direito Falimentar pela Universidade de Estudos de Milão
(Itália)
Disponível em: < http://jus2.uol.com.br/doutrina/texto.asp?id=7543
>. Acesso em: 06/12/06.