Resumo do livro:

 

SILVA, Lenílson Naveira e. A Quarta Onda. Rio de Janeiro: Record, 1989.

 


O livro começa com um breve histórico dos avanços tecnológicos da humanidade. Demonstra-se que cada vez mais velozes vêm sendo as conquistas na área das invenções. E que mais impacto ainda hão de causar com o desenvolvimento mais avançado da informática.

O autor fala de alguns efeitos nocivos dos avanços tecnológicos nos indivíduos.Enfatiza o fato de que alguns desenvolvimentos levam ao isolamento dos indivíduos e à desagregação familiar.

Entre os efeitos benéficos da tecnologia, cita-se o fato de que os trabalhadores, que atualmente passam a maior parte de seu tempo com atividades rotineiras, poderão delegar tais atividades às máquinas e dispor de mais tempo para práticas intelectuais.

A tecnologia gerará mudanças radicais no ambiente de trabalho. As pessoas terão de se adpatar a novas realidades.

O autor cita o perfil das empresas que terão um grande espaço reservado no futuro. Entre as companhias mais elogiadas, fala-se exaustivamente sobre a IBM (empresa para a qual o autor trabalhava na época da edição do livro).

O autor trata de maneira quase metafísica sobre valores culturais das sociedades orientais, prevendo uma derrocada do império americano e uma nova era, com maior interdependência e harmonia entre as nações. Prevê também um enorme avanço da sociedade japonesa, que parece considerar perfeita. Segue, assim, uma tendência do final da década de 1980, que via alegremente a suposta derrocada dos E.U.A. e ascenção de uma nova potência em seu lugar.

A conclusão do livro leva o leitor a uma reflexão filosófica e à noção de uma suposta necessidade de progresso espiritual dos indivíduos para uma sociedade mais feliz.