Resumo elaborado por: Melina de Souza Rocha

Data de elaboração do resumo: 29/11/2001

Título: As Relações Jurídicas de Consumo na Era da Economia Digital.

Autor: Marcio Morena Pinto

 

As Relações Jurídicas de Consumo na Era da Economia Digital

 

 

1. Considerações Iniciais

 

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Economia digital: o equilíbrio de poder no comércio se desloca para o consumidor- é ele quem toma as decisões. Fornecedores, clientes e consumidores interagem num fluxo contínuo de informações.

Três razões: - crescente falta de tempo

             - gradual extinção das barreiras financeiras e técnicas aos serviços comerciais e bancários de acesso remoto. (Hoje os computadores estão bem mais acessíveis financeiramente e fáceis de usar.)

- pessoas estão muito mais familiarizadas com o acesso remoto e as transações financeiras eletrônicas do que há uma década, haja vista a realização crescente dos depósitos diretos, pagamentos pré-autorizados e transações em caixa automático são todos formas de transações de acesso remoto.

- propostas tradicionais: como qualidade, preço e marca

2. O Direito do Consumidor na Internet

           

3. As Relações Jurídicas de Consumo

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4. Publicidade

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5. Proteção à Privacidade

6. Instituto Brasileiro de Proteção e Defesa dos Consumidores de Internet (IBCI)

7. Regulamentação

 

 

Link para o artigo do autor: http://buscalegis.ccj.ufsc.br/arquivos/As%20Relações%20Jurídicas%20de%20Consumo%20na%20Era.htm