® BuscaLegis.ccj.ufsc.br            

Para Ficar Esperto:  Dicas para Proteção em Compras On-line

                                             Artigo Publicado na Federal Trade Comission em Julho de 1998

A Internet é uma ferramenta excitante que coloca uma vastidão de informações ao alcance de seus dedos. Com um click de um mouse, ela permite a você comprar uma passagem aérea, reservar-se em hotel, mandar flores em alguém, ou comprar algo de sua preferência.

Bons negócios, conveniência e opções são abundantes na Internet. Mas antes de usar tudo o que a Internet tem a oferecer, seja esperto em tornar a sua experiência on-line segura.
 

Fácil de Aprender

Quando estiver explorando online pense em algumas as questões que devem ser arguidas sobre uma empresa na Internet.
 
 Privacidade: Que tipo de informações a enpresa coleta de mim, é segura?
 
 

Benefícios: Como a conpanhia utiliza essa informação e como isso será benéfico para mim?
 
 
Escolhas: Que escolhas tenho no uso das informações que empresa adquire de mim? Eu posso optar no uso das informações?
 
 
 

Segurança na Internet:

Comprar na Internet oferece uma série de vantagens que você não encontrará comprando em lojas comuns, por telefone ou correio. Por exemplo, a Internet está sempre aberta - sete dias por semana, 24 horas por dia. E, as barganhas são numerosas online. Comprar na Internet também pode ser tão seguro quanto comprar em uma loja tradicional.
 

            Lembre-se das seguintes dicas que podem assegurar suas compras na Internet.

Utilize um navegador seguro.

Esse é o software usado para navegar na Internet. Seu navegador deve ser compatível com os padrões de segurança industriais, como o SSL(Secure Sockets Layer) ou o SET (Secure Electronic Transaction).
Esses padrões encriptam ou embaralham as informações da compra quando você as envia pela Internet, aumentando a segurança de sua transação. A maioria dos PC's já possuem um navegador instalado. Você também pode baixá-los gratuitamente da Internet.

Comprar em Lojas que Você conhece.

Qualquer um um pode montar uma loja online sob quase qualquer nome. Se você não estiver familiarizado com o comerciante, peça por um catálogo ou brochura para ter uma idéia dos serviços e produtos.
 

Mantenha as suas senhas em segredo.

Seja criativo quando escolher uma senha, e nunca revele a ninguém. Evite usar números telefônicos, data de nascimento, número de documentos oficiais. Ao invés, use uma combinação de números, letras, e símbolos.
 

Preste atenção nas formas de pagamento.

Prefira aquelas empresas que cobram na entraga do produto, se for pagar com cartão de crédito, confira que tipo de garantias sua administradora pode lhe oferecer, verifique junto as entidades de proteção dos consumidor se há alguma implicação ou queixa contra a empresa
 

Mantenha uma Cópia.

Esteja certo de imprimir uma cópia da sua ordem de compra e dos números de confimação e senhas. As disposições do Código de Defesa do Consumidor podem ser aplicadas às compras pela internet
 

Pague suas contas online.

Algumas companhias permitem que você pague suas contas ou verifique a sua situação online. Antes de realizar tais operações avalie como a empresa está tratando suas informações pessoais e financeiras. Muitas empresas explicam seus procedimentos de segurança no próprio Web site. Se você não encontrar tais informações, ligue ou escreva para pedi-las.
 
 
 

Privacidade na Internet

A tecnologia permite que companhias coletem informações sobre você como potencialidade de revelar estes dados para terceiros. Embora a Internet possa servir como uma imensa fonte de informações, produtos e serviços tenha o cuidado e a certeza de salvaguardar sua segurança seguindo estas dicas.
 

Mantenha suas informações pessoais em segredo.

Não revele informações pessoais--como endereço, telefone, número da carteia de identidade e CPF ou emai-- a não ser que você saiba que está manuseando estas informações, por que as estão coletando e como estão usando. Se você tem filhos, ensine-os a perguntá-lo antes de fornecer qualquer informação familiar.
 

Procure pela política de privacidade usada pela empresa.

Geralmente estas práticas estão expostas no próprio site da loja. A política da loja deve revelar que informações são coletadas no site e como serão usadas.

 
Nota: Este texto foi adaptado onde necessário a legislação brasileira.

Bibliografia usada na Adaptação:

_________,________. Código de Defesa do Consumidor. Secretaria de Justiça.Procon/SC. Imprensa Oficial do Estado de Santa Catarina.

MARQUES, Cláudia L.. Contratos no Código de Defesa do Consumidor. 3ª Edição. São Paulo: Editora Revista dos Tribunais, 1998.
 
 
 
 

            Published by American Express Company in cooperation with Call For Action, The Consumer Information Center, and The Direct Marketing
            Association. Information was prepared with the assistance of The Federal Trade Commission. This document may be reproduced for nonprofit-educational purposes. (Esse documento poderá ser reproduzido para fins educacionais não lucrativos)

            © 1998, American Express Company, Consumer Affairs Office, 801 Pennsylvania Avenue, NW, Washington, D.C. 20004
 

Retirado do site: www.ccj.ufsc.br/~nedcon/indiart.html