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DIREITO ECONÔMICO DO TRABALHO
Washington Peluso Albino de Souza
A decisão de sua Exa., o Diretor da Escola Judicial, de dedicar a
presente sessão a homenagear os novos juízes da 3ª Região que acabam de
vencer difícil concurso para ingresso na carreira, deixa-me aliviado para
prosseguir nestas exposições sobre o Direito Econômico do Trabalho, tema que,
apesar de importante e atraente, oferece o risco de ser prejudicado pelas
deficiências pessoais deste expositor.
Começarei desculpando-me perante os presentes pelo desalinhavado da
exposição e procuraremos sintetizar, em limitado espaço de tempo, os elementos
introdutórios à matéria a ser exposta a V. Sas., insignes mestres e
dominadores do Direito, compreendem as dificuldades dessa tarefa e hão de perdoar
as falhas praticadas.
Procuraremos ser mais objetivos, em respeito à própria natureza deste
Tribunal, onde o Direito pulsa, vivo e concreto, assumindo a forma de Justiça.
Retomemos, pois, os elementos introdutórios. Partiremos do conceito de
Direito do Trabalho: Trabalho, como “conteúdo da Norma Jurídica”, os
instrumentos hermenêuticos, ou seja, as “Regras” e Princípios do Direito
Econômico do Trabalho serão analisados para a sua aplicação. Em seguida,
passaremos ao Direito Positivo. Visitaremos as Constituições Brasileiras como
fontes da política econômica do Trabalho e passaremos à sua presença nos
Institutos de Direito Econômico, em interface com outras disciplinas jurídicas,
com destaque para o Direito do Trabalho.
1 - TRABALHO COMO CONTEÚDO ECONÔMICO DA NORMA JURÍDICA
Discute-se a natureza do trabalho, analisam-se as
manifestações do “esforço consciente” no sentido de satisfazer as necessidades
relacionadas com o homem, e o “esforço” dos demais animais, das máquinas, bem
como dos recursos da mais avançada tecnologia, sempre tendo como fundamentos a “ação”
humana manifestada pela “vontade consciente. Fixamo-nos na sua natureza
originariamente econômica e o tomamos por conteúdo econômico da norma jurídica.
Salientamos desafios do atual estágio científico com os avanços da
informática, bem como o que poderá surgir posteriormente, e nos preocupamos com
as suas conseqüências no Direito. Até agora, o pensamento humano, inteligente,,
criou e dominou o “esforço” não humano. Entretanto, os cientistas já anunciam
as “máquinas inteligentes”, que disputam o raciocínio com o homem, por exemplo,
na sofisticação do jogo de xadrez e para as quais não se vislumbram os
horizontes a atingir.
Estes dados ampliam o conceito de “Trabalho”, que não somente projeta o
de “descanso”, em termos naturais, como configura o “lazer” como ideal político
ligado aos efeitos sociais da ação destes instrumentos em substituição
crescente ao esforço do homem. é a “civilização do lazer”.
Permanecendo na atual contemporaneidade temos, além do direito à
sobrevivência, as figuras do emprego e do desemprego como temas angustiantes,
aos quais a norma jurídica não pode estar alheia ou indiferente.
2 - O TRABALHO COMO CONTEÚDO DA NORMA DE DIREITO ECONÔMICO
Fixemos a nossa posição de que o Direito Econômico tem por objeto a
regulamentação da política econômica, na defesa dos interesses públicos e
privados. Por sujeito, tem o indivíduo, a empresa, o Estado e todos os
entes atingidos pela política econômica pública ou privada. Sua norma apresenta
conteúdo “econômico” na feição “político-econômica”. Como vimos, igualmente,
não se aceita a dicotomia do Direito Público X Direito Privado.
Do mesmo modo, afirmamos que o “Direito Econômico do Trabalho” não
constitui disciplina jurídica autônoma. Apresenta-se-nos como uma extensão do
Direito Econômico, “em interface” com as demais disciplinas em que o Trabalho
compareça de algum modo.
Concluímos, portanto, que o Trabalho já inclui-se na norma de Direito
Econômico do Trabalho, como o seu conteúdo econômico, porém na configuração
específica de natureza político-econômica.
3 - O TRABALHO ENQUANTO “FARO” E “ATO”
Enquanto “Fato”, o Trabalho figura como “objeto” do Direito. A sua
condição de “conseqüência” ou de “causa” do “fato”, traz para o Direito
aplicado situações importantes a serem consideradas. Enquanto “fato econômico”,
assume a posição de conteúdo econômico da norma de Direito Econômico do
Trabalho.
Quanto ao “ato”, por certo está ligado à idéia de “ação” e, portanto, à de
um agente, ou “sujeito”. Este, pode figurar como “ativo” ou “passivo”, na
prática da “política econômica” e na respectiva relação jurídica.
Tomado o “Trabalho” na “relação” jurídica de Direito Econômico do
Trabalho, vamos encontrar a figura do “trabalhador”. Este, de acordo com as
circunstâncias, comparece no instituto do “emprego”, como “empregado”. Porém,
nas relações de política econômica do trabalho, assume as posições em relação
aos fatos de geração de emprego ou de desemprego, de centro do mercado de
trabalho, e, por todos os expedientes, está preso ao chamado “custo-benefício”,
que se expande e compromete toda a estrutura econômico-social nas mais variadas
dimensões. Em termos globais, figura como “força” de trabalho, assumindo
compromissos na sociedade, que vão além do contrato de trabalho, e projeta-se
em todo o quadro social, atingindo as pessoas que ainda se preparam e os que já
saíram da “faixa ativa”, bem como aqueles que integram os “espaços” mais
prejudicados do mesmo quadro, tais sejam os aposentados, os doentes e os
marginais de toda espécie.
Este amplo contexto define o “campo” do Direito Econômico do Trabalho que
o ocupa por tomar o Trabalho como um direito natural e um dever social do
homem, que por ele deve ter acesso no engaste social e deste não mais se
desprender. Nesta dimensão, enquadra-se como um dos Direitos Econômicos da
classificação dos Direitos Humanos definidos pela Organização das Nações Unidas
e se afirma nos Tratados Internacionais, Comunitários e nas Constituições dos
países.
Trata-se do “direito do trabalho”, conceito que se expande do “direito ao
emprego” até às condições oferecidas como qualidade de vida a todos os
componentes humanos da sociedade, tomados como naturais usufrutuários dos seus
resultados nas conquistas da inteligência. Raciocinemos sobre Direitos já
garantidos, como férias, aposentadorias, seguridade no sentido mais amplo,
programas e planos de amparo a marginalizados sociais e se perceberá como tal
afirmativa tem correspondente mais concreto do que o seu enunciado sugere pela
limitação contratual a partir apenas do momento em que o “emprego”,. esteja
garantido e, portanto, do limitado espaço estatístico da faixa de “população
ativa”.
4 - PRINCÍPIOS E REGRAS DO DIREITO ECONÔMICO DO TRABALHO
O Direito Econômico oferece-nos peculiaridades ligadas à própria
condição de lidar terreno dinâmico por natureza, que é a política econômica,
sempre jungida às mutações sociais. Tomado o “fato econômico” como conteúdo de
sua norma, a teoria logo se dirige ao sentido da interpretação econômica das
suas leis, do mesmo modo na fundamentação econômica da sua elaboração.
Só mais recentemente a inteligência universitária ocidental, afastado o
fantasma maxista utilizado para comprometer a análise científica da relação
entre o “econômico” e o “jurídico”, está descobrindo ou reconhecendo a “interpretação
econômica do Direito”. (Posner,
Calabresi, Alpa, Dworkin, Rakowiski, Danahue, Guiomar Estrela Faria). Em
Direito Econômico, este caminho já de há muito é percorrido, pelo Método
Analítico Substancial, onde se toma o “fato econômico” como núcleo existencial,
passando a ser revestido, ou contido, pela norma jurídica.
Deste procedimento decorrem alguns pontos fundamentais:
A - Destacamos, por exemplo, o “princípio” da flexibilidade das leis de
Direito Econômico, considerando-se as “mutações” da realidade social e o seu
impacto sobre a lei vigente.
B - Outro ponto é o referente às chamadas “leis programáticas”, ou de “diretivas”,
tais como as dos “programas” e “planos econômicos”, para somente citarmos
algumas. Percebemos como o sentido da “sanção” do conceito clássico fica
desfigurado, transferindo-se para outros tipos de garantia a realização dos
objetivos por elas propostos.
C - Da pesquisa teórica aliada à prática, chega-se às “regras do Direito
Econômico”, das quais destacaremos, nos limites deste trabalho, algumas que
mais diretamente falam aos objetivos do Direito Econômico do Trabalho e que
serão lembradas daqui por diante.
Tomaremos, dentre outras, as seguintes:
1 - Regra do equilíbrio, afirmando que em toda relação de Direito
Econômico há sempre um “ponto” ou uma “zona de equilíbrio” correspondente à
mais justa ponderação dos interesses individuais e coletivos em confronto.
Sua aplicação ao cotidiano do Direito Trabalhista assume inegável valor
na busca dos acordos e nas próprias sentenças, porém ampliamos o seu sentido em
toda a política econômica que abranja interesses antepostos com referência ao
trabalho nas relações sociais.
2 - Regra da equivalência
Manda que as medidas de política econômica, partidas de autoridade
superior, não forneçam os valores das obrigações combinadas além ou aquém das
oscilações normais da conjuntura econômica em referência aos que se registravam
no momento do ajuste do compromisso.
Em se tratando da política econômica do Trabalho, envolve todas as
manifestações de valor aí apreciadas, tais como salários, jornada, assim como,
benefícios ou compromissos que lhes são assegurados pelas diversas modalidades
admitidas em direito. Figura de modo eloqüente nos ajustamentos de valores
provenientes das mais diferentes causas.
3 - Regra de recompensa
Garantindo obrigatoriamente um proveito correspondente ao sacrifício
despendido, em qualquer ação econômica, confere à política econômica do
trabalho a objetividade que deve caracterizá-la. Os seus alcances em termos de
interesse individual ou social definem-lhe a importância e o significado.
4 - Regra da liberdade de ação
Esta regra constituiria um truísmo, depois que as Constituições a
asseguram aos cidadãos. Entretanto, vai além do enunciado do texto para
garantir-lhe a avaliação, pois destina-se a não permitir que a ação econômica,
no caso referente à política do Trabalho, venha responder por prejuízos, por
efeito de medida de autoridade superior que modifique as circunstâncias
anteriores que autorizaram ou reconheceram a legalidade na prática daquela
ação. As permanentes transformações dos valores salariais, dos benefícios
conquistados, não raramente são modificados por expedientes posteriores, muitos
dos quais procuram suas condições livremente contratadas, até mesmo nas
habituais reformas administrativas públicas ou empresariais.
5 - Regra da primazia da realidade social
Por esta regra, a norma de Direito Econômico não pode distorcer a
realidade econômica. Aplica-se à política econômica do Trabalho, às distorções
que o salário mínimo registra em relação ao seu poder aquisitivo, com a queda
da qualidade de vida do assalariado, para somente citarmos um caso mais comum.
Do mesmo modo, a rigidez contratual trabalhista brasileira acabou por
dificultar a expansão das oportunidades de emprego, levando à manifestação de
empregados e empregadores marchando para a busca de um tipo de contrato
ignorado pela legislação vigente, levando o governo a buscar solução na
tentativa da modificação da CLT, com os chamados “contratos provisórios”.
Predominou a realidade econômica impondo medida jurídica que traduz o
sentido político da força impositiva do fato social.
Não fora o excessivo e profundamente tímido legalismo do Judiciário
brasileiro e, antes mesmo, ou sem a modificação do dispositivo legal, a Justiça
teria sido feita. Se atentarmos para a defasagem de tais medidas, podemos
aquilatar o que sejam os seus efeitos em termos das dificuldades enfrentadas
pelo trabalhador ou do empregador, com prejuízos individuais e gerais.
6 - Regra de interesse social
O sentido social do trabalho não tem o seu entendimento ligado apenas às
formas de assistência ao trabalhador. Amplia-se até o vasto terreno em que a
Justiça procura atender a todos os componentes da sociedade, aí incluído os
efeitos econômicos, aos lado dos demais. Configura-se o sentido da Justiça
Distributiva, de que o Direito Econômico se ocupa de modo especial.
Na Política Econômica do Trabalho, juridicamente tratada, portanto,
corrigem-se várias distorções que o paternalismo provoca pelo tratamento
tutelar do trabalhador. Então, o trabalho é projetado no interesse social,
amplo e eqüitativo, não permitindo isolar o trabalhador da sociedade em que
indubitavelmente se insere.
7 - Regra da indexação
Esta regra toma corretamente a inflação como uma das Modalidades da
política econômica no campo monetário. Manda que a autoridade autora da medida
trate de cercá-la de outras que garantam a defesa dos interesses capazes
de serem atingidos pelos seus efeitos.
No decorrer destas explanações, por muitas vezes esta regra será
aplicada. Juntamente com a “regra da equivalência”, comparece na elaboração e
na prática da política salarial.
8 - Regra da oportunidade
O sentido de “oportunidade”, sempre ligado à prática da política
econômica, deve comandar a apreciação do comportamento dos sujeitos da ação
ante a política econômica do Trabalho. Todos os elementos componentes deste
tipo de ação oferecem tal expressão de realidade, que desobedecê-la seria
retirar-lhe o elemento caracterizador.
9 - Regra da razão
Reconhecida sobretudo em face da concorrência, mostra-se válida para o
mercado de trabalho e para as demais manifestações da Política Econômica
nesse sentido. Manda que, mesmo contra o dispositivo legal vigente se decida no
sentido da verdadeira e justa prática de atos de política econômica que
beneficiem componentes da relação de trabalho. De origem pretoriana do Direito
norte-americano para os problemas de concorrência, seria instrumento valioso do
Judiciário brasileiro, não fora o seu excessivo legalismo sempre lembrado.
10 - Regra da irreversibilidade
Em termos de Política Econômica do Trabalho, manda que se observe o
sentido da irreversibilidade das medidas tomadas, tendo em vista os seus
efeitos raramente reparáveis em termos de efetivação da justiça. As defasagens
dos valores salariais, os efeitos das políticas econômicas recessivas sob os mais
diversos argumentos são fatos vividos no dia-a-dia do nosso Direito.
11 - Regra da precaução
Recomenda a adoção de garantias contra a probabilidade de prejuízos aos
membros da relação de trabalho, por medidas que incidam sobre as mesmas. O peso
de uma decisão pelo precatório, sabendo-se dos expedientes habituais de
protelação dos pagamentos pelo Estado, ou de sentenças que de antemão se sabe
não exeqüíveis, levam à meditação e ao emprego desta regra.
12 - PRINCÍPIO DA ECONOMICIDADE
Como instrumento hermenêutico, destaca-se o “Princípio da
Economicidade”. Baseado no princípio da valoração das decisões, parte da ampla
variedade de “valores”, ou seja, econômicos, éticos, estéticos, religiosos ou
de qualquer natureza, que passam a fornecer a diretriz da “maior vantagem”.
Certamente, em Direito, esta será a realização do justo e, portanto, de
natureza valorativa, ética. Em Direito Econômico do Trabalho afirma-se pela
conjugação da maior vantagem político-econômica para atingir o justo em matéria
de trabalho. Tal fato amplia o campo das decisões referentes ao Trabalho,
conferindo-lhes a dimensão política corretamente ajustada aos interesses
individuais e sociais a que se prende.
Aplicação dos Princípios e das Regras
Até que ponto a aplicação dos “princípios” e das “regras” acima expostos
se torne recomendável ou possível, por qualquer ramo do Direito e na
prática dos Tribunais, é questão da sua utilização, tendo em vista a “interface”
com o Direito Econômico do Trabalho, como afirmamos de início.
6 - IDEOLOGIA CONSTITUCIONALMENTE ADOTADA
Ao considerar o aspecto da aplicação do Direito Econômico do Trabalho,
deveremos partir da análise pela qual o Trabalho é tratado nos textos
constitucionais, considerando-se que ali ficam situadas as bases da Política
Econômica a ser implementada na legislação infraconstitucional. Desde logo se
percebe que estamos diante de espectro muito mais amplo do que o do
Direito do Trabalho, tal como este é concebido enquanto disciplina jurídica,
pois, se trata de abranger toda a extensão do envolvimento do Trabalho
pelo Direito.
O elemento referencial desta análise está na ideologia “incorporada” pela
Constituição. Como tal, e temos afirmado em diversas ocasiões, não se trata de “modelos”
de ideologias “puras”, como Capitalismo, Socialismo, Comunismo, Anarquismo e
assim por diante. Referimo-nos ao conjunto de “princípios ideológicos”,
provenientes de qualquer delas, e absorvido pelo legislador constituinte,
passando a compor a “ordem jurídica” a vigorar no país. Por certo, as chamadas
Constituições Plurais, compostas de dados ideológicos diferentes e às vezes
retirados de modelos “puros” opostos, garantem a clareza desta idéia de “ideologia
constitucionalmente adotada”, afastando a hipótese de contradições entre os
mesmos, que levariam à inaceitável inconstitucionalidade dos termos da
Constituição.
A presente tarefa, portanto, consta de situar o modo pelo qual o Trabalho
compõe-se com a ideologia das Constituições, limitando-nos ao exame nas Cartas
brasileiras.
Um dado inicial, portador, por exemplo, da marca liberal
encontra-se em todas elas e dispõe que “ninguém é obrigado a fazer
ou deixar de fazer alguma coisa, senão em virtude de lei” (Const. 1824. 124,
art. 179, l; Constituição Federal 189, art. 72, parágrafo 1º, 1954, art. 113,
2).
Por certo, o dispositivo da Carta de 1824 não se refere ao escravo e,
sim, apenas às pessoas livres. Mesmo os “libertos” ali encontravam restrições
para cargos eletivos.
Em relação ao trabalho, portanto, haveremos de considerar: o escravo,
como força de trabalho, os libertos e os livres.
A Carta republicana igualmente liberal, de 1891, limitou-se a referir-se
à competência privativa do Congresso Nacional para “criar ou suprimir empregos
públicos federais”, definir-lhes as atribuições, e estipular-lhes os
vencimentos (art. 34, 25, de 1946, art. 65, IV); a garantia do “livre exercício
de qualquer profissão moral, intelectual e industrial”, (art. 72, parágrafo 24,
de 1954, art. 113,13), a “aposentadoria só será dada aos funcionários públicos
em caso de invalidez no serviço da Nação” (art. 75); e “nenhum emprego pode ser
criado nem vencimento algum, civil ou militar, pode ser estipulado ou alterado
senão por lei ordinária especial”(Emenda Constitucional de 03 de setembro de
1927, art. 72, parágrafo 34). Fixemos este quadro ideológico liberal, para
passarmos às Cartas de sentido ideológico plural e percebermos os elementos
garantidores da política econômica do Trabalho, deles decorrentes.
Por certo, a Constituição de 1934 é aquela que deflagra as preocupações
para com o Trabalho no país. Já anunciava em seu prólogo, “um regime que
assegure a unidade, a liberdade, a justiça e o bem-estar social e econômico”...
No Tít. I, Cap. I, das “Disposições Preliminares”, art. 5º, XIX, estabelece a
competência exclusiva da União para legislar sobre... “normas gerais sobre o
trabalho, a produção e o consumo...”; sobre “condições de capacidade para
exercício de profissões liberais e técnico-científicas e jornalismo” (id.k);
pelo art. 39, 6, compete ao Poder Legislativo “criar ou extinguir empregos
públicos federais, fixar-lhes e alterar-lhes os vencimentos, sempre em lei
especial”; legislar sobre licenças, aposentadorias e reformas (39, d); o
Presidente da República autoriza brasileiro a aceitar pensão, emprego ou
comissão remunerados de governo estrangeiro (art. 56, 16); “todos têm o direito
de prover à sua própria subsistência e à de sua família, mediante trabalho
honesto (art. 113, 34); pelo art. 115 (Tit. IV, Da Ordem Econômica e
Social) a “ordem econômica deve ser organizada conforme os princípios da
justiça e as necessidades da vida nacional, de modo que possibilite existência
digna”. Dentro destes limites, é garantida a liberdade econômica. Parágrafo
único. Os poderes públicos certificarão, periodicamente o padrão de vida nas
várias regiões do país.
Este destaque para com as condições regionais de vida, iria projetar-se
no disposto do art. 121, com a “proteção social do trabalhador” e as “condições
do trabalho, na cidade e nos campos”. Neste artigo fica constitucionalmente
lançada a “legislação do trabalho” (art. 121 parág. 1º e letras), com os “preceitos
a serem seguidos para colimarem a melhoria de condições do trabalhador”, que
até hoje predominam com pequenas, embora importantes modificações. Neste
sentido, são enumeradas: a) proibição de diferença de salário por um
mesmo trabalho, por motivo de idade, sexo, nacionalidade ou estado civil; b)
salário mínimo, por regiões e, nesta Constituição, ainda referente apenas às
necessidades normais do trabalhador; c) jornada de oito horas, proibição a
menores de 14, 16 ou 18 anos, nas circunstâncias descritas; d) repouso
hebdomadário; e) férias anuais remuneradas, indenização por dispensa sem justa
causa; h) assistência médica e sanitária ao trabalhador e à gestante, descanso
a esta antes e depois do parto com pagamento do salário, instituição da
previdência, mediante contribuição igual da União, do empregador e do
empregado, a favor da velhice, da invalidez, da maternidade, acidentes do
trabalho ou morte; i) regulamentação do exercício de todas as profissões e
reconhecimento das convenções coletivas do trabalho.
Concretizando a possibilidade do cumprimento de partes destes
dispositivos, o art. 122 instituiu a Justiça do Trabalho “para dirimir questões
entre empregadores e empregados, regidas pela legislação social”, bem como as
Comissões de Conciliação. Não a incluiu, entretanto, como Poder Judiciário
(Título 1, Capítulo IV).
O mesmo texto equiparava aos trabalhadores, para todos os eleitos e
garantias dos benefícios da legislação social, os que exercem profissões
liberais. Com estes, ampliavam-se os participantes da Política Econômica do
Trabalho.
A Carta de 1946 já explicitava a competência da União para legislar sobre
“normas gerais de seguro, previdência social, ...” (art. 5º, “b”); dispunha no
art. 157 sobre os preceitos a serem observados na “legislação do trabalho
e o da previdência social”, no salário mínimo atendendo às “necessidades
da família do trabalhador” (art. 5º, I); a participação obrigatória e direta
dos empregados nos lucros da empresa, a fixação das percentagens de empregados
brasileiros nos serviços públicos dados em concessão e em determinados ramos de
comércio e de indústria (XI); a estabilidade na empresa ou na exploração rural
e indenização do trabalhador despedido (XII); assistência aos desempregados
(XV); obrigatoriedade de seguro do empregador contra acidente do trabalho
(XVII).
Além destes acréscimos às Cartas anteriores, recepcionava praticamente
todos os dispositivos por elas adotados.
Em termos de instrumentos diretos de política econômica, estabeleceu
linha oposta à carta anterior, de ideologia autoritária, de 1937. Naquela, a “greve
e o lock-out” foram declarados “recursos anti-sociais, nocivos ao trabalho e ao
capital e incompatível com os interesses da produção nacional” (art. 139). A
Carta de 1946, ao contrário, reconheceu “o direito de greve, cujo exercício a
lei regulará” (art. 158). Declarou livre a associação profissional ou sindical,
embora sendo reguladas por lei a forma de sua constituição, a sua
representação legal nas convenções coletivas de trabalho e o exercício de
funções delegadas pelo poder público (art. 159). Também mandou que a lei
regulasse o exercício das profissões liberais e a revalidação dos diplomas
expedidos por estabelecimentos estrangeiros de ensino (161). Cuidou do problema
de trabalhadores imigrantes, estabelecendo as bases de sua seleção (art. 162,
parágrafo único).
A Carta de 24/01/1967 recepcionou a competência da União para legislar
sobre... “normas de previdência social”... (art. 8º,
XV, c). Incorporou ao Tit. 1 (Da Organização Nacional, cap. VIII,
Poder Judiciário, Seção VII), os Juízes e Tribunais do Trabalho, sendo o
Tribunal Superior do Trabalho, os Tribunais Regionais do Trabalho e as Juntas
de Conciliação e Julgamento. Sua composição paritária, com a participação de
representantes classistas de empregadores e trabalhadores, juntamente com
juízes togados e vitalícios, embora por alguns criticada pelos resultados da
experiência cotidiana, obedeceu à inspiração de atendimento à realidade social
que podemos identificar como elementos da política econômica do trabalho.
Recepcionou os direitos relacionados com a
melhoria das condições do trabalhador (art. 158 e incisos), referindo-se aos
salários-família dos “dependentes do trabalhador”, à integração do trabalhador
na vida e no desenvolvimento da empresa, “acrescentando à participação nos
lucros”, a “gestão”, embora em caráter excepcional (V); o “fundo de garantia”
(XII); as colônias de férias e clínicas de repouso, recuperação e
convalescença, mantidas pela União (XVI); declarou livre a associação
profissional ou sindical, dando-lhes a delegação de arrecadar contribuições
para o custeio da atividade dos órgãos sindicais e profissionais e para a
execução de programas de interesse das categorias representadas (art.
159, parág. 1º).
A Emenda Constitucional nº 1., de 17 de outubro de 1969, especificou
condições para os ocupantes de cargos públicos, no tocante à temática aqui abordada,
especialmente quanto à aposentadoria e ao regime jurídico a que ficaria
submetido. No Título III, da Ordem Econômica e Social, declarou a finalidade de
realizar “desenvolvimento e a justiça social” e alinhou dentre os “princípios”
adotados, a valorização do trabalho como condição de dignidade humana” (art.
160, II); a “harmonia e solidariedade entre as categorias sociais da produção “
(IV) e a “expansão das oportunidades de emprego produtivo”(VI). Recepcionou
dispositivos das Cartas anteriores quanto aos direitos assegurados aos
trabalhadores para a melhoria de sua condição social.
Com respeito à Carta de 1988, todos nós sabemos como passou a ser objeto
de verdadeiro tumulto ideológico, pelos desencontros e choques de interesses
econômicos, políticos e administrativos. Basta dizer que tão logo foi
promulgada, os defensores de pontos de vista derrotados continuaram a sua
campanha anterior, batendo-se pela “revisão”. Rejeitada esta, insistiram nas “emendas”,
no que acabaram vitoriosos, com a esdrúxula conseqüência de modificar
dispositivos não suficientemente “experimentados”, conforme seria do espírito
constituinte que deixa caminho aberto para esta avaliação. Além disto,
importantes artigos condicionados à edição de leis complementares ou de regulamentação
não receberam esta medida. Permaneceram como letra morta e, mesmo assim
esdruxulamente, sujeita a “emendas”.
Justificamos esta longa digressão, tão somente para salientar o
significado do tratamento dado à ideologia constitucionalmente adotada, e que
não deve obedecer a interesses políticos ou econômicos imediatistas, sob pena
de cair-se em balbúrdia incontrolável. Por seu turno, no conjunto desta
afirmativa, também o Direito Econômico do Trabalho submete-se aos mesmos
efeitos.
A Carta de 1988 inovou sobre as demais, a partir de 1934, deslocando
temas anteriormente reunidos em “Título” (Tit. IV Const. 1946; Tít. III. Const. 1967;
Tít. III, E. Constitucional 1969). Assim, reuniu em capítulo (Cap. II -
do Título II dos “Direitos e Garantias Fundamentais”), o que denominou por “Direitos
Sociais”, criou o Tít. VIII, da “Ordem Social”, aí situando os elementos da “seguridade
social”, tais como saúde, previdência social e assistência social, procurando
concentrar os elementos de política econômica mais específica, no Tít. VII, “Da
Ordem Econômica e Financeira”, que não nos pareceu de melhor e mais correta
técnica.
Fixemos, pois, o problema do tratamento constitucional dado ao
trabalho, na Carta de 1988, que se expande por vários pontos do texto geral e
cuja visão, assim ampla, permite-nos melhor identificar o sentido da política
econômica a seu respeito, e, portanto, o campo do Direito Econômico.
A Carta de 1988 é, certamente, a que mais insiste na significação do
trabalho, ao definir a Ordem Jurídica.
Façamos a leitura seqüencial do seu texto para confirmar esta observação:
- Título - Direitos Fundamentais
Fundamentos:... III, “a dignidade da pessoa humana”; os “valores sociais
do trabalho”...
Objetivos: I, “construir uma sociedade livre, justa e solidária”; II, “erradicar
a pobreza e a marginalização e reduzir as desigualdades sociais e regionais;
III, “promover o bem de todos, sem preconceitos de origem, raça, cor, idade e
quaisquer outras formas de discriminação”.
-Título II - XIII, “É livre o exercício de qualquer trabalho, ofício ou
profissão, atendidas as qualificações profissionais que a lei estabelecer”;
XVII, “é plena a liberdade de associação para fins lícitos, vedada a de caráter
paramilitar”; XLVII, c) não haverá pena de trabalhos forçados.
Cap. II - Dos Direitos Sociais.
Concentram-se neste Capítulo os principais elementos referentes à
Política Econômica do Trabalho, recepcionando-os, ao mesmo tempo em que
convidando ao seu reexame por este prisma. Assim, definiu o Trabalho como um
dos Direitos Sociais (art. 6º). O que nos autoriza a considerar o direito ao
trabalho, do mesmo modo que ao lazer, à previdência social, à proteção à
infância e assistência aos desamparados, assim como outros ali especificados,
na linha de componentes da Política Econômica do Trabalho, com o seu emprego.
A seguir, define direitos dos trabalhadores (art. 7º), permitindo o “interface”
com o Direito do Trabalho, naquilo em que a relação contratual
empregador-empregado se estabelece e os demais pontos que extrapolam daquele
limite, muitos dos quais já incorporados a textos constitucionais anteriores,
conforme vimos, ou explicitamente afirmados, como: a irredutibilidade do
salário, salvo o disposto em convenção ou acordo coletivo, que seria amparado
em Direito Econômico pelo princípio da “flexibilidade” da lei porém que a
situação concreta das análises decorrentes da recessão da economia nacional e
do desemprego, no momento atual, aconselha os juristas oficiais a partirem para
recurso da “emenda constitucional”; o décimo-terceiro salário com base na
remuneração integral ou no valor da aposentadoria (VIII); a configuração dolosa
da retenção do salário, em “interface” com o Direito Penal, (X); jornada de
seis horas para turnos em revezamento, (XIV), flexibilizando-se pela negociação
coletiva, aceita pelo Direito Econômico, por decorrer de injunções da política
da empresa ou da economia em geral; proteção do mercado de trabalho da mulher,
mediante incentivos específicos, possíveis pelo Direito Econômico em
flexibilização diante do disposto no art. 5º, I, art. 7º, XXX e outros.
Destaca-se, por sua importância, no momento atual em que tanto se discute
o desemprego em função do desenvolvimento tecnológico, o disposto no art. 7º,
XXVI: “proteção em face da automação, na forma da lei”. A elaboração desta lei
reguladora constitui desafio ao Direito Econômico do Trabalho pelo que deve
conter de política econômica a ser objetivada.
A Carta de 1988, afinal, trata de modo mais expressivo, a liberdade de
associação profissional ou sindical, embora vede a criação de mais de uma
organização sindical, “em qualquer grau”, representativa da categoria
profissional ou econômica na mesma base territorial, não podendo ser inferior à
do município”, o que, em termos de organização do “poder político”
correspondente, com os reflexos no “poder econômico”, igualmente conduz o tema
para o campo de Direito Econômico.
Outros pontos são menos significativos, neste sentido especialmente
quanto à política salarial em extrapolação aos limites do respectivo contrato,
podem ser encontrados nos textos das nossas Constituições em auxílio desta
compreensão. Assim, como vimos, a Carta de 1934 mandava que os poderes públicos
verificassem, periodicamente, o padrão de vida nas várias regiões do país (art.
115, parágrafo único), de vez que pretendia “garantir os princípios da justiça
e as necessidades da vida nacional, de modo que possibilite a todos existência
digna”. O salário mínimo variou de acordo com as regiões, procurando atender às
necessidades do trabalhador (art. 121, Const. art. 157, I, b) e no texto de
1988, apresenta-se como “salário mínimo nacionalmente unificado”. Diante do
fato inflacionário que ocorreu por anos seguidos, mandou que fosse submetido a “ajustes
periódicos que lhe preservem o poder aquisitivo”.
Vale, neste ponto, considerar-se os efeitos da política salarial sobre as
economias regionais. No regime anterior do salário regional, decretado pelo
Executivo Federal, a indústria de Minas ficou impossibilitada de concorrer com
a indústria gaúcha de couros, na mesma atividade então tradicional no centro e
em outros pontos de Minas. Por outro lado, apontam-se os efeitos nem sempre
positivos da unificação, que impossibilita o interior, menos capitalizado e com
mercado de produtos mais limitado geograficamente, a competir com os grandes
centros que atraem a melhor mão-de-obra, pela expansão e oportunidade de
emprego, apesar da competência dada à União para “elaborar planos nacionais e
regionais de ordenação do território e de desenvolvimento econômico e social”
que teriam ligação direta com a política de emprego e retenção das populações
interioranas em suas bases, porém que continuam apenas no texto escrito.
Na mesma Carta de 1988, ainda vamos encontrar destaque para a “valorização
do trabalho humano” como “fundamento” da ordem econômica (art. 170, “caput”), e
a “busca do pleno emprego”, como “princípio”, por certo bastante atenuado
diante do disposto na Emenda Constitucional de 1969, com o compromisso de “expansão
das oportunidades de emprego produtivo”, interpretada como dirigida ao Estado.
Recomenda atenção especial por outro lado, para o tratamento ao trabalho
na legitimação do direito de propriedade especialmente a partir do disposto
sobre a “Política Agrícola e Fundiária e a Reforma Agrária”.
Ao declarar propriedade insuscetível de desapropriação para esse fim,
incluiu entre os itens caracterizadores da “função social” exercida, a “observância
das disposições que regulam as relações de trabalho” (art. 186, III) e a
exploração que favoreça o bem-estar dos proprietários e dos trabalhadores
(id.III). Na Política Agrícola, incluiu a questão da habitação para o
trabalhador rural” (art. 187, VIII). Por fim, definiu o “usucapião rural”,
adquirido pelo não proprietário que usa o imóvel como seu, tornando-o produtivo
“por seu trabalho ou de sua família, tendo nela sua moradia” (art. 191).
7 - INSTITUTOS “DO DIREITO ECONÔMICO DO TRABALHO”
Pensamos ter chagado o momento de penetrarmos no território do Direito
Econômico do Trabalho. Tomaremos os seus “institutos” e como tal daremos à
expressão “instituto” o sentido corrente, pelo qual se assemelha à “instituição”
que, em Direito, além de outras conotações pode ser entendida como um conjunto
de regras estabelecidas, seja pelo legislador, seja pelos particulares, tendo
em vista satisfazer os interesses coletivos ou privados (H. Capitan, “Vocabulaire
Juridique”).
Seguindo a marcha natural do raciocínio, partiremos da identificação do “fato”
que se institucionaliza, ou seja, no caso, o “fato econômico” que se “juridicisa”.
Em Direito Econômico, tomaremos aqueles mais abrangentes da atividade
político-econômica tratada como seu “objeto”, ou seja, a Produção, a
Circulação, a Repartição e o Consumo. Enveredando-nos pela especificação do
Direito Econômico do Trabalho, por certo, os incluímos como submanifestações
daqueles, dentre os quais se destacam o emprego, o desemprego, o direito ao
trabalho, e assim por diante.
Veremos o roteiro da análise jurídica da origem natural dos Direitos
Humanos, dentre os quais situam-se os Direitos Econômicos. Nestes, encontramos
o Direito ao Desenvolvimento, na característica dos países como o Brasil,
enquadrados como “subdesenvolvidos” e, portanto, reclamando uma política
econômica própria, na qual buscaremos o trato a ser dado ao Trabalho, em termos
jurídicos. Para tanto, passamos pelos Tratados, convenções, organismos
internacionais, dentre os quais a Organização Internacional do Trabalho deve
ser tomada para exemplo. Penetramos, em seguida, a área dos Direitos Internos,
Nacionais, e o faremos pelas respectivas Constituições, como vimos acima, e,
por fim, a legislação infraconstitucional.
Os “institutos acima lembrados têm conotação direta ou indireta, aparente
ou disfarçada com esse roteiro. Ainda recentemente, os senhores foram postos
diante da Convenção 158, da OIT, cujos efeitos recaem sobre o Instituto da
Dispensa, em Direito do Trabalho. Trazido o tema para o Direito Econômico do
Trabalho, seu campo se amplia no intuito de influir na política econômica do “emprego”
e do “desemprego”, ou seja, nestes temas elevados à condição de institutos
deste ramo jurídico.
Voltemos, portanto, ao Trabalho, nos institutos do Direito Econômico. Por
certo, enquanto “fato econômico”, figura como conteúdo da norma de todos eles.
Seu posicionamento quanto aos resultados, porém, difere de uns para os outros.
Na relação “custo benefício”, tanto econômico como social, comparece nos dois
lados da relação. Na Produção, entra na formação do custo, figurando ao mesmo
tempo como o primeiro indicador do preço, que se concretiza na Circulação,
passando a receber avaliação na Repartição pelo ganho (salário), para encerrar
o ciclo no Consumo, a partir da relação entre as necessidades a serem
satisfeitas e os recursos para fazê-lo, definindo a qualidade de vida.
A política econômica referente a estas etapas corporifica-se em
instrumentos jurídicos que antecedem, e por vezes, se sobrepõem ao “contrato de
trabalho”. Efetivamente, até que este seja concretizado, havendo medidas legais
de política econômica que garantam o emprego, que determinem o “quantum” do
salário a ser pago e as necessidades a que deva atender, tão importantes, como
vimos, que chegam a assumir hierarquia constitucional.
Facilmente se identificarão os relacionamentos do Direito Econômico do
Trabalho com outras disciplinas e institutos jurídicos a partir deste registro.
A manifestação dos preços no mercado, levando ao uso ou ao abuso do poder
econômico, os direitos do Consumidor, garantidos por um Código próprio, os percentuais
de trabalhadores estrangeiros admitidos no país, ou seja, a imigração de
trabalhadores em todos os noiveis, a situação dos “incluídos” e dos “excluídos”
no mercado de trabalho, as responsabilidades dos Governos e dos particulares no
direito ao emprego e ao desenvolvimento, são alguns dos tópicos deste vasto
campo de temas oferecidos à “interface” destas disciplinas, porém tendo como
inspiração superior a política econômica como um todo. e que para permanecer
imune à prática de arbítrios, deverá tomar a configuração jurídica do Direito
Econômico do Trabalho.
Na prática diária dos nossos tribunais, porém, esta variedade de temas
passa a exigir legislação correspondente, mesmo quando a preocupação do juiz,
diante do desconforto de praticar injustiça, não o leva a usar das “regras”
desse ramo do Direito para garantir o resultado justo exigido pela situação.
Entretanto, princípios como o da “flexibilização” ou da “economicidade” figuram
como instrumentos hermenêuticos juntamente com estas “regras”. Para não se
exigir tanto, e procurando elaborar as leis a serem aplicadas, por vezes
deparamos com esforços do próprio Poder Executivo, como acontece diante da
crise econômica do desemprego, para o que busca “flexibilizar” o instituto de
contrato de trabalho rigidamente imposto pela Consolidação das leis do
Trabalho. Como caminho encontrado, passou-se pela negociação na procura de “equilíbrio”
e de interesse entre as partes, chegando-se a textos “experimentais”, aos quais
pretendem dar caráter permanente por “emenda” constitucional, além de preocupar
quanto a direito adquirido. Segundo o modo pelo qual vem sendo abordado,
percebe-se como a Ciência Jurídica deve ser requisitada para a solução da
legislação, que os “experts” não estão conseguindo oferecer.
Não negamos as dificuldades decorrentes da mentalidade fixada em nosso
Direito quanto à indispensabilidade do texto legal expresso. Por outro lado,
não devemos calar diante das situações de “injustiça oficializada” em
decorrência dessa deformação da hermenêutica, visto que conduz ao oposto do
ideal jurídico. Apenas trazemos aos presentes o convite para uma reflexão mais
profunda sobre estes temas que constituem a preocupação diuturna do seu elevado
mister de julgar, de sentenciar. Sem dúvida, cabe aos Tribunais aplicar as
leis, porém a verdade é que são eles também, os verdadeiros e autênticos
criadores do Direito. Entre a lei injusta ou inadequada e a sentença justa,
porque, baseada no verdadeiro Direito, figura o tormentoso abismo a ser
transposto. Quando se trata de fenômenos sociais típicos da nossa sociedade,
com permanentes “mutações”, cuja dinâmica sobrepassa a lentidão dos
procedimentos de elaboração das leis, os Tribunais são postos diante da
dificuldade de atendê-las. Conhecemos a extensão dos argumentos em face dos
riscos que daí podem decorrer, inclusive do arbítrio dos próprios juízes.
Porém, temos a dizer que o problema não é privilégio do Direito Econômico ou do
seu braço alongado, o Direito Econômico do Trabalho, porém do arcaísmo de uma
estrutura de elaboração legislativa e do comportamento judiciário, que envolve
todo o Direito Positivo, sem distinção dos ramos que o compõem.
A fria decisão sobre um salário nominal que contraria o próprio texto
constitucional e consolida a miséria, a rescisão de um contrato de trabalho
baseado em indenização que não assegura qualquer condição de vida digna ao
empregado e sua família ou que, do lado oposto, leva à falência do empregador
agravando o problema social do desemprego, não podem tranqüilizar o juiz, que acima
de burocrata tem responsabilidade na aplicação da lei quando tenha a
consciência do verdadeiro e elevado papel a desempenhar na distribuição da
justiça, especialmente num país subdesenvolvido, onde a luta mais fundamental é
a do atendimento aos Direitos Humanos, à satisfação das necessidades de
sobrevivência com dignidade, do homem, enquanto componente da sociedade, e que
no entanto é discriminado até as últimas manifestações da miséria humilhante,
pelas distorções impostas à política econômica.
Sei a quanto chegou o justo contigente de críticas e de descrenças
contidas que formulastes durante o que aqui foi dito. Sei também, o quanto
queria vos ter sensibilizado ao ponto de ver no Direito Econômico do Trabalho o
campo de realização da justiça, corrigindo os mais nefastos efeitos
especialmente sobre a vida dos povos sofridos pelo subdesenvolvimento e pela
espoliação, com a figura da miséria do homem, ao qual o direito tanto pode
oferecer a oportunidade de ser oprimido ou libertado, atingindo-o justamente
pelo que dispõe de intrisecamente seu, que é a capacidade de trabalho. Temo,
tão somente, pelas minhas deficiências pessoais ao abordar alguns temas
de Direito Econômico do Trabalho. Porém, tranqüiliza-me a certeza de que
o fiz honestamente e dentro das modestas possibilidades culturais de que
disponho.
Assim é que agradeço a vossa presença e a honra do convite do preclaro
juiz e meu caro amigo, Dr. Alfio Amaury dos Santos, que me proporcionou esta
agradável convivência na prestigiosa Escola Judicial da qual é competente
diretor.
Muito Obrigado.
Retirado de: http://www.amatra.com.br