Resumo elaborado por: Hélio Santiago Ramos Júnior

Data da elaboração do resumo: 15/10/2003

 

COMÉRCIO ELETRÔNICO E POLÍTICA DE PRIVACIDADE

 

Alfredo Sérgio Lazzareschi Neto

 

              Do ponto de vista jurídico, tanto a coleta quanto a utilização desses dados podem acarretar responsabilidades para aquele que explora o comércio eletrônico.

               No Brasil, em especial, a questão da privacidade e do comércio eletrônico é preocupante por dois motivos: (i) ausência de legislação no tocante à privacidade na Internet  (ii) pelo fato de que poucos dos nossos sites se importam efetivamente com a adoção de regras de privacidade, considerando ainda que, dos poucos que dispõem de alguma política a esse respeito, muitos são os que não a possuem de uma maneira clara para o cliente.

              A adoção de uma adequada política de privacidade apresenta, de imediato, as seguintes vantagens: primeiro, deixa claro para o usuário que seus dados pessoais poderão ser utilizados nos limites previstos no contrato; segundo, porque nos países desenvolvidos tem se revelado uma crescente tendência no sentido de se impor restrições ao comércio com empresas que não respeitam a privacidade dos internautas; terceiro, porque inspira confiabilidade ao cliente; e, quarto, porque diminui o anonimato e o fornecimento de dados incorretos, práticas prejudiciais ao desenvolvimento do comércio eletrônico.

               A coleta de dados sem a ciência do usuário pode ser interpretada como interceptação da transmissão de dados, o que é vedado pela nossa Constituição Federal. A linguagem dos contratos deve ser clara e precisa e sua redação com caracteres ostensivos, facilitando a compreensão do leitor. As regras de privacidade devem ser facilmente acessíveis pelos internautas. As cláusulas que implicarem limitação de direitos do usuário deverão ser redigidas com destaque, permitindo seu fácil entendimento.

               Além disso, é imprescindível não se condicionar o fornecimento de produtos ou serviços à prestação de dados pessoais não necessários à efetivação da operação solicitada, bem como facultar o acompanhamento pelo usuário quanto a alterações das regras de privacidade, sendo-lhe comunicado previamente qualquer modificação em seus termos e condições por anúncios veiculados no próprio site e(ou) por mensagens enviadas por correio eletrônico.