Universidade e Cidadania


PoreGov- Postado em 16 março 2011

Autores: 
OCTAVIANI, Eliane Avelar Sertório

É necessário que se analise a educação no conjunto da sociedade, dentro do
contexto econômico, político, social e cultural. O Estado, a quem cabe a educação
da maior parte da população, não cumpre com a sua parte; sua responsabilidade
fundamental apenas é prestada para uma parte dos cidadãos, enquanto para a
grande maioria a educação se completa no grau superior, através das entidades
privadas.
O mundo mudou e a educação brasileira não acompanhou a dinâmica do
processo de mudança. Continuamos formando pessoas direcionadas para o
mercado de trabalho, que facilmente podem ser substituídas por máquinas e robôs.
A modernização e a tecnologia exigem um novo tipo de força de trabalho; o novo
trabalhador deve ter algumas dessas características: comunicar-se bem verbalmente
e por escrito, ter conhecimentos gerais, trabalhar em equipe, conhecer línguas
estrangeiras, ter versatilidade funcional, saber tomar decisões, etc,. Ressaltamos,
porém, que a função precípua da escola não é fornecer mão-de-obra para o
mercado globalizado; antes de tudo, tem que se preocupar em formar cidadãos do
seu tempo, capazes de fazer leitura do social, do mundo que o cerca e de nele
interferir.

AnexoTamanho
32097-37928-1-PB.pdf71.38 KB