Uma Verdade Inconveniente


Porgabicechetto- Postado em 05 outubro 2012

                "Uma Verdade Inconveniente" é um documentário produzido por Al Gore, ex vice-presidente dos EUA, e tem como tema principal o aquecimento global, causado pelo aumento dos níveis de dióxido de carbono na atmosfera, e as mudanças climáticas no planeta.  Nele são apresentados dados sobre essas mudanças, que são provocadas, em sua maioria, pelo homem. Essa ação antropológica teve início na Revolução Industrial, e apesar de a temperatura do planeta sempre ter variado no decorrer do tempo, os números nunca foram tão altos como nos últimos anos. Com o aumento da temperatura da água, aumenta também a evaporação e, por isso, a velocidade do vento. Portanto, o aumento da temperatura do planeta provoca catástrofes climáticas como furacões, tempestades, terremotos, secas, inundações, etc., que vêm ocorrendo com mais frequência nas últimas décadas. O documentário também expõe o problema do buraco na camada de ozônio, que vem causando o derretimento das geleiras, além do aumento do índice de radiação ultravioleta.

                Durante todo o documentário, Al Gore utiliza gráficos, slides e animações para facilitar a compreensão e envolver os expectadores. Ele tenta não apenas apontar e explicar problemas, mas principalmente promover mudanças intelectuais, morais e ideológicas nas pessoas. Ele dá algumas dicas do que podemos fazer para, aos poucos, mudar essa realidade; como por exemplo, usar a água e a energia de forma consciente e sustentável, comprar produtos reclicáveis, biodegradáveis, etc.

                O documentário foi bastante criticado por cientistas que defendem que o aquecimento global é um fenômeno natural, e não humano; Além das críticas disparadas pela mídia, que insinuaram que o autor produziu o documentário apenas para se promover politicamente.