TWT Info monitora teletrabalho


Pormaiconhamilton- Postado em 09 maio 2012

 

 

 

Guilherme Neves // segunda-feira, 16/04/2012 15h41min.

 

A mineira TWT Info desenvolveu um software para controle da produtividade e desempenho de colaboradores alocados de forma externa nas empresas, chamado de Strigoi.

O programa monitora os computadores sem ferir a privacidade de usuários e fortalece a segurança das informações dentro dos ambientes corporativos, prevenindo vazamento de dados.
Entre as utilidades da ferramenta está um controle maior sobre questões polêmicas da nova lei do trabalho, que trata de atividades realizadas à distância.
 “O Strigoi monitora e-mails e atividades realizadas fora do expediente de trabalho, diminuindo riscos futuros com reivindicações trabalhistas indevidas, além de promover um ambiente organizacional claro e confiável”, destaca o CEO da TWT Info, Marco Flávio Neves.
Desde a  Lei 12.551/2011, o trabalho realizado a distância tem agora as mesmas garantias legais que o trabalho executado dentro das empresas ou nas residências dos profissionais.

Uma das maiores polêmicas é a determinação do que caracteriza ou não a hora extra nesse regime de trabalho à distância. Recentemente, a Nextel foi condenada num caso judicial em que a funcionária cobrava horas extras fora da empresa.

Segundo o executivo, a ferramenta ajuda, porém, ao adotar o sistema, as empresas devem ter uma política de comunicação transparente, informando que os computadores estão sendo monitorados.
O Strigoi preserva a privacidade, pois não guarda informações, ou seja, ele não captura teclas digitadas, senhas, conversas de chats e imagens.
“Ele monitora os programas que estão sendo executados nos computadores, permitindo que o responsável identifique quais tarefas foram realizadas e o tempo gasto em cada uma delas”, explica.
software permite uma visão gerencial aprofundada de todos os dados coletados, por meio de relatórios customizáveis. Vários formatos podem ser gerados e analisados para uma melhor tomada de decisão.
O administrador pode fazer classificações por tipo, programa, data, faixa de horário, computador e usuário, de acordo com sua necessidade, além de estabelecer palavras-chave que, ao serem digitadas, serão capturadas e monitoradas.
Para ser adotado, o Strigoi requer banco de dados Microsoft SQL Server, sendo que a versão 2008 Express vem integrada ao produto, e sistema operacional Microsoft a partir da versão XP
.