Trabalho de Santa Catarina é premiado

PorAnônimo- Postado em 18 maio 2010

Trabalho de Santa Catarina sobre data center verde é premiado

Selecionado entre 18 trabalhos submetidos na primeira fase e entre os dez apresentados no evento Alagoas Digital 2010, ocorrido entre os dias 21 e 23 de abril em Maceió, o trabalho de Santa Catarina sobre data center verde foi escolhido como o melhor pela banca examinadora do evento. A autora, Marciele Berger, fica com a premiação referente a uma viagem com tudo pago para participar do evento Secop 2010, que acontece em agosto na cidade de Fortaleza.
O trabalho analisa as formas de minimizar o consumo de energia através dos centros responsáveis pelo armazenamento de dados e registros da fazenda pública até a infraestrutura das redes de comunicação do executivo. Escrito e apresentado através de uma vídeo-conferência pelas mestrandas da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Marciele Berger (Direito) e Paloma Santos (Engenharia e Gestão do Conhecimento), o trabalho intitulado como o “Uso das novas tecnologias para um ambiente sustentável: o caso dos datacenters verdes” também conta com a autoria do mestrando da Universidade Federal do Ceará (UFC), Renato Leite (Direito).
Sempre em busca de congressos que tratem de assuntos relacionados às pesquisas realizadas por eles, os estudantes tiveram conhecimento do Alagoas Digital por se tratar de um evento que aborda as tecnologias sustentáveis. “Estamos sempre em busca de congressos que façam parte das coisas que escrevemos para que possamos partilhar e adquirir conhecimento. Gostamos da temática de tecnologia sustentável por trazer questões ambientais sobre as quais muitas vezes não nos questionamos. Muita gente não tem ideia como uma simples pesquisa do Google pode estar gerando gás carbônico pra atmosfera, por exemplo”, explica Paloma Santos.
A banca examinadora foi composta pela professora da Universidade Estadual de Ciências da Saúde (Uncisal), Ângela Lima, e pelo professor da Faculdade de Tecnologia de Alagoas (FAT), Diego Silveira. “Considerando os critérios de relevância do tema, adequação as temática do evento, originalidade e a própria estruturação do artigo, o trabalho sobre datacenters verdes deve ser premiado”, declara Ângela Lima.

Parabéns pela premiação, essa notícia foi publicada também no blog Governo Eletrônico e Direitos Fundamentais.

Este é sem dúvidas o reconhecimento pelo maravilhoso trabalho que vem sendo desenvolvido por estas pesquisadoras. Parabéns!! Tenho certeza que muitos outros ocorreram devido ao grande talento.